Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

25/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Exame: Privatização do porto de Santos deve movimentar R$ 16 bilhões

Os estudos de modelagem econômica para a privatização do porto de Santos estão praticamente finalizados e a consulta pública deve acontecer até novembro, segundo o MINFRA. Está prevista uma série de melhorias, como o aprimoramento dos acessos terrestres ao porto e o aprofundamento do calado do canal de navegação. Também está em pauta a construção de um túnel submerso entre as duas margens do porto. Com a ascensão da agenda ESG no mundo, e um olhar cada vez mais atento dos investidores internacionais para compromissos com o meio ambiente, o porto de Santos realizou recentemente uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, para colocar em prática iniciativas sobre a descarbonização, incluindo um inventário de emissão de gases de efeito estufa e a implantação de tecnologias voltadas à despoluição do mar. Íntegra para associados.

Valor Econômico: China reabre terminal de porto que estava fechado devido à covid-19

A China reabriu ontem (25) o terminal de contêineres em Ningbo-Zhoushan que estava fechado há duas semanas por conta da covid-19. A paralisação agravou a crise mundial no setor, elevando os preços dos fretes em um momento em que os chineses estão aumentando as exportações para Europa e os EUA nas compras de fim de ano e afetando importantes segmentos da indústria, dentre eles, a automobilística. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Maersk terá navios a metanol no transporte de contêineres

A Maersk encomendou oito embarcações capazes de levar 16 mil contêineres cada uma, utilizando o combustível tradicional ou o metanol “verde”. Elas deverão ser entregues no início de 2024, com opção de outros quatro no ano seguinte. Apesar da alta nos preços dos fretes, a empresa destacou que os novos navios serão usados para substituir antigos, e não para ampliar a capacidade de transporte. Cada embarcação custará US$ 175 milhões, 10% a 15% a mais do que um navio tradicional. Íntegra para associados.

CNN Brasil, Estadão On-line e A Tribuna de Santos (p. a-8): Ministério da Infraestrutura quer novo marco de ferrovias até o fim deste ano

O ministro Tarcísio voltou a sugerir a edição de uma MP criar o Marco Legal das Ferrovias. O assunto é objeto de um PL no Senado, apresentado pelo senador José Serra em 2018, mas está parado na Casa. O MINFRA aposta que edição da MP até o fim de setembro daria segurança jurídica para os projetos que já estão em curso nos Estados. A MP permitiria a migração do novo regime de concessão para o de autorização, cujo peso regulatório é considerado mais leve. A pasta ganhou mais confiança para adotar o plano após participar de audiência no Senado, em que o relator do PL, senador Jean Paul Prates, indicou não se opor à iniciativa. Íntegra para associados: CNN, Estadão e A Tribuna.

O Globo On-line e Folha On-line: Anac aprova novo edital de concessão de Viracopos

A Anac aprovou na segunda-feira (23) a minuta do edital da nova licitação do aeroporto de Viracopos. O novo concessionário deverá investir R$ 4,2 bilhões para dar continuidade à ampliação das operações.  O edital e os estudos sobre viabilidade econômica ficarão em consulta pública por 45 dias e serão submetidos ao TCU. Esse é o segundo aeroporto a ser relicitado, após o terminal de São Gonçalo do Amarante (RN), que aguarda o aval do TCU. Íntegra para associados: Globo e Folha.

Folha: Polícia Federal prende bando que transportava cocaína em casco de navios cargueiros para a Europa

A PF desmantelou ontem (24) uma quadrilha que usava pequenos navios pesqueiros para transportar drogas do Rio de Janeiro até o Espírito Santo, e, de lá, para o porto de Roterdã. As investigações apontaram que o grupo usava até mergulhadores profissionais para que eles acoplassem cocaína em navios cargueiros. A operação contou com apoio da Capitania dos Portos dos dois estados. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário do Nordeste: Compras da China atrasam até 4 meses com fechamento de portos e falta de containers

De acordo com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará, os fretes na região tiveram aumento de preço de até 1.000% entre 2019 e 2021, o que torna os negócios inviáveis para alguns importadores, que também ressentem a tributação das cargas. Íntegra para associados.

Santa Portal: Autoridades do setor portuário destacam desestatização do Porto de Santos

No primeiro dia do Fórum Santos Export (23/08), o ministro Tarcísio de Freitas afirmou que a desestatização vai resolver problemas históricos no porto. Além do aumento da competitividade, a previsão é que os investimentos sejam destinados ao aprofundamento do calado, à dragagem e à ligação Santos-Guarujá. “A gente deve concluir os estudos agora no mês de setembro, para que possa abrir a consulta pública em outubro. Janeiro ou fevereiro do ano que vem a gente conclui a primeira consulta, abre uma outra consulta. Depois, lá para meados do ano, a gente vai ter o processo aprovado pelo Tribunal de Contas, publicar o edital, e o leilão esperado para o final do ano, entre outubro e novembro do ano que vem”, disse o secretário Diogo Piloni. O secretário também falou que a expansão do Porto de Santos não deverá prejudicar a área urbana, devendo aproveitar principalmente a Ilha de Bagres e o Largo do Caneu. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Santa Portal: Agentes veem momento favorável para melhoria de acessos terrestres

O último painel do Santos Export 2021, ontem, discutiu a necessidade de investimentos nos acessos rodoviários, ferroviários e aquaviários para modernizar e aumentar a competitividade do Porto de Santos. Destacaram que a conexão com outros serviços de infraestrutura de fora do porto deverá ser contemplada no processo de desestatização. O debate contou com a apresentação de Flávio da Rocha Costa, conselheiro do Santos Export, e a moderação de Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA. Participaram do debate o diretor-executivo do Centronave, Cláudio Loureiro, o diretor-executivo da ANTF, Fernando Paes, e o diretor de concessões rodoviárias do Grupo EcoRodovias, Rui Klein. Íntegra para associados: Portos e Navios e Santa Portal.

Informativo dos Portos: Porto de Vitória recebe primeiro grande navio durante a madrugada

Pela primeira vez em sua história, o Porto de Vitória registrou, na madrugada de terça-feira (24), a primeira manobra noturna de entrada de embarcações acima de 206 metros de comprimento. O navio Log-In Resiliente atracou às 3h45 da madrugada no berço 204 para movimentar contêineres. A operação ocorreu após a liberação das manobras noturnas, aprovada pela Capitania dos Portos e edição da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações (NORMAP 1), em junho deste ano. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Armadores defendem distinção entre feeder e cabotagem no BR do Mar

Sete armadores de longo curso que atuam na costa brasileira (Cosco, Hapag Lloyd, MSC, ONE, PIL, Yang Ming e Zim Lines) alegam que a distinção entre serviço feeder e carga de cabotagem no PL 4.199/2020 permitirá conectar portos de menor porte com as principais rotas de navios que vão escalar Brasil nos próximos anos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco