Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

14/07/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Alta das commodities sustenta recorde em embarques do agro

As exportações do agronegócio brasileiro alcançaram US$ 12,1 bilhões no mês passado, 25% a mais que em junho de 2020, segundo a Secex. O aumento nos preços internacionais dos puxou o crescimento dos embarques. O índice das cotações das commodities agrícolas subiu 30,4% em relação a junho de 2020, enquanto o volume de itens exportados caiu 4,1%. Ainda em junho passado, a participação do setor no total das exportações ficou em 43,1% e nas importações foi de 54,2%. Íntegra para associados.

Folha: Pelo menos 33% da soja exportada já sai pelos portos do arco norte

Os portos do Arco Norte movimentaram 19,2 milhões de toneladas dos 57,7 milhões que saíram do país. Em abril, a movimentação atingiu 5,1 milhões, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, com base nas estatísticas da Secex. A grande movimentação pelo arco norte se deve a Mato Grosso. 54% das exportações de soja desse estado neste ano foram feitas por esses portos. Há dez anos, eram apenas 16%. Íntegra para associados.

O Globo: Lenta vacinação de tripulantes de navios de carga ameaça o comércio global

Alguns portos continuam a restringir o acesso de trabalhadores marítimos de países em desenvolvimento, que respondem pela maior parte dessa mão de obra, mas não podem vaciná-los. Os sinais agora apontam para um agravamento da crise nos oceanos, justo quando o setor parecia emergir de meses de restrições portuárias que prejudicaram a capacidade das empresas de navegação de trocar tripulações e deixaram centenas de milhares de trabalhadores presos no mar por meses. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Ativistas pressionam bancos para barrar crédito à Ferrogrão, que vai escoar produção de soja

40 entidades da sociedade civil e de pesquisa enviarão uma carta aberta a instituições como Banco Mundial, Banco Central, BNDES, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander na tentativa de evitar o financiamento à ferrovia entre Sinop, coração da região produtora de soja no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará. Alegam que ela pode gerar desmatamento equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo e apontam alternativas de escoamento da safra com impactos ambientais menores. Íntegra para associados.

Portal Veja On-line: Infraestrutura autoriza investimento privado em portos de R$ 1,4 bi

Com 11 assinaturas de contratos, o MINFRA garantiu recentemente o investimento privado de 1,4 bilhão de reais em terminais portuários nas cidades de Aracruz, Barcarena, Itaguaí, Itaituba, Jaguarão, Manaus, Maragogipe, Santana e São Luís. Mais de 60 milhões de toneladas de carga sólida devem circular por ano por esses portos privados. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Tribuna do Norte: Movimento no Porto caiu 21% no 1º semestre de 2021

Dados da Codern apontam que, de janeiro a junho de 2021, o Porto de Natal movimentou 243.203 toneladas ante 308.765 toneladas no mesmo período de 2020. A secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária do RN aponta problemas estruturais no porto e defende que a construção de um porto seco poderá no médio prazo resolver esses problemas. A quantidade de atracações e as movimentações na área de contêineres e exportação também apresentaram queda. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Acessos preocupam agronegócio

Executivos do setor reforçam a vocação natural do Porto de Santos no escoamento eficiente da produção nacional, mas alertam sobre fatores que geram gargalos operacionais e por vezes acabam impedindo a vinda das cargas. Destacam a urgência de se adotar um modelo de governança cada vez mais moderno e melhorar a infraestrutura para o tráfego de navios maiores e no acesso ferroviário de cargas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): FIPS pretende dinamizar operações

O projeto de implantação da FIPS no Porto de Santos, elaborado pela SPA, envolve investimentos de R$ 2 bilhões destinados à expansão da malha férrea, com a instalação de novos ramais, uma pera ferroviária na Margem Direita e um novo retropátio ferroviário na Margem Esquerda, além da eliminação dos cruzamentos em nível. O projeto, segundo a empresa, segue o previsto no PDZ, que projeta o aumento da participação do modal ferroviário para 40% em 2040 e 70% para os granéis vegetais de exportação. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Informativo dos Portos: Cada vez mais cargas chegam e saem dos portos do Paraná por ferrovia

Neste ano, 98.989 vagões passaram pelo Porto de Paranaguá e transportaram 5,5 milhões de toneladas. Em 2020, no mesmo período, foram 8.565 vagões a menos e 4,9 milhões de toneladas movimentadas. A participação da ferrovia no transporte de cargas para o terminal também cresceu: de janeiro a junho de 2021 responderam por 18,9% do total contra 14,7% no passado. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Correio avalia estender serviço de distribuição por cabotagem

O projeto-piloto dos Correios utilizando o navio como transporte de cargas foi iniciado há um mês, com o transporte de 430 toneladas de material do Programa Nacional do Livro Didático – FNDE/ Ministério da Educação. Os resultados estão em fase de monitoramento e, se for considerado viável, o uso da cabotagem será estendido para outras operações logísticas e serviços dessa empresa. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Antaq prorroga consulta pública sobre mecanismo de análise e apuração de possíveis abusividades na cobrança de THC

Conforme publicado no DOU de terça-feira (13), a Antaq prorrogou por mais 15 dias, portanto até o final do dia 29 de julho, a consulta/audiência pública no. 11/2021, referente à proposta de alteração normativa para sistematizar mecanismo de análise e apuração de possíveis abusividades na cobrança de THC pelos armadores que atracam em instalações portuárias brasileiras. Íntegra para associados.

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