Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado): DOU: Decreto qualifica empreendimentos do setor portuário no PPI
O presidente Bolsonaro confirmou, por decreto publicado no DOU de sexta-feira (9), a qualificação de oito empreendimentos: Terminal MUC59, no Porto do Mucuripe; Terminal ITG03, no Porto de Itaguaí; Terminal IMB05, no Porto de Imbituba; Terminal SSD09, no Porto de Salvador; Terminal STS10, no Porto de Santos; Terminais PAR09, PAR14 e PAR15, no Porto de Paranaguá. Íntegra para associados.
Portal Veja On-line (Blog José Casado): Tumulto no comércio marítimo faz disparar custos de exportações
O aumento médio foi de 93% nos últimos 3 meses, mas há casos em que o valor cobrado no transporte internacional triplicou. A dificuldade para embarcar mercadorias é crescente desde março para sete de cada dez empresas consultadas. Mais da metade (57,3%) informaram ter perdido contratos de venda no exterior por causa disso. Na origem das perdas, as empresas destacaram o alto custo da operação de armazenamento e transporte (40%) e o aumento do tempo para a carga chegar ao destino (30%). As dificuldades se multiplicam para os exportadores brasileiros porque são poucos os portos disponíveis e é muito alta a concentração em Santos, onde o embarque acaba sendo relativamente mais barato entre os portos nacionais. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Ministério pede R$ 5 bi para obras em estradas para atender pleito de Bolsonaro por reduzir ‘custo do caminhoneiro’
Dividido em duas parcelas de R$ 2,5 bilhões, para 2021 e 2022, o recurso será usado em 30 mil quilômetros de malha viária no país. O MINFRA aguarda a liberação dos recursos para começar as obras ainda neste semestre, o que seria possível pelos contratos já firmados pelo Dnit, que agilizariam o início das ações. Íntegra para associados.
Valor On-line e Estadão On-line: Agro comemora concessão da BR-163, mesmo com tarifa acima do esperado
O leilão da BR-163 de Sinop (MT) a Miritituba (PA), arrematado com proposta única do Consórcio Via Brasil BR 163, liderado pela Conasa Infraestrutura, do Paraná, foi um pouco pior que o esperado pelo Movimento Pró-Logística, que representa o agronegócio em Mato Grosso. Segundo Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró-Logística, a estrada deverá movimentar 14 milhões de toneladas de grãos neste ano, um crescimento de quase 22% em relação a 2020. Íntegra para associados: Valor e Estadão.
Imprensa regional:
Portal Bem Paraná: Portos do Paraná tiveram melhor semestre da história em movimentação de cargas
Os portos do Paraná alcançaram o melhor semestre da história, com 29,081 milhões de toneladas movimentadas. O volume de produtos importados foi 3% maior que o registrado no mesmo período de 2020. As exportações via portos de Paranaguá e Antonina geraram receita de US$ 9,6 bilhões, alta de 11% na comparação com os mesmos seis meses do ano passado. Nas importações, o crescimento em valor foi de 35%, chegando a US$ 7,5 bilhões. Foram transportados 239.429 TEU importados (alta de 4% no comparativo com 2020) e 221.499 TEU exportados (aumento de 2%). Íntegra para associados.
Bahia de Valor: Porto do Ilhéus terá obra de dragagem
A Codeba assinou com a DTA Engenharia Portuária e Ambiental um contrato para dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, de modo a recompor a profundidade original de 10 metros e retomar a operação com navios de 60 mil toneladas e também dos navios de cruzeiro. O prazo estimado para a execução da obra é de quatro meses. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Lei gera investimentos de R$ 50 bilhões
Webinar realizado pela RMM Advocacia e pelo Grupo Tribuna, na quinta-feira (8), discutiu os efeitos da nova regulação do setor portuário. Participaram o sócio da RMM Advocacia e presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/SP, Thiago Miller, e a diretora-executiva da ATP, Luciana Guerise. A mediação foi do apresentador do Porto 360 °, Maxwell Rodrigues. Luciana lembrou que a Lei dos Portos viabilizou o atendimento a uma demanda antiga no setor. “De oito anos para cá, foram 123 novos terminais de uso privado e mais de 30 outorgas em leilão para arrendamento”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Setor de líquidos, no Porto de Santos, luta por mais berços de atracação
A falta de berços de atracação e gargalos nos acessos aos terminais de líquidos do Porto de Santos geraram em 2020 fuga de cargas para outros portos, como Paranaguá e Aratu. Segundo a ABTL, a SPA viabilizou estudos para a construção de mais um berço público de atracação na Alemoa e iniciou obras de reparos estruturais nos berços da Ilha Barnabé. Ainda assim o Porto de Santos registrou 11,35% de aumento em suas operações de líquidos no ano passado em relação a 2019, somando 18,77 milhões de toneladas movimentadas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: ANTAQ decide aceitar arbitragem sobre reequilíbrio em contrato da área do STS10, em Santos
Em reunião na quinta-feira (8), a diretoria aprovou o relatório do diretor Adalberto Tokarski indicando que a agência não se opõe a entrar no procedimento, caso o poder concedente aceite. Mas manteve sua decisão de não conceder o reequilíbrio pedido pela Ecoporto Santos estimado em R$ 588 milhões. A intenção da SPA é retomar as áreas ocupadas na chamada Faixa de Gaza do porto e transformá-las num grande terminal de contêineres, o STS10, a ser licitado ainda na atual gestão. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Quatro leilões de áreas portuárias podem gerar disputas de players locais
Promovidos pela Antaq, os leilões que acontecerão em 13 de agosto serão para o arrendamento dos terminais MAC 14, no Porto de Maceió (AL); MCU01, no Porto de Mucuripe (CE); MCP02, do Porto de Santana (AP) e SSD09, do Porto de Salvador (BA). Os terminais deverão complementar a demanda pelo escoamento de cargas nessas regiões. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Empresários apresentam porto do Arroio do Sal ao Governo Federal
O Porto onshore de Arroio do Sal pretende atender a demanda do Norte do Rio Grande do Sul, especialmente Porto Alegre, Caxias do Sul e Serra Gaúcha. Com investimentos que devem chegar a R$ 5 bilhões e movimentação anual de 50 milhões de toneladas, o terminal será 100% privado e deverá entrar em operação em três anos. Os detalhes foram apresentados na semana passada ao secretário Diogo Piloni por empresários e lideranças políticas locais, dentre eles, o presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto. A DTA vai desenvolver os projetos e obter financiamento para concretização da obra. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq espera ampliar transparência do THC, mas sem expor contratos
O gerente de regulação e navegação marítima da Antaq, Sérgio Oliveira, disse, na última semana, que a agência não fala em dar acesso aos contratos, nem em entrar na esfera tributária, e sim a valores médios por meio de nota fiscal para que o usuário tenha possibilidade de comparar se o valor pago junto ao transportador está compatível com a pretensão e valores de mercado que ele entende ser justo e razoável. O Centronave declarou que não há fundamento legal ou contratual para que o usuário tenha acesso a informações específicas do contrato celebrado entre o operador portuário e transportador marítimo. A iniciativa privada no setor também reitera que já existe transparência quanto aos valores disponibilizados pelos transportadores marítimos e usuários embarcadores previamente ao contrato de transporte. Íntegra para associados.
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