Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

03/09/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, Portal Exame, Valor On-line, A Tribuna de Santos (p. a-8) e Portos e Navios: Novo regime para ferrovias promete investimento de R$ 53 bi

Na esteira da edição da MP 1.065, que cria um novo marco legal para o setor, o ministro Tarcísio de Freitas assinou os primeiros dez requerimentos de autorização para a expansão da malha ferroviária, acompanhado pelo presidente Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes. Os trechos passarão por nove Estados (Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo). Os operadores precisarão apresentar estudos de viabilidade técnica e econômica. Caso esteja tudo dentro das normas, deverá ser dado o sinal verde para o ente privado. Outra novidade é a possiblidade de exploração dos terrenos da União às margens das ferrovias. Entre esses novos projetos, está uma shortline de 8 quilômetros de extensão, a ser implantada entre a Estação Perequê (Cubatão) e o Tiplam, no Porto de Santos. Tarcísio também informou que o leilão do trecho da Ferrogrão entre Sinop (MT) e o porto de Miritituba (​PA) está próximo de se viabilizar porque o mercado tem interesse no projeto. Íntegra para associados: Valor Econômico, Exame, Valor On-line, Tribuna e Portos e Navios.

O Globo On-line e Correio Braziliense: Após PIB estagnado, indústria recua 1,3% em julho e fica abaixo do patamar pré-pandemia

De acordo com analistas, a indústria brasileira perdeu ritmo e não deve se recuperar tão cedo. “A indústria, principalmente o segmento de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, vai ter dificuldades para se recuperar, porque há muitos gargalos para o setor produtivo, como a falta de peças e componentes, que é um problema no mundo inteiro e só deverá se normalizar em 2022”, destacou a economista Marina Garrido, pesquisadora do Ibre/FGV. Íntegra para associados: Globo e Correio.

Valor Econômico: Revisão de projeções incluirá “mais inflação” e “menos PIB”

Pesquisa realizada ontem pelo Valor com 50 instituições financeiras e consultorias aponta alta de 5,2% no PIB de 2021, um pouco abaixo da previsão de 5,3% colhida com 64 casas antes do anúncio do desempenho da atividade no segundo trimestre do ano. Na quarta-feira, o IBGE informou que o PIB caiu 0,1% de abril a junho, contra expectativa de 0,2%. O BTG Pactual, por exemplo, não alterou sua projeção de 5,3%, mas reconhece que o balanço de riscos, agora, indica algo se aproximando de 5%. Para 2022, as projeções de PIB cederam mais, passando de 1,9% na última coleta para 1,7% ontem. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Folha de Pernambuco: Bemisa assumirá obra da Transnordestina

O Grupo Bemisa, de exploração e exportação de minérios, formalizou ontem junto ao MINFRA o interesse em viabilizar a conclusão do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina. Pretende instalar um terminal de minério de ferro na Ilha de Cocaia, em Suape, e escoar, via Transnordestina, a produção de suas jazidas localizadas no Piauí. Os detalhes serão divulgados em breve e devem resolver o impasse gerado após o governo federal anunciar que a concessionária Transnordestina Logística (TSLA) concluiria apenas o trecho de Elizeu Martins (PI) até o Porto de Pecém, 92 quilômetros mais extenso do que o ramal até Suape. Íntegra para associados.

G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-8): Navio é isolado e tem operação paralisada após morte de tripulante a bordo no Porto de Santos

Ontem, o navio Heraklitos, de bandeira panamenha, foi isolado e teve a operação paralisada pela Anvisa, após um tripulante morrer a bordo. A causa da morte ainda é investigada. De acordo com a SPA, a embarcação está atracada no cais dos armazéns 13/14, no Porto de Santos, para desembarque de trigo. Íntegra para associados: G1 e Tribuna.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Atrasos por fechamento de portos na Ásia preocupam varejistas no Brasil

Com portos fechados, insumos e materiais acabados não saem da China. Os pedidos seguintes não saem, por falta de espaço, criando um efeito em cadeia. As fábricas, por sua vez, acabam não conseguindo expedir os produtos. Os importadores deixam de faturar e há cancelamentos de pedidos. Datas importantes para o comércio varejista, como o Dia das Crianças e Natal, que dependem desses produtos, podem ser afetados. A falta de espaço é tão ou mais preocupante que a alta dos fretes, pois há mercadorias com datas certas para chegar. Íntegra para associados.

Fórum Brasil Export e Guia marítimo: Prêmio do Ministério da Infraestrutura recompensa excelência na gestão; portos do Paraná, do Ceará e do Espírito Santo vencem principais categorias

Na noite de quarta-feira (01), representantes do governo federal e do setor portuário se reuniram no Clube Naval de Brasília para prestigiar a entrega do Prêmio Portos + Brasil. 21 autoridades portuárias foram premiadas em reconhecimento das melhores práticas adotadas pelos portos organizados do país. Durante a cerimônia, o secretário-executivo Marcelo Sampaio também apresentou o Programa Futuro do Setor Portuário, que traz avanços em quatro eixos: regulação, gestão e modernização, capacitação e inovação. Íntegra para associados: Fórum Brasil Export e Guia Marítimo.

Informativo dos Portos: Secex adota novos procedimentos para o controle de cotas de importação

Ontem a Secex publicou no DOU a Portaria nº 108 sobre novos procedimentos para o controle de cotas tarifárias de importação previstas em quatro acordos comerciais com países integrantes da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). Elas permitem o ingresso de determinadas quantidades de mercadorias no Brasil com redução das correspondentes alíquotas do Imposto de Importação e impactam as importações de automóveis e produtos automotivos originários de Argentina, Paraguai e Uruguai. “A iniciativa está alinhada com os compromissos do Brasil no Acordo sobre Facilitação de Comércio da OMC e se insere na agenda de desburocratização e maior eficiência da atuação governamental sobre o comércio exterior, de acordo com as diretrizes da Lei de Liberdade Econômica”, explicou o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco