Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

21/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Privatização de Santos reduz tarifa em 30%

A modelagem da privatização deverá ser colocada em consulta pública na segunda quinzena de novembro. A privatização do Porto de Santos exigirá R$ 16 bilhões em investimentos e propiciará uma queda imediata de 30% na principal tarifa paga pelos armadores. O futuro concessionário precisará, entre outras ações, aumentar a profundidade dos canais de 15 para 17 metros e bancar o túnel Santos-Guarujá. O contrato terá 35 anos de vigência, podendo ser estendido por mais cinco anos. A participação de operadores de terminais arrendados no porto e dos armadores será limitada em até 15% individualmente ou até 40% no bloco de acionistas. A limitação tenta evitar que a administração do condomínio fique nas mãos de um agente que teria, pelo menos em tese, a possibilidade de afetar seus concorrentes. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Leilão de ‘superterminal’ mudará cara do porto e acirrará briga por contêiner

Os planos da SPA é que o STS 10, no Saboó, terá capacidade parecida com os terminais da BTP e da Santos Brasil. Eventual vitória da BTP ou da Santos Brasil nesse leilão garantiria para uma delas posição predominante nas cargas conteinerizadas em Santos. Segundo o jornal, a participação das duas acionistas da BTP – APM Terminals e TIL – de forma autônoma também é uma possibilidade. Outros três pesos pesados do setor demonstram forte interesse no leilão: a China Merchants, que comprou 90% do TCP em 2017, o grupo filipino ICTSI, que opera nos portos do Rio de Janeiro e Suape, e a Port of Singapore Authority (PSA). Íntegra para associados.

Valor Econômico e Folha: Portaria gera dúvidas, e ANTT avalia primeiras ferrovias sob novo marco

A diretoria da ANTT avalia hoje o aval para pedidos de outorga para novas ferrovias no regime de autorização, dentre eles, os da VLI Logística para trechos no Mato Grosso e em Minas Gerais. A agência deverá se pronunciar sobre a “compatibilidade locacional” da ferrovia requerida com outras infraestruturas já implantadas ou outorgadas. A palavra final sobre o tema é do Ministério da Infraestrutura. Portaria do ministério publicada na semana passada regulamentou o novo marco legal do setor, enquanto uma medida provisória, de agosto, ainda tramita no Congresso e pode ser alterada pelos parlamentares. Íntegra para associados: Valor e Folha.

Correio Braziliense On-line (Agência Estado): Frente Parlamentar dos Caminhoneiros notifica governo sobre greve

A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas notificou o governo federal e autoridades parlamentares sobre a paralisação dos caminhoneiros em 1º de novembro e o estado de greve desde o último sábado (16), “motivada pelos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis e outras pautas”. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Correio Francisquense: Porto de São Francisco sobe para o quarto lugar no ranking ambiental dos portos brasileiros

O porto catarinense passou do 7º para o 4º lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA)  da Antaq entre os 37 portos públicos do Brasil. Numa pontuação máxima de 100 pontos, o chegou a 96,95, aumento de 12% ante o ano anterior. Na semana passada, os portos que ocupam os três primeiros lugares do ranking (Itajaí, Paranaguá e Pecém) foram homenageados e receberam o Prêmio Antaq 2021, em evento em Brasília. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-10): Porto de Santos prepara novo contrato da dragagem do canal

A SPA abrirá, no próximo dia 5, as propostas de empresas interessadas em realizar o serviço. A nova contratação de dragagem de manutenção terá a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por até cinco anos. A DTA Engenharia salienta que seu contrato vence apenas no ano que vem, mas aponta “intercorrências” nesse período de validade do contrato com a estatal, que seguem aguardando posicionamento da estatal há mais de um ano. Íntegra para associados. 

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Informativo dos Portos: Entidades públicas de Itajaí enviam relatório ao Minfra pela manutenção da regionalização

O Fórum de Defesa pela Manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal do Porto de Itajaí, reunido na terça-feira (19), pretende prorrogar o prazo de vigência do Convênio de Delegação 08/1997 por, pelo menos, mais 25 anos. Na próxima semana, a Autoridade Portuária de Itajaí, a Univali e a comunidade portuária deverão apresentar a proposta  ao Minfra, SNPTA e EPL. Portos e Navios e Informativo dos Portos.

Portos e Navios: Mercosul Line lança serviço de cabotagem ligando Sul e Nordeste

A Mercosul Line (CMA CGM) lançou o serviço denominado “New Nexco”, ligando Manaus às regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. “Manaus é um porto estratégico, localizado no coração de uma região industrial dinâmica. O serviço ligará os portos de Santos, Salvador, Suape e Manaus”, declarou a companhia. Íntegra para associados.

Revista Informativo dos Portos: Um novo momento para os terminais alfandegados brasileiros

O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, fala sobre o projeto liderado pela ABTRA na área do Porto de Santos, que está trazendo um novo olhar sobre os serviços prestados por terminais alfandegados no Brasil. Um laboratório de Entrepostagem Industrial Portuária nos últimos três meses simulou, na prática, a atividade de um porto industrial. O Entreposto Industrial Portuário poderá oferecer aos recintos alfandegados a alternativa de diversificarem seus serviços para além da armazenagem de cargas. Os fiscais da RFB puderam comprovar a eficiência e credibilidade no controle aduaneiro das cargas nesse tipo de instalação. As indústrias também podem aproveitar a logística dessas instalações alfandegadas próximas do porto e a isenção de impostos para otimizar suas linhas de produção e montagem dos itens armazenados sob controle aduaneiro. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco