Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

23/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Pandemia cria maior crise portuária desde começo do uso do contêiner

Agora, com a pandemia, o setor enfrenta a maior desestabilização já vista desde o início do uso dos contêineres há 65 anos. 353 navios transportadores de contêineres estão parados fora dos portos pelo mundo, sem espaço para atracar, mais que o dobro do que no início do ano, segundo a Kuehne+Nagel. O gargalo vem provocando escassez de estoques e atrasos nas entregas, em meio à disparada das compras on-line que aumentou a demanda pelas entregas rápidas. As tarifas de frete nas principais rotas de navegação entre China, EUA e Europa estão nas alturas. Íntegra para associados.

Globo Rural: Baixo volume de água reduz movimento na Hidrovia Tietê-Paraná

Com capacidade limitada, produtores devem recorrer a outros meios para o transporte de grãos de estados do Centro-Oeste e do Sudeste. Por causa do baixo volume de água no rio, 30 embarcações estão ancoradas no Porto Intermodal de Pederneiras desde junho e 90% das barcaças da região estão paradas. Quem se arrisca a passar pelo ponto mais crítico, precisa estar com, no máximo, 30% da carga. O valor do frete aumentou em 40%. Íntegra para associados.

Folha On-line: Situação fiscal e eleição antecipada afastam estrangeiros de privatizações

Investidores estrangeiros que avaliavam ingressar no Brasil passaram a rever o apetite por projetos, principalmente de infraestrutura, por causa da deterioração do ambiente fiscal e econômico, em boa parte motivada pela antecipação da disputa eleitoral de 2022. Fundos de investimento, de pensão e operadores internacionais decidiram esperar pelo próximo governo, mas entendem que a piora da economia pode ser aprofundada a depender de quem vença a eleição de 2022. Já o governo continua confiante na venda ou concessão de seus projetos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal: Santos Export começa nesta segunda com quase 24h de programação

O Santos Export 2021 tem início hoje, no Sofitel Guarujá Jequitimar, e contará com dois dias cheios de palestras. Entre os destaques estão: dia 23 – Momento dos patrocinadores [ABTRA] – 14h50 – 15h50; 16h30 – Painel 1: Desestatização do Porto de Santos – Palestrantes: Diogo Piloni, SNPTA, e Eduardo Nery, Diretor Geral da Antaq // Debatedores: Antonio Carlos Sepúlveda, CEO da Santos Brasil, e Fábio Siccherino, CEO da DP World Santos, entre outros; 19h15 – Palestra de Abertura – Tarcísio de Freitas; dia 24/ 16h45 – Necessidade de investimentos nos acessos rodoviários, ferroviários e aquaviários do Porto de Santos – Moderação: Angelino Caputo, // Debatedores: Cláudio Loureiro, Diretor Executivo do Centronave, Fernando Paes, Diretor-Executivo da ANTF e Rui Klein, Diretor de Concessões Rodoviárias do Grupo EcoRodovias. Íntegra para associados.

Santa Portal: Mais de 300 quilos de cocaína são apreendidos em navio no Porto

Autoridades encontraram 329 quilos de cocaína em um navio de bandeira panamenha atracado no Porto de Santos na sexta-feira (20). A ação conjunta foi feita pela Receita Federal, Marinha do Brasil, Polícia Federal e Guarda Portuária. A droga estava escondida dentro da embarcação, e no compartimento embaixo d’água. Inicialmente, foram realizadas buscas na praça de máquinas e outros locais internos da estrutura do navio. As equipes localizaram seis sacolas de cocaína, com peso total 174,47 kg. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-10): Cade defende ajustes na BR do Mar

O Cade reforçou as sugestões de ajuste ao texto do programa de incentivo à navegação de cabotagem, atualmente em discussão no Senado. Apesar de, numa forma geral, avaliar positivamente o projeto, o órgão tem apontado que algumas regras presentes no texto podem provocar o favorecimento de empresas grandes do setor. A exposição foi reforçada durante audiência no Senado pelo coordenador de Estudos de Condutas Anticompetitivas do Cade, Ricardo Medeiros de Castro. Um dos problemas apontados se refere ao modelo de flexibilização do afretamento de embarcações estrangeiras para cabotagem. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: BR do Mar: Operadores pedem prorrogação do Reporto por dois anos

A Fenop solicitou ao relator do PL da cabotagem, Nelsinho Trad, e a senadores que aprovem a proposta de emenda que prevê a validade do regime especial, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023. Alega que o objetivo da medida é evitar problemas de entendimento fiscal e garantir melhores condições para investimentos na compra de equipamentos portuários. Desde o ano passado, entidades do setor portuário e ferroviário vêm dialogando com governo e parlamentares a fim de encontrar uma solução para prorrogar o benefício, que perdeu vigência em dezembro de 2020. Íntegra para associados.

Portos e Navios e A Tribuna de Santos (p. a-10): Lucro líquido do segundo trimestre é o maior da história do Porto de Santos

A SPA encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 98,9 milhões, recorde trimestral histórico. O lucro mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2020 e cresceu 126,6%. O bom resultado foi impulsionado pelo aumento da receita e queda de custos e despesas. A receita líquida cresceu 13,3% e atingiu R$ 295,8 milhões, favorecida pela forte movimentação de cargas, que continuou a bater seguidos recordes e registrou crescimento de 5,3%, fechando o trimestre em 41 milhões de toneladas. Íntegra para associados: Portos e Navios e A Tribuna.

Guia Marítimo: Porto do Rio de Janeiro e Porto de Itaguaí estão entre os dez principais portos públicos Brasil

Os dois maiores portos administrados pela CDRJ estão entre os dez principais portos públicos do país no primeiro semestre de 2021 e, se somadas as movimentações dos quatro portos sob sua gestão, incluindo também Niterói e Angra dos Reis, a companhia possui o segundo maior complexo portuário público, sendo a segunda maior Autoridade Portuária do Brasil em termos de volume movimentado. O relatório divulgado pela Antaq indica que o Porto de Itaguaí cresceu 28,87% na primeira metade deste ano, em relação ao mesmo período de 2020, e é o terceiro porto público em toneladas de cargas movimentadas. Com quase 26 milhões de toneladas no primeiro semestre, Itaguaí também registrou o terceiro maior crescimento entre os principais portos organizados do país. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco