Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: No agro, falta de contêiner tem impacto de US$ 1 bi
Levantamento preliminar da FPA aponta que a escassez global de contêineres teve um impacto de pelo menos US$ 1 bilhão sobre a receita das exportações do agronegócio brasileiro neste ano. De janeiro a agosto, o setor exportou US$ 83,6 bilhões. No caso das exportações de aves, ovos e suínos, o impacto (de janeiro a julho) foi estimado em US$ 436,9 milhões. O setor de café já indicou que sua receita foi prejudicada em US$ 500 milhões entre maio a agosto. O levantamento não contemplou dados dos grandes exportadores de carne bovina e de papel e celulose. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Ganhos dos caminhoneiros diminuem com alta dos custos do transporte rodoviário
Levantamento da plataforma Fretebras mostra que nem de longe a alta de 37,25% do diesel S500 em agosto ante o mesmo mês do ano passado chegou aos fretes rodoviários — que, na comparação, subiram pouco mais de 7% no caso das cargas gerais e 1,56% para o transporte de itens do agronegócio —, o que mantém viva a pressão por reajustes e alimenta as ameaças de uma nova greve dos caminhoneiros. Segundo a NT&C Logística, de janeiro a julho o preço médio do frete rodoviário no Brasil subiu 7,1%, mas o custo médio para o segmento aumentou 28%. Somente o diesel subiu 28% nesses sete meses, mas também houve outras altas, como as dos pneus (30%) e da mão de obra (8%). Íntegra para associados.
Veja On-line e Informativo dos Portos: Tarcísio de Freitas entre a pavimentação de rodovias e candidaturas
O ministro Tarcísio de Freitas tenta deixar de lado as discussões em torno do seu nome para 2022. Ativo importante do governo perante o mercado, ele está em Nova York, em uma série de agendas com investidores para apresentar as concessões que o governo fará neste último trimestre e tentar atraí-los ao Brasil. A missão busca atrair 260 bilhões de reais em aportes para projetos de infraestrutura. Na segunda-feira (4), se reuniu com o Goldman Sachs e o fundo de investimentos Macquarie. Ouviu do fundo australiano o ‘interesse genuíno’ na Codesa e a disposição para entender os movimentos pela privatização do Porto de Santos. Ontem, detalhou a carteira de projetos brasileiros de infraestrutura para representantes da Global Infrastructured Partners (GIP), Standard & Poors e integrantes do Council of the Americas. O ministro refuta a possibilidade aventada de que o presidente Bolsonaro renunciaria a uma candidatura presidencial para apoiá-lo. Íntegra para associados: Valor e Informativo.
Estadão, O Globo On-line e CNN Brasil: Costurada em plenário, redação final do Marco Legal das Ferrovias deve ser publicada nesta quarta
Uma das grandes polêmicas no fechamento do texto final, aprovado no plenário ontem à noite, foi a reserva de capacidade em projetos ferroviários e o direito de passagem. Pelo projeto, que ainda passará pela Câmara, a autorização para exploração de ferrovias será formalizada em contrato que pode durar de 25 a 99 anos. O texto também prevê a autorregulação, que permite às operadoras se associarem voluntariamente para regular entre si o trânsito de pessoas e de mercadorias nas suas linhas férreas. A expectativa do governo é que o PLS 261/2018 destrave R$ 80 bilhões em investimentos. Com alterações realizadas em Plenário, o PL segue para a Câmara dos Deputados. Íntegra para associados: Estadão, O Globo e CNN.
Estadão On-line: CCR arremata aeroporto da Pampulha por R$ 34 milhões, com ágio de 245%, e reforça presença no setor
Com isso, a CCR passa a operar 17 aeroportos no País e reforça seu protagonismo nesse mercado. O contrato da Pampulha prevê concessão e 30 anos para ampliação, manutenção e exploração do terminal aeroportuário em Belo Horizonte. O critério foi o maior valor de outorga fixa, com valor mínimo de R$ 9,84 milhões, e houve disputa acirrada com o Consórcio ASA, formado pela Infracea e pela Expresso Industrial. Os investimentos previstos pelo governo de Minas Gerais são estimados em R$ 151 milhões. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Diário do Nordeste e Santa Portal: Com retorno dos cruzeiros, Fortaleza deve receber ao menos três navios vindos da Europa/ Dois navios inéditos chegam ao Concais em Santos
Segundo a Companhia Docas do Ceará, com a temporada de cruzeiros autorizada, Fortaleza tem previsão de receber pelo menos três navios vindos da Europa. A próxima temporada deve trazer também dois navios inéditos no Brasil (o MSC Seaside e o Costa Smeralda) para o Concais, em Santos. A expectativa é que a temporada gere ainda R$ 300 milhões para a Baixada Santista. Íntegra para associados: Diário do Nordeste e Santa Portal.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Porto muda regras para atracação
Entraram em vigor na quinta-feira (30/09) as novas normas da SPA para atracação de navios no Porto de Santos. O objetivo é tornar as operações mais eficientes e racionais, aumentar a produtividade e, consequentemente, reduzir a fila de navios na barra. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Programa Porto 360° aborda as questões portuárias e desestatização do Porto de Santos
As novidades do II Encontro Porto & Mar 2021, em especial às relacionadas com a desestatização do Porto de Santos, serão debatidas hoje no programa Porto 360°, que terá a participação do diretor-presidente da ABTP, Jesualdo da Silva, e transmissão pelas redes sociais do Grupo Tribuna, às 19h45. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: 8º Encontro da ATP discute modelo de desestatização dos portos brasileiros
O 8º Encontro ATP, em 27 de outubro, terá como painel principal a “Desestatização dos Portos Organizados: Uma Visão do Setor Privado”, com o economista Armando Castelar, do IBRE/FGV e da UFRJ. O secretário Diogo Piloni participará da mesa de debates, juntamente com o CEO do Porto de Itapoá, Cássio Schreiner, a professora Flávia Nico e o presidente da Anut, Luis Henrique Baldez. O ex-secretário de Desestatização do Governo Federal, Salim Mattar, fará a palestra magna. O evento será em formato presencial e online, com transmissão ao vivo pela internet. Íntegra para associados.
Portogente: Porto de Itajaí rejeita programa de desestatização
O Fórum de Defesa da Autoridade Portuária Pública Municipal realizou uma 3ª reunião de trabalho, na segunda-feira (4), em Itajaí. A presença do senador Esperidião Amim, à frente de uma comunidade portuária coesa, motivada pela realidade exitosa do seu Porto de Itajaí, alinha também as demais forças da região: popular, empresarial, trabalhista, acadêmica e política. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021