Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line e O Globo: Concessões geram interesse nos EUA, mas investidores questionam câmbio e meio ambiente

A comitiva do MINFRA teve na semana passada em Nova York reuniões com 40 instituições, incluindo BlackRock, Goldman Sachs, GIP, JPMorgan, Macquarie, Pátria e XP, que buscaram entender em detalhes como ficaria a divisão de riscos entre o setor público e os agentes privados, em especial em temas como o câmbio e flutuação de demanda. Por outro lado, especialistas avaliam que o cenário político, com eleições em 2022 e as incertezas sobre a estratégia econômica do próximo presidente, além da volatilidade do câmbio estão fazendo os investidores estrangeiros puxarem o freio em relação às novas rodadas de concessões. Estimam que a presença dos estrangeiros deve se restringir a grupos que já operam no país. O governo nega e diz que os estrangeiros estão entrando no Brasil não só como operadores, mas também como financiadores dos projetos. Íntegra para associados: Folha e O Globo.

Correio Braziliense On-line (Agência Estado), Estadão On-line e Agência iNFRA: Tarcísio: maior oferta de transporte ferroviário pode reduzir frete em até 40%

O ministro Tarcísio de Freitas avalia que o projeto do novo Marco Legal das Ferrovias saiu “bastante redondo” do Senado, onde foi aprovado na terça-feira (6), e “Deve trazer competição para o setor”. O texto ainda precisa passar pela Câmara. O principal avanço é a liberação do novo regime ferroviário de autorização, no qual novos traçados são construídos exclusivamente pelo interesse da iniciativa privada, sem licitação. O MINFRA recebeu mais cinco pedidos de autorização de empresas para construir novas ferrovias, três delas, da Rumo Logística. Com isso, já são 19 solicitações, com previsão de investimentos de R$ 81,5 bilhões, em 5,4 mil km de novos trilhos em 12 unidades da Federação. Íntegra para associados: Correio, Estadão e Agência iNFRA.

Estadão On-line: Brasil e Argentina fecham acordo para reduzir tarifa externa comum do Mercosul em 10%

Os dois países vão trabalhar para aprovar uma decisão no Mercosul de reduzir de 14% (em média) para 10% da “maior parte do universo” da Tarifa Externa Comum (TEC) cobrada na importação de produtos de fora do bloco. O acordo anunciado na semana passada não informa para que produtos a TEC será reduzida nem o alcance do corte. Íntegra para associados.

Valor On-line: Temporada de cruzeiros será retomada em novembro no Rio, com previsão de 92 atracações

No dia 4 de novembro, o navio MSC Preziosa atraca no Porto do Rio com quatro mil passageiros, marcando o início da temporada de cruzeiros na cidade, após 20 meses sem grandes embarcações com turistas em águas brasileiras. Está prevista a passagem de 36 navios pelo Pier Mauá, quatro a mais que o registrado antes da covid-19, com 92 atracações. Durante a estação, 107 mil passageiros devem embarcar e desembarcar na cidade. Em todo o país, a estimativa é de um impacto na economia de R$ 2,5 bilhões e de quase 35 mil empregos. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Rio na rota internacional da cocaína: em 20 meses, polícia apreendeu 10,5 toneladas em portos do estado

A cidade do Rio se transformou na principal rota para exportar cloridrato de cocaína aos Estados Unidos e países da Europa. Segundo a Polícia Federal e a Polícia Civil do Rio, bandidos da Maré têm armazenado a droga para traficantes internacionais até que seja embarcada em contêineres de navios, ancorados no Porto do Rio, com destino à Europa e à África. Entre fevereiro de 2020 e 5 de outubro deste ano, a polícia apreendeu 10,5 toneladas do entorpecente. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

O Paraná: Até setembro, portos paranaenses movimentaram 44,4 milhões de toneladas de cargas

O volume total registrado até setembro foi puxado principalmente pelas altas registradas na movimentação de carga geral em Paranaguá e Antonina, por sua vez 11% a mais que no mesmo período de 2020. São produtos como açúcar e outros gêneros alimentícios, veículos, maquinários e peças, cargas em contêineres e celulose. Íntegra para associados.

