Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão e Valor Econômico: Governo corre risco de perder R$ 83,7 bilhões em projetos privados para ferrovias
Nesta sexta-feira (29), vence o prazo de validade de 60 dias da MP 1065 que criou o regime de autorização simplificada para que as empresas liderem a construção de novas estradas de ferro no País. A MP pode ser renovada por mais 60 dias, mas essa decisão depende do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que, até agora, não deu sinais de que vá renovar a medida. O MP no TCU ingressou na última semana com um pedido de medida cautelar para impedir o governo de expedir outorgas por meio desse regime. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
Correio Braziliense e Valor Econômico: Porta-vozes de caminhoneiros dizem que promessa de greve dia 1º está de pé
Uma pesquisa da Fretebras mostrou que 59% dos caminhoneiros que usam a plataforma de fretes apoiam as paralisações previstas para 1º/11 e 54% pretendem realmente parar as atividades na data. Segundo o estudo que consultou 2.023 caminhoneiros da sua base de dados, o número de apoiadores é quatro pontos percentuais menor do que nas paralisações do último dia 8/9. Íntegra para associados: Correio e Valor.
Imprensa regional:
Santa Portal: Porto de Santos adere ao World Logistics Passport
A SPA acaba de se tornar a primeira administradora portuária brasileira a aderir ao Passaporte Mundial de Logística —, programa de fidelidade baseado em parcerias, que visa impulsionar as transações comerciais pelo Porto de Santos por meio da cooperação internacional. O WLP foi projetado para superar barreiras comerciais não tarifárias, como a ineficiência logística, que atualmente limita o crescimento do comércio entre os mercados em desenvolvimento. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Antaq disponibiliza painel do Índice de Desempenho Ambiental dos portos em seu portal na internet
A ANTAQ disponibilizou ontem, em seu portal na internet, o Índice de Desempenho Ambiental – IDA, com os números do atendimento às conformidades ambientais levantadas pela Agência em 31 portos públicos e 92 terminais privados no ano de 2020. Os dados também são utilizados para apuração dos vencedores da categoria “Desempenho Ambiental” do Prêmio ANTAQ, que teve sua 4ª edição realizada em outubro. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Tufões e ciclones atingem a Ásia, afetam portos, aeroportos e toda a cadeia de comércio exterior
Além do impacto estrutural causado pelas recentes tragédias naturais, portos, aeroportos e pontos estratégicos para a logística internacional brasileira foram interditados, aumentando ainda mais a crise do comércio internacional e do transporte de contêineres. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021