Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Exame: Privatização do porto de Santos deve movimentar R$ 16 bilhões
Os estudos de modelagem econômica para a privatização do porto de Santos estão praticamente finalizados e a consulta pública deve acontecer até novembro, segundo o MINFRA. Está prevista uma série de melhorias, como o aprimoramento dos acessos terrestres ao porto e o aprofundamento do calado do canal de navegação. Também está em pauta a construção de um túnel submerso entre as duas margens do porto. Com a ascensão da agenda ESG no mundo, e um olhar cada vez mais atento dos investidores internacionais para compromissos com o meio ambiente, o porto de Santos realizou recentemente uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, para colocar em prática iniciativas sobre a descarbonização, incluindo um inventário de emissão de gases de efeito estufa e a implantação de tecnologias voltadas à despoluição do mar. Íntegra para associados.
Valor Econômico: China reabre terminal de porto que estava fechado devido à covid-19
A China reabriu ontem (25) o terminal de contêineres em Ningbo-Zhoushan que estava fechado há duas semanas por conta da covid-19. A paralisação agravou a crise mundial no setor, elevando os preços dos fretes em um momento em que os chineses estão aumentando as exportações para Europa e os EUA nas compras de fim de ano e afetando importantes segmentos da indústria, dentre eles, a automobilística. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Maersk terá navios a metanol no transporte de contêineres
A Maersk encomendou oito embarcações capazes de levar 16 mil contêineres cada uma, utilizando o combustível tradicional ou o metanol “verde”. Elas deverão ser entregues no início de 2024, com opção de outros quatro no ano seguinte. Apesar da alta nos preços dos fretes, a empresa destacou que os novos navios serão usados para substituir antigos, e não para ampliar a capacidade de transporte. Cada embarcação custará US$ 175 milhões, 10% a 15% a mais do que um navio tradicional. Íntegra para associados.
CNN Brasil, Estadão On-line e A Tribuna de Santos (p. a-8): Ministério da Infraestrutura quer novo marco de ferrovias até o fim deste ano
O ministro Tarcísio voltou a sugerir a edição de uma MP criar o Marco Legal das Ferrovias. O assunto é objeto de um PL no Senado, apresentado pelo senador José Serra em 2018, mas está parado na Casa. O MINFRA aposta que edição da MP até o fim de setembro daria segurança jurídica para os projetos que já estão em curso nos Estados. A MP permitiria a migração do novo regime de concessão para o de autorização, cujo peso regulatório é considerado mais leve. A pasta ganhou mais confiança para adotar o plano após participar de audiência no Senado, em que o relator do PL, senador Jean Paul Prates, indicou não se opor à iniciativa. Íntegra para associados: CNN, Estadão e A Tribuna.
O Globo On-line e Folha On-line: Anac aprova novo edital de concessão de Viracopos
A Anac aprovou na segunda-feira (23) a minuta do edital da nova licitação do aeroporto de Viracopos. O novo concessionário deverá investir R$ 4,2 bilhões para dar continuidade à ampliação das operações. O edital e os estudos sobre viabilidade econômica ficarão em consulta pública por 45 dias e serão submetidos ao TCU. Esse é o segundo aeroporto a ser relicitado, após o terminal de São Gonçalo do Amarante (RN), que aguarda o aval do TCU. Íntegra para associados: Globo e Folha.
Folha: Polícia Federal prende bando que transportava cocaína em casco de navios cargueiros para a Europa
A PF desmantelou ontem (24) uma quadrilha que usava pequenos navios pesqueiros para transportar drogas do Rio de Janeiro até o Espírito Santo, e, de lá, para o porto de Roterdã. As investigações apontaram que o grupo usava até mergulhadores profissionais para que eles acoplassem cocaína em navios cargueiros. A operação contou com apoio da Capitania dos Portos dos dois estados. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Diário do Nordeste: Compras da China atrasam até 4 meses com fechamento de portos e falta de containers
De acordo com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará, os fretes na região tiveram aumento de preço de até 1.000% entre 2019 e 2021, o que torna os negócios inviáveis para alguns importadores, que também ressentem a tributação das cargas. Íntegra para associados.
Santa Portal: Autoridades do setor portuário destacam desestatização do Porto de Santos
No primeiro dia do Fórum Santos Export (23/08), o ministro Tarcísio de Freitas afirmou que a desestatização vai resolver problemas históricos no porto. Além do aumento da competitividade, a previsão é que os investimentos sejam destinados ao aprofundamento do calado, à dragagem e à ligação Santos-Guarujá. “A gente deve concluir os estudos agora no mês de setembro, para que possa abrir a consulta pública em outubro. Janeiro ou fevereiro do ano que vem a gente conclui a primeira consulta, abre uma outra consulta. Depois, lá para meados do ano, a gente vai ter o processo aprovado pelo Tribunal de Contas, publicar o edital, e o leilão esperado para o final do ano, entre outubro e novembro do ano que vem”, disse o secretário Diogo Piloni. O secretário também falou que a expansão do Porto de Santos não deverá prejudicar a área urbana, devendo aproveitar principalmente a Ilha de Bagres e o Largo do Caneu. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Santa Portal: Agentes veem momento favorável para melhoria de acessos terrestres
O último painel do Santos Export 2021, ontem, discutiu a necessidade de investimentos nos acessos rodoviários, ferroviários e aquaviários para modernizar e aumentar a competitividade do Porto de Santos. Destacaram que a conexão com outros serviços de infraestrutura de fora do porto deverá ser contemplada no processo de desestatização. O debate contou com a apresentação de Flávio da Rocha Costa, conselheiro do Santos Export, e a moderação de Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA. Participaram do debate o diretor-executivo do Centronave, Cláudio Loureiro, o diretor-executivo da ANTF, Fernando Paes, e o diretor de concessões rodoviárias do Grupo EcoRodovias, Rui Klein. Íntegra para associados: Portos e Navios e Santa Portal.
Informativo dos Portos: Porto de Vitória recebe primeiro grande navio durante a madrugada
Pela primeira vez em sua história, o Porto de Vitória registrou, na madrugada de terça-feira (24), a primeira manobra noturna de entrada de embarcações acima de 206 metros de comprimento. O navio Log-In Resiliente atracou às 3h45 da madrugada no berço 204 para movimentar contêineres. A operação ocorreu após a liberação das manobras noturnas, aprovada pela Capitania dos Portos e edição da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações (NORMAP 1), em junho deste ano. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Armadores defendem distinção entre feeder e cabotagem no BR do Mar
Sete armadores de longo curso que atuam na costa brasileira (Cosco, Hapag Lloyd, MSC, ONE, PIL, Yang Ming e Zim Lines) alegam que a distinção entre serviço feeder e carga de cabotagem no PL 4.199/2020 permitirá conectar portos de menor porte com as principais rotas de navios que vão escalar Brasil nos próximos anos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021