Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

27/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico (Bloomberg): Variante delta afeta produção na Ásia, congestiona portos e eleva os custos

Fábricas que já enfrentavam escassez de componentes essenciais e energia e matérias-primas mais caras agora são obrigadas a pagar mais para conseguir espaço nos navios. Os fretes estão batendo recordes e alguns exportadores estão elevando preços ou simplesmente cancelando embarques de mercadorias. O congestionamento dos portos e a falta de capacidade para transporte de contêineres podem perdurar até meados de 2022. Se não for possível conter efetivamente a pandemia, o congestionamento portuário poderá se tornar o novo normal. Íntegra para associados.

G1: Frete mais caro, queda de renda do produtor: veja possíveis impactos da paralisação na Hidrovia Tietê-Paraná para o agro

Hoje a região do porto intermodal de Pederneiras anunciou que vai paralisar as operações na Hidrovia Tietê-Paraná, que já operava com capacidade reduzida desde junho, com somente 10 de um total de 24 comboios que navegaram até maio. Para o agro, o problema principal está no transporte de soja, farelo de soja e milho para exportação. Íntegra para associados.

Correio Braziliense On-line (Agência Brasil) e Valor Econômico: Conab estima safra de grãos 2021/2022 em 289,6 milhões de toneladas

Os números consideram a projeção das safras de soja, arroz, milho, algodão e feijão, que correspondem a 94% do total de grãos do país. Já as exportações de soja em 2020 devem ficar em 83,42 milhões de toneladas e no próximo ano chegar a 87,58 milhões de toneladas, com a área de cultivo da oleaginosa alcançando 39,91 milhões de hectares. Segundo a Conab, o aumento está sendo puxado principalmente pela alta do dólar, que favorece as exportações, e pelo aumento na demanda da China. Íntegra para associados: Correio e Valor.

Estadão: Bolsonaro sanciona com vetos lei que visa facilitar abertura de empresas no País

A Lei nº 14.195/2021 visa a melhoria do ambiente de negócios no País, publicada hoje no DOU, visa a modernizar o ambiente de negócios nacional, desburocratizando o processo de abertura de empresas com unificação de inscrições fiscais federal, estadual e municipal no CNPJ,  eliminando análises prévias dos endereços das empresas e automatizando a checagem de nome empresarial em segundos. A ideia é melhorar a posição do Brasil no Doing Business do Banco Mundial e com isso atrair mais investimento estrangeiro direto. O Brasil ocupa a 124ª colocação entre 190 países avaliados pelo relatório. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Confiança da Indústria cai após 4 meses de alta, apura FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI/FGV Ibre) caiu 1,4 ponto em agosto, para 107 pontos, após quatro meses de altas consecutivas, influenciado pela piora da situação atual e uma acomodação das expectativas das empresas em relação aos próximos meses A indústria de transformação vem desde o final do ano passado, enfrentando gargalos associados a escassez de insumos, recentemente agravado por problemas de logísticas nos mercados internacionais, e encarecimento da energia elétrica. Mas em médias móveis trimestrais o índice subiu 0,9 ponto. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário do Rio: Docas do Rio eleva movimentação de cargas em julho e fatura R$ 110 milhões

A movimentação de cargas nos portos da capital fluminense administrados pela CDRJ atingiu em julho a marca de 5,7 milhões de toneladas, superando a média do primeiro semestre do ano em 11,9% e 38,8% maior que o fluxo de julho de 2020. No acumulado do ano, o volume movimentado ultrapassou em 29,9% os números registrados no mesmo período em 2020. Na comparação de julho com o mesmo mês de 2020, o Porto de Itaguaí teve alta de 42,2% e o Porto do Rio avançou 18,8%. Íntegra para associados.

Diarinho (SC): Governo federal defende a privatização total do porto de Itajaí

Em reunião promovida pela comissão parlamentar mista que acompanha as mudanças no regime jurídico e eventual desestatização no porto de Itajaí, na manhã de quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Itajaí, o secretário Diogo Piloni disse que “A concessão da APM Terminals encerra em dezembro de 2022 e a delegação do porto ao município em janeiro de 2023. Esse é o momento de promovermos uma mudança significativa no modelo de gestão e garantirmos que o porto de Itajaí seja um dos mais produtivos do país”. Embora tenha dito aos representantes da região que deve avaliar as demandas locais no sentido de manter a Autoridade Portuária municipalizada, a privatização completa do porto de Itajaí parece ser um desejo sem volta do governo federal. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8), Santa Portal e Informativo dos Portos: Contêineres: Porto projeta alta de 13%

A movimentação de contêineres do Porto de Santos deve fechar 2021 com um aumento de 13,4%, em relação ao ano passado, batendo o recorde de 4,8 milhões TEU escoados. Em julho registrou aumento de 22,9% ante o mês anterior, ao movimentar 397.314 TEU, elevando o acumulado do ano para 2,8 milhões TEU, crescimento de 19,1%. A SPA destacou que os terminais de contêineres “vêm investindo em infraestrutura e novas tecnologias que incrementam suas produtividades e eficiência energética, o que resulta em mais atratividade para o mercado”. Íntegra para associados: Tribuna, Santa Portal e Informativo.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Concessionário do Porto de Santos precisará desenvolver novas áreas

O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, afirmou que o modelo de desestatização do Porto de Santos prevê que o futuro concessionário será o responsável por desenvolver a área do fundo do canal do porto. Segundo Biral, o conceito de porto-indústria, formado por clusters industriais próximos aos portos, poderá ser implementado, mas o grande desafio no momento é desenvolver [a área do] fundo do canal. Disse ainda que o contrato terá gatilhos para que o futuro landlord deva desenvolver novos locais. Respondeu também sobre preocupações dos atuais arrendatários acerca das renovações de contratos, defendendo que o modelo privado oferece mais facilidades, uma vez que o modelo público demanda novos processos de licitação. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Portos da CDP alcançam recorde na movimentação de fertilizantes

Com movimentação total de 1.519.393 toneladas, os portos do Pará registraram recorde de movimentação de fertilizantes no acumulado de janeiro a julho, elevação de 49% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, os portos de Santarém e Itaituba obtiveram registraram aumentos de 69% e de 97%, respectivamente. O Porto de Vila do Conde teve alta de 9,71% em relação ao ano passado. Os principais mercados para fertilizantes na região são as misturadoras dos municípios de Barcarena, no estado do Pará, além de Querência e Sinop, no estado do Mato Grosso. Íntegra para associados.

Portogente: Governo decide pelo túnel para ligar margens do Porto de Santos

Durante o Fórum Santos Export, nos últimos dias 23 e 24, em Guarujá, o secretário Diogo Piloni afirmou que o governo federal decidiu pela construção de um túnel, ressaltando que a obra é financeiramente viável. O túnel será financiado com recursos de outorga e do novo administrador do Porto. No dia 5 de outubro vai ocorrer a audiência púbica para apresentação do modelo Land Lord Privado e em seguida o governo vai abrir o debate para consulta pública. Piloni também garantiu que “O modelo de desestatização não vai onerar carga, tarifa, e sim, vai promover redução de custos”. A proposta com a desestatização, segundo ele, é permitir “também a realização de obras como o aprofundamento do calado, alcançando uma profundidade de 17m, e melhorias de acesso terrestre significativo, como a manutenção do canal de acesso”. Íntegra para associados.

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