Modais em Foco: Porto de Vitória inicia operação de nova carga

O Porto de Vitória iniciou a movimentação de carga geral com o embarque de bobinas no Cais de Capuaba, em Vila Velha, e o transporte por cabotagem ao Porto de São Francisco do Sul. As bobinas são comumente utilizadas para atender as indústrias automobilísticas e de eletrodomésticos. A operação é realizada pela Multilift Logística. Além da vazão dos produtos, o armazenamento é feito na retroárea de Capuaba. Íntegra para associados.

Santa Portal e A Tribuna de Santos On-line: Operação para fiscalizar produtos perigosos no Porto de Santos é encerrada

A operação coordenada pelo Ibama no Porto de Santos para fiscalizar cargas de produtos perigosos foi encerrada na sexta-feira (8). A vistoria, iniciada em 27/09, participação de equipes da SPA, Anvisa, Antaq, ANTT, Exército, Capitania dos Portos, Receita Federal e Corpo de Bombeiros, foi realizada em 42 terminais do Porto Organizado, dez empresas fora da área de jurisdição da SPA e em instituições do Polo Industrial de Cubatão. Segundo o Ibama, os terminais evoluíram em relação às condições adequadas de movimentação de cargas perigosas, confirmando que as operações no Porto de Santos são seguras. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna.

A Tribuna de Santos (p. b-6): Frente parlamentar critica projeto de novos terminais

Nota técnica da Frenlogi aponta que os projetos de arrendamento das áreas STS 53, em Outeirinhos, e STS 10, no Saboó, no Porto de Santos merecem ser revistos pela SPA. Sugere a apresentação “de um estudo realista” para atendimento oportuno da demanda de fertilizantes via linha férrea da Margem Direita. A situação passou a ser estudada pelo grupo no Congresso, em razão da consulta pública do STS 53, que está aberta para contribuições até o próximo sábado. Outra matéria da A Tribuna de Santos diz que a Frenlogi alega que o arrendamento dessa área vai gerar conflito com outros projetos. O berço de navios de cruzeiros em frente ao Concais será utilizado pelo STS 53, passando então para o Cais do Valongo, mas ainda não há estudos que demonstrem a viabilidade da proposta. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Movimentação de navios no Porto de São Francisco do Sul cresce 17% em 2021

O aumento foi impulsionado pela carga geral, principalmente madeira, celulose e ferro fundido, que no primeiro semestre de 2021, totalizou 2,4 milhões de toneladas, contra 1,3 milhão no ano passado, um acréscimo de 77%. A importação de produtos siderúrgicos está diretamente relacionada com a retomada da atividade econômica pós-pandemia, especialmente, na construção civil. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: DP World apresenta o futuro do transporte na Expo 2020

A DP World Cargospeed, apresentada na Expo 2020 Dubai de 1º/10/2021 a 31/03/2022, é uma parceria entre a DP World e a Virgin Hyperloop que vai permitir a entrega rápida, sustentável e eficiente de cargas em todo o mundo por meio de ‘pods’ ou cápsulas movidas por uma espécie de trem em um tubo à vácuo. Ainda não se sabe quando a tecnologia poderá ser aplicada, mas ela promete revolucionar a indústria de transporte de cargas e passageiros. Uma viagem de Seul a Paris, por exemplo, levaria três horas com a Cargospeed, enquanto num voo direto o percurso leva 12 horas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Paralisação da Tietê-Paraná já causa R$ 3 bilhões em prejuízos

A pior crise hídrica dos últimos 91 anos interrompeu o transporte de produtos agrícolas pela hidrovia Tietê-Paraná. As empresas que utilizam o serviço afirmam que falta ação do poder público. Já órgão estadual responsável pelo trecho paulista diz fazer o possível e acusa o governo federal de não liberar os recursos necessários para obras que poderiam resolver o problema. A CNT diz que as perspectivas para o futuro são pouco animadoras. Íntegra para associados.

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