Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo (Bloomberg): Com medo de novas pandemias, países apertam cerco à exportação de animais vivos, que movimenta US$ 18 bi
A pandemia da covid-19 piorou as condições de 2 bilhões de vacas, ovelhas, cabras, porcos e galinhas exportados a cada ano. Os animais ficaram presos em trânsito por muito mais tempo do que o esperado e as inspeções de segurança foram drasticamente reduzidas. Com a nova sensibilidade aos riscos que animais doentes podem representar para os humanos, um número crescente de países está limitando ou eliminando totalmente a prática do transporte de animais vivos. Íntegra para associados.
Valor On-line e Editorial do Valor Econômico: Confiança do empresário industrial sobe pelo 3º mês seguido em julho, diz CNI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial avançou 0,3 ponto na comparação com junho, para 62 pontos, o que aponta para uma recuperação consistente na confiança do setor. Nos últimos três meses, o Icei acumula alta de 8,3 pontos. No entanto, a escassez global de insumos e partes ameaça a expansão de segmentos como o da indústria automotiva. Também há dúvidas se a reforma tributária vai contribuir para a redução do custo Brasil e mais recentemente a ameaça da crise hídrica já eleva os custos de produção. Íntegra para associados: Valor e Editorial.
O Globo On-line: Porto de Santos vê prejuízo de até R$ 5,85 bi com decisão do TCU que prorroga contrato de operadora de contêineres
Na tentativa de reverter a decisão do TCU, de renovação do contrato da Marimex até que haja um novo operador ferroviário no Porto de Santos, a SPA propôs a assinatura de um contrato de transição com duração flexível até o início da construção da pera ferroviária ou o início da operação de um novo terminal. O MINFRA quer liquidar o contrato da Marimex, porque pretende licitar ali um terminal de fertilizantes e construir uma área de manobra de trens. O TCU entendeu que o ministério e a SPA não deram à Marimex previsibilidade sobre quando cessariam suas atividades na área e não têm o planejamento sobre quem deve construir a pera. A Marimex disse que aguarda informações da SNPTA sobre a prorrogação de seu contrato. Mantém o propósito de conseguir, na Justiça, ficar na área por mais 20 anos contados a partir de maio de 2020. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Agronegócio quer maior espaço para operações no Porto de Santos
A falta de espaço nos terminais e de infraestrutura nos acessos acende sinal de alerta para a sustentabilidade das operações do agronegócio no porto nos próximos anos, tanto nas exportações de commodities como também nas importações de insumos necessários ao setor. Íntegra para associados.
Click Petróleo e Gás: Governo do Maranhão assina ordem de serviço para construção de 3 novos portos na região
A revitalização e construção dos portos de Mojó, Mocajituba e Timbuba, em Paço do Lumiar, ajudará no escoamento da produção dos pescadores, de acordo com o governo do Maranhão. Já o Porto do Itaqui vai receber um novo terminal para a distribuição de combustíveis. As operações se iniciarão após 5 anos a partir da data do contrato, firmado em abril passado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Conflito de interesses ainda gera discussões sobre AFRMM
A CNA considera que o modelo que há décadas vincula a navegação com a indústria naval não deu resultados efetivos para o desenvolvimento do modal e que a agricultura, de forma geral, não se beneficia desse mecanismo. Cita que 80% a 85% dos fertilizantes que o país aplica na produção de alimentos são importados, o que causa um impacto significativo repassado à conta dos produtores agrícolas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Congestionamentos na Ásia levaram Maersk a interromper escala em Sepetiba
Segundo a companhia, como o porto de Yantian teve sua capacidade operacional reduzida devido ao acidente de junho e atualmente os portos da Ásia estão enfrentando grandes congestionamentos, o serviço Asia 1 não estava conseguindo manter sua rotação normal e exigiu um rearranjo que será permanente. Na semana passada, a CMA CGM também suspendeu, por tempo indeterminado, a escala do serviço SEAS2 em Itaguaí. Íntegra para associados.
Fórum Brasil Export: Carta do Sudeste Export 2021
“As empresas e associações que participam do Brasil Export clamam pela liberdade de empreender, com regulação adequada e menor aparelhamento burocrático. Um ambiente com essas características certamente atrairá investimentos, respeitando a lógica de planejamento que deve ser mantida nas mãos do Poder Público. As Autoridades Portuárias estão travadas do ponto de vista de governança. O Brasil ainda sobrevive com esse modelo, mas está ciente que está longe de ser adequado a uma sociedade moderna e competitiva no comércio internacional. (…) O porto, além de servir como instrumento logístico e ser um vetor de desenvolvimento de novos negócios, precisa ser conduzido de forma a incentivar o desenvolvimento socioeconômico regional, com boas práticas ambientais e alocação de recursos recíprocos. Íntegra para associados.
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