Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: CNI leva à OMC pauta prioritária que soma US$ 4,5 bi
A CNI levou ontem à OMC a agenda que considera prioritária para que a conferência ministerial, em novembro, avance no sistema multilateral de comércio. A primeira questão que consta dessa agenda é o desbloqueio das atividades do Órgão de Apelação internacional. O Brasil tem seis casos em que é demandante, em quatro diferentes setores, que resultam em pelo menos US$ 4,54 bilhões em barreiras de acesso a mercado ou subsídios aplicados por outros países, como China, Índia e Tailândia. A segunda prioridade é o combate aos subsídios industriais e agrícolas, e a terceira é a falta de informações dos membros da OMC em relação aos seus programas de subsídios. Íntegra parar associados.
Estadão – Coluna do Fausto Macedo (artigo do diretor da Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, Abrahão Salomão): Senador transforma BR do Mar em canhão que poderá afundar empresas brasileiras de cabotagem
O projeto BR do Mar, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, após apressada aprovação na Câmara dos Deputados, em dezembro de 2020, começa a ser discutido no Senado Federal, mas desta vez, deverá passar pelo crivo das comissões. Um suspiro para aqueles que temem o retrocesso do setor de cabotagem, em razão do PL dispor de uma série de descalabros que afetam não apenas o setor de navegação pela costa brasileira, mas coloca em risco toda a indústria naval e a logística do país, que enfrentam influências do mercado externo que se impõe, cada vez mais, em desfavor dos pequenos e médios empresários nacionais que atuam para o crescimento do setor de transporte aquaviário nacional. Íntegra parar associados.
O Globo On-line, Estadão On-line e Valor Econômico: Governo edita MP que institui novo marco legal do transporte ferroviário
O objetivo da MP é instituir a permissão de novas ferrovias por autorização, de forma similar ao que já acontece nos setores de telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário. O governo planeja uma série de anúncios para o setor durante o mês de setembro, sobretudo em relação à Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a Ferrovia Transnordestina. Íntegra parar associados: O Globo, Estadão e Valor.
O Globo e Folha On-line: Agronegócio publica nota em defesa da democracia criticando “aventuras radicais”
No mesmo dia do impasse em relação à divulgação de manifesto do setor empresarial, capitaneado pela Fiesp e que gerou um racha na Febraban, com o anúncio da saída de Caixa e Banco do Brasil da associação, entidades do agronegócio divulgaram nota mais enfática em defesa da democracia. O texto, assinado pela Abag, Abrapalma, Abiove, Abisolo, CropLife Brasil, Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e Sindiveg, critica a “politização ou partidarização nociva” com potencial de agravar os problemas enfrentados pelo país. Fontes do setor informam, contudo, que a maioria dos produtores não aprovaria o texto. Íntegra parar associados: O Globo e Folha.
Valor Econômico e Valor Econômico: Forte atuação em infraestrutura
Engenharia, logística (com destaque em portos) e saneamento são as três principais áreas de investimentos chineses no Brasil em infraestrutura. A China Communications Construction Company (CCCC) adquiriu em 2016, por R$ 350 milhões, o controle da Concremat, o que lhe garantiu uma posição relevante no mercado de engenharia e construção e avançar em máquinas, projetos e engenharia, três segmentos que historicamente sempre foram ligados a empresas brasileiras, europeias e americanas. Nos portos, em 2018 a China Merchants Port Holding Company (CMPort) adquiriu o controle do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que nos primeiros seis meses deste ano movimentou 5,6 milhões de toneladas em contêineres. Principal destino das exportações brasileiras desde que superou os Estados Unidos em 2009, a China também consolidou sua liderança ao longo dos últimos 12 anos e tudo indica que continuará responsável por patamares históricos na pauta da balança comercial do país. Íntegra parar associados: Valor Econômico e Valor.
Imprensa regional:
G1 (PR): Com ajuda de cão farejador, Receita Federal apreende 289 kg de cocaína em carga de feijão no Porto de Paranaguá
A droga, apreendida ontem, foi encontrada em um contêiner com destino ao Porto de Hamburgo, após os traficantes derrubarem grãos de feijão pelo pátio do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) enquanto acomodavam os fardos com a droga dentro do contêiner. Os fiscais visualizaram os grãos no chão e iniciaram uma inspeção em todos os contêineres com feijão. Desde janeiro de 2021, foram apreendidas 3 toneladas de cocaína nesse porto. Íntegra parar associados.
A Gazeta On-line (ES): Covid-19: terceiro navio começa a cumprir quarentena em Vitória
Três navios estão cumprindo quarentena em Vitória devido à Covid-19, segundo informação divulgada ontem pela Anvisa. O navio brasileiro Mandrião está em isolamento desde sábado (28) com três tripulantes testados positivo para o vírus. As embarcações Skandi Búzios e Pardela também cumprem isolamento há mais de uma semana. Íntegra parar associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Mais de 8,7 mil trabalhadores portuários são imunizados
Os portuários atuantes no Porto de Santos tomaram as segundas doses contra a Covid-19 em um posto aberto pela Prefeitura de Santos exclusivamente para este público ou em Guarujá, onde 549 foram vacinados. Os demais devem se imunizar em unidades de saúde nos próximos dias. São TPAs, vinculados a terminais ou servidores de órgãos federais, como Alfândega, Ibama e Vigiagro, além dos funcionários da SPA. De acordo com a administração municipal, cerca de 12 mil imunizantes foram enviados pelo governo do estado para completar o esquema vacinal dos portuários. Íntegra parar associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Portos do Paraná debatem avanços do setor no fórum Sul Export
Representantes dos portos do Sul estão reunidos no fórum regional para debater multimodalidade, integração logística e desenvolvimento da atividade portuária. O evento começou ontem, em Rio Grande (RS). Hoje, às 15h30, o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, participa do painel “Desafios para a implantação da efetiva integração logística multimodal”, com moderação de Mário Povia e participação de Marcello da Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres; Beto Abreu, presidente da Rumo; Fabiano Medeiros, Diretor Superintendente da Ecosul; Fernando Estima, Superintendente da Portos RS; Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí; e Casemiro Tércio Carvalho, membro do Conselho de Administração da SCPar. Íntegra parar associados.
Portos e Navios: “Concessionário privado precisará de todas oportunidades possíveis”, avalia Biral
O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, disse que, após os próximos leilões, Santos estará praticamente com 100% de ocupação. Ressaltou que o desafio atual é como desenvolver a área do fundo do canal do maior porto da América Latina, que deverá ser passada, provavelmente, ao futuro concessionário após a desestatização. O modelo a ser divulgado, segundo Biral, deverá apresentar a necessidade de novos investimentos a fim de evitar o estrangulamento da capacidade no porto. Ele também acredita que a atividade no mundo caminha para ter autoridades portuárias privadas, a exemplo do Porto de Mundra, na Índia, que movimenta mais de 200 milhões de toneladas. Íntegra parar associados.
Portos e Navios: Hapag-Lloyd encomenda 75 mil novos contêineres
Os contêineres serão fabricados na China e entregues à Hapag-Lloyd no quarto trimestre. Somando todos os investimentos em contêineres desde o início de 2020, a Hapag-Lloyd encomendou 625 mil TEU. “Embora o tempo de resposta normal para nossos contêineres seja de 50 dias, atualmente precisamos de até 60 dias ou mais devido ao grande congestionamento nos portos, terminais e operações internas em todo o mundo. Isso significa que 20% a mais de contêineres são embarcados enquanto transportavam a mesma quantidade de carga antes da crise”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd. A empresa conta agora com uma frota de mais de 2,8 milhões de TEU, dentre eles, 250 mil TEU de reefers. Íntegra parar associados.
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