Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado) e Folha: Caminhoneiros avaliam eventual paralisação a partir do próximo domingo
Entidades e associações que representam caminhoneiros avaliam a possibilidade de realizar uma paralisação nacional a partir de domingo (25), Dia do Motorista, podendo crescer na segunda-feira (26). Há um descontentamento de parte da categoria com promessas não cumpridas pelo governo Bolsonaro e com as altas recentes do preço do óleo diesel. Segundo os líderes do movimento, a adesão agora será maior do que em fevereiro passado. Em maio, o governo anunciou um pacote de medidas chamado “Gigantes do Asfalto”, criando o Documento Eletrônico de Transportes (Dt-e), aprovado na quinta-feira (15) pela Câmara dos Deputados. Íntegra para associados: Correio e Folha.
Portal Uol: Governo vê ‘zero chance’ de greve dos caminhoneiros, convocada para domingo
O ministro Tarcísio de Freitas continua em contato com representantes dos caminhoneiros e assegura que hoje há dados que enfraquecem ainda mais uma possível greve, uma vez que a economia está aquecida, os portos estão cheios, a safra está batendo recorde e “ninguém quer parar de trabalhar com um cenário deste”. Íntegra para associados.
Valor Econômico: PIB vai crescer 5,2% com reação maior nos serviços, indica FGV Ibre
A edição de julho do Boletim Macro do IBRE/FGV eleva a estimativa para a expansão do PIB em 2021, de 4,8% a 5,2%. A indústria não deve ser mais o motor do crescimento. Agora a composição esperada para dinâmica de recuperação tem participação maior do setor terciário devido à melhora da pandemia no país, mas prosseguem as dúvidas sobre a extensão da retomada e a velocidade com que gargalos pré-pandemia vão voltar a se manifestar. Íntegra para associados.
O Globo On-line (Agência Brasil) e Folha On-line: Em seis anos, Brasil perde quase 30 mil empresas, diz IBGE
A Pesquisa Industrial Anual Empresa 2019 (PIA Empresa), divulgada hoje pelo IBGE, aponta que o número de empresas industriais do país chegou a 306,3 mil em 2019, com queda acumulada de 8,5% desde 2013. Elas ocupavam 7,6 milhões de pessoas, contingente que em seis anos recuou 15,6%. Entre 2018 e 2019, os produtos que mais ganharam posições foram o etanol desnaturado para fins carburantes (da 86ª para 43ª) e carnes de suíno frescas ou refrigeradas (da 123ª para 94ª). Os que mais perderam foram o serviço de manutenção e reparação de aeronaves, turbinas e motores de aviação (da 41ª para 66ª) e biscoitos e bolachas (da 37ª para 58ª). Íntegra para associados: O Globo e Folha.
Imprensa regional:
O Paraná: Portos do Paraná registram volume recorde na descarga de fertilizantes no 1º semestre
O movimento histórico na importação nacional de fertilizantes teve reflexo no volume desembarcado pelos portos paranaenses. Os portos de Paranaguá e Antonina importaram no primeiro semestre deste ano 5.197.527 toneladas, volume 14,74% maior em relação aos mesmos seis meses de 2020. Em junho apresentou a maior descarga de fertilizantes já registrada no Estado: 1.059.933 toneladas, avanço de 15,6% ante o último mês de maio. Íntegra para associados.
Diário Popular: Portos da Zona Sul registram melhor primeiro semestre da história
Superar recordes de forma sucessiva tem se torna uma rotina na Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS). O Porto do Rio Grande obteve o melhor primeiro semestre de sua história, com uma movimentação de 20.805.726 toneladas. Foram 7.101.372 toneladas de carga, 12.074.850 toneladas de granéis sólidos e outras 1.629.504 toneladas de granéis líquidos. Já em Porto Alegre, os fertilizantes seguem liderando o ranking com 399.238 toneladas movimentadas, seguidas pela cevada (84.265 toneladas) e trigo, (32.095 toneladas). Íntegra para associados.
Matéria de capa da Tribuna de Santos (p. a-8), Santa Portal e Boqnews: TCU libera arrendamento de R$ 1 bilhão na Alemoa
O TCU aprovou na quarta-feira (21) o projeto de arrendamento das áreas STS08 e STS08A, voltadas ao armazenamento de granéis líquidos (combustíveis) na Alemoa, no Porto de Santos, Com R$ 1 bilhão de investimentos privados, é considerado pelo ministro Tarcísio de Freitas como o maior leilão portuário dos últimos 20 anos. O edital com as regras da disputa será publicado em breve pela Antaq. “A ampliação da capacidade em 47%, com dois novos berços de atracação, vai dinamizar significativamente esse mercado”, avaliou o secretário Diogo Piloni. Íntegra para associados: Tribuna, Santa Portal e Boqnews.
G1 Santos: Navio que destruiu píer de travessia de balsas há um mês deixa o Porto de Santos, SP
O navio cargueiro Cap San Antonio que destruiu as estruturas do terminal de balsas em Guarujá teve o casco reparado e saiu rumo ao porto de Paranaguá ontem de manhã. O acidente, que aconteceu em 20 de junho, causou danos ao casco do navio. A colisão afetou os tanques de água de lastro e causou vazamento. Segundo a Capitania dos Portos, os reparos foram finalizados e, após a apresentação do laudo técnico da Sociedade Classificadora, a Marinha validou as condições de navegação. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Tecnologística: EPL e Minfra divulgam 5ª edição do Anuário Estatístico de Transportes
O anuário mostra que o investimento privado nas concessões federais de infraestrutura atingiu R$ 9,2 bilhões em 2020, aumento de 11,2% em relação a 2019. Traz os índices econômicos e dados das principais cadeias produtivas do país, além dos quantitativos de infraestrutura de todos os modos e investimentos públicos e privados no setor de transporte, movimentação de cargas e de passageiros, acidentes de tráfego e meio ambiente, de 2010 a 2020. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Novas funcionalidades do Portal Único Siscomex entram em operação
O governo federal expandiu na segunda-feira (19/7) o Novo Processo de Importação do Portal Único de Comércio Exterior, como parte das mudanças implementadas pela Secex e a SRFB para ampliar gradativamente a abrangência das operações. A principal novidade é a permissão para que empresas sem certificação no Programa OEA realizem importações amparadas pelos benefícios do novo processo. Facilita também a atuação de operadores ao possibilitar o registro, retificação e consulta à Duimp, graças à integração entre os sistemas dos importadores e a plataforma governamental (webservice). No caso dos recintos alfandegados, depositários das cargas, uma solução para captação massiva de dados (API) vai simplificar o cumprimento de suas obrigações com a SRFB. O Novo Processo de Importação deve ser implementado integralmente até o final de 2022. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021