Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Importações de fertilizantes pelos portos do Paraná bateu recorde no 1º semestre
As importações de fertilizantes por Paranaguá e Antonina alcançaram 5,2 milhões de toneladas no primeiro semestre, recorde e 14,7% mais que em igual intervalo do ano passado. Em junho somaram 1,1 milhão de toneladas, 50% mais que no mesmo mês de 2020 e 15,6% mais que em maio deste ano. As principais origens desses produtos são Rússia (23%), China (21%) e Canadá (8,4%). Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado): CNTTL apoia greve de caminhoneiros e CNTA não orienta associados sobre adesão
A paralisação está prevista para a partir da meia-noite de domingo (25), mas não é unanimidade entre os transportadores rodoviários. Há expectativa de que o governo possa anunciar medidas pontuais para acalmar os ânimos. Íntegra para associados.
Revista Globo Rural: Venda de carne brasileira aos EUA mais do que dobra no primeiro semestre de 2021
Os Estados Unidos já são o 3º principal destino da proteína nacional, atrás apenas da China e de Hong Kong. De janeiro a junho de 2021, os embarques ao país atingiram recorde de 42,48 mil toneladas, mais que o dobro do volume exportado na primeira metade de 2020. Além de alguns frigoríficos brasileiros terem sido habilitados para exportar carne aos EUA, o baixo número de rebanhos na Austrália e o real desvalorizado tornam a carne nacional mais atrativa aos norte-americanos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Bahia Econômica: Movimentação portuária baiana caiu 22% em 2021, diz CBPM
Segundo o Estatístico Aquaviário da Antaq, a movimentação de cargas do setor portuário baiano caiu 22%, ao contrário do bom resultado nacional, sobretudo devido à falta de uma logística de transporte envolvendo ferrovias aos 10 portos/terminais baianos. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) defende duas providências: a construção da variante de 22 quilômetros ligando o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu; e o contorno das cidades de Cachoeira e São Félix, para evitar o tráfego pela Ponte D. Pedro II. Íntegra para associados.
Portal Portuário: Porto de Itajaí registra crescimento de 10% em cargas movimentadas no primeiro semestre de 2021
A movimentação na margem direita do rio (berços públicos e APM Terminals) no primeiro semestre de 2021 somou 3.141.965 toneladas. Já o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes totalizou a movimentação do semestre em 9.379.105 toneladas, crescimento de 32% em comparação ao primeiro semestre do ano anterior. As principais exportações foram maçã (124,8%), madeiras e derivados (57,3%), plásticos e borrachas (51,7), têxteis diversos (47,6%), alimentos em geral (36,8%). As importações mais significativas foram produtos químicos (100,2%), mecânicos e eletrônicos (76,8%), papel e derivados (65,9%), cerâmica e vidros (64,6%), pescados (53,7%). Íntegra para associados.
Portal A Hora: Porto de Imbituba recebe carga com 69,3 mil toneladas de ureia, seu maior volume já operado desta carga em um único navio
O produto importado de Omã será descarregado até o final do dia de hoje. O novo marco está ocorrendo no navio Lausanne, com bandeira das Ilhas Marshall, atracado no Cais 1, em sistema que inclui dois guindastes móveis do tipo MHC e funis para carregamento em caminhões. A operação portuária é realizada pela Granéis Imbituba. A ureia é da empresa Tecnogran e será utilizada como fertilizante na produção agrícola nacional. Íntegra para associados.
Santa Portal: Câmara de Exportadores de Café debate situação de espaço em navios e falta de contêineres
A falta de espaço nos navios e a escassez de contêineres próprios para café preocupa os exportadores. O cenário poderá melhorar a partir de setembro, mas permanecerá sobrecarregado em 2022. O problema da falta de contêineres é a alta demanda na Ásia e Europa. A pandemia fez com que muitos navios ficassem em quarentena, o que atrasou a liberação de equipamentos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8) e Santa Portal: Autoridade Portuária amplia serviço digital
O novo Portal do Cliente e Fornecedor da SPA, com acesso em www.portodesantoscom.br, permite solicitar serviços como fornecimento de bordo, remoção de resíduos e escolta da Guarda Portuária e também o certificado de estadia. Até agora 245 usuários do serviços portuários estão em fase de migração para a nova ferramenta, criada em junho. Mais de 500 devem seguir mesmo caminho. Íntegra para associados: Tribuna e Santa Portal.
Editorial da Tribuna de Santos e Agência iNFRA: Mais investimentos no Porto
Os leilões dos lotes STS08 e STS08A, no Porto de Santos, aprovados pelo TCU, potencializam os negócios de petróleo e gás na região e aumentam de forma exponencial a demanda de serviços, inclusive a operação portuária de granéis líquidos e gasosos. Vão se somar a uma série de investimentos de infraestrutura daqui para frente, incluindo aeroportos, estradas e saneamento básico. São negócios que dependerão de aportes maciços de capital em um momento favorável do mercado. Mas o sucesso vai depender também da gestão portuária e da agência reguladora. Íntegra para associados: Tribuna e Agência iNFRA.
Imprensa setorial:
Fórum Brasil Export: Carta do Norte Export 2021
O ecossistema de Conselhos Regionais do Brasil Export tem a capacidade, e a responsabilidade, de levar a todas as regiões nesta Nação as potencialidades e riquezas do bioma Amazônia. Juntas, a aptidão natural do Norte e a sua localização privilegiada em relação a grandes mercados consumidores internacionais, como a Europa e a costa Leste dos Estados Unidos, pode viabilizar maior participação brasileira em setores como cosméticos, fármacos, psicultura e biomassa, entre outros. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Setor de infraestrutura defende maior governança no planejamento setorial
O debate faz parte de uma auditoria do TCU que analisa de que forma o PNL 2035 contribui para o planejamento integrado de transporte e para a otimização da aplicação dos recursos. Técnicos do tribunal vão avaliar como o plano atende aos requisitos de governança e como o documento orienta a seleção e priorização dos projetos e corredores logísticos. Outro ponto a ser visto pelos auditores é como o PNL contribui para integração e compatibilização entre diferentes modos de transporte. O relatório final do PNL está em elaboração, com MINFRA e a EPL avaliando contribuições da audiência pública. O relator do processo no TCU é o ministro Raimundo Carreiro. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021