Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

27/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e O Globo On-line: Chance de greve como a de 2018 é zero, diz Tarcísio

O ministro Tarcísio de Freitas, em vídeo que circula nos grupos de comunicação de caminhoneiros, afirma que a chance de uma paralisação da categoria no próximo dia 1º como a de 2018 é “zero”. Segundo o ministro, a paralisação de 2018 tomou aquela proporção porque contou com a adesão das empresas de transporte, que fizeram “locaute, com apoio do agronegócio” e as consequências foram ruins, pois as transportadoras passaram a operar sob insegurança jurídica. Apesar da análise do ministro, empresários se dizem preocupados. Hoje um grupo de 1,5 mil caminhoneiros bloqueou um trecho da BR-316 na região metropolitana de Belém para protestar pelo cumprimento de leis estaduais sobre transporte de carga e locomoção em rodovias estaduais, e pediram fiscalização do Detran do Pará. Íntegra para associados: Valor e O Globo.

Estadão On-line e Valor Econômico: Pacheco envia projeto do marco legal das ferrovias à Câmara e fala em eventual prorrogação de MP

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, remeteu ontem, para análise da Câmara dos Deputados o projeto de novo marco legal das ferrovias. O encaminhamento ocorre 21 dias após a aprovação do texto pelos senadores, que chancelaram a proposta no último dia 5. A votação foi acelerada no Senado após o governo editar uma MP com conteúdo similar. O plano, por sua vez, corre o risco de ser inviabilizado pois a MP perde sua validade nesta sexta-feira (29). Pacheco afirmou que o Senado busca uma “compatibilização” para que haja tempo para a Câmara apreciar o projeto dos senadores, dando-se “tempo para a MP, eventualmente com sua prorrogação”. Mesmo diante de incertezas, o governo continua empenhado em ampliar a lista de novos ramais ferroviários que poderão ser contemplados com investimentos no novo regime de autorização. Autorizações podem render R$ 100 bi para ferrovias. Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Estadão On-line: Rumo transforma autorizações de ferrovias em batalha judicial contra VLI

No centro da disputa está, basicamente, o controle do escoamento da produção do agronegócio em Mato Grosso e Goiás. Nos bastidores, a avaliação é de que o governo teria adotado um critério vago, sem prever alguma forma concorrência nos casos em que os trechos tiverem mais de um interessado. O fato de ter publicado uma medida provisória enquanto tramita um projeto de lei sobre o mesmo assunto é outra crítica. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel S.A) e Correio Braziliense On-line: Ministro orienta caminhoneiro a subir preço do frete

Na tarefa de acalmar os caminhoneiros que voltaram a fazer ameaça de paralisação no dia 1° de novembro, o ministro Tarcísio de Freitas está tentando dialogar argumentando que os motoristas não deveriam tratar o governo como culpado. Pelas orientações do ministro, se o combustível sobe, eles deveriam elevar também o preço do frete, passando adiante o reajuste. Uma parte até concorda com Tarcísio de Freitas, mas há uma outra parcela que alerta para o risco inflacionário contido na sugestão. Para os caminhoneiros, o ministro não considera a dificuldade em repassar os preços às empresas de transporte. Íntegra para associados: Folha e Correio.

Valor Econômico (artigo do colunista Daniel Rittner): Leilões de infraestrutura atraem pesos-pesados

Nos portos, em 19 de novembro o leilão dos terminais STS 08 e o STS 08, em Santos, para operar granéis líquidos, deverá ser disputado pela Raízen, Santos Brasil, Catallini / Spolt, Ultracargo, Ageo e Transpetro. Além disso, China Merchantes, ICTSI e Port of Singapore Authority estão de olho no leilão do superterminal de contêineres em Santos, o STS 10, que será licitado em 2022. Santos Brasil e BTP, que brigam pela liderança no porto, não querem perder a chance de crescer. As sócias da BTP – APM Terminals (subsidiária da Maersk) e a suíça TIL também cogitam participar sozinhas. Íntegra para associados.

Uol: Agronegócio a ver navios: Falta de contêineres para a exportação de carne, café e algodão encarece frete e aumenta custos do agro

Durante a pandemia, grandes mercados como China e EUA reduziram sensivelmente o ritmo de produção e consumo, mas agora demandam boa parte dos contêineres disponíveis. A falta de contêineres está gerando alta nos custos para os exportadores. Sem ter como embarcar seus produtos, eles precisam arcar com despesas de logística e armazenamento até conseguirem escoar a produção. No agro, os itens mais afetados são as carnes bovina, de aves, café, algodão e fumo. Os fretes na rota Brasil-China aumentaram 625% entre o início da pandemia e hoje. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8): Câmara quer porto-indústria em Santos

A audiência pública ontem na Câmara Municipal de Santos sobre oportunidades da implantação do projeto Porto-indústria contou com a presença dos vereadores Adilson Júnior e Francisco Nogueira, do engenheiro Adilson Gonçalves, da Secretaria de Assuntos Portuário, e do presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho e do seu diretor-executivo, Angelino Caputo. O foco é atrair empresas para a região e gerar emprego e renda a partir de atividades relacionadas às operações portuárias. De acordo com o Angelino, uma das alternativas é o aproveitar a área já existente como recinto alfandegado para que uma indústria pequena ou média, que não quer montar a sua planta industrial própria, contrate o recinto para desenvolver a atividade industrial se valendo de regulamentos e benefícios do modelo aduaneiro. Íntegra para associados.

Santa Portal: Desestatização do Porto de Santos é tema de painel em Congresso de Direito Marítimo e Portuário

A desestatização do Porto de Santos será tema de um painel no III Congresso de Direito Marítimo e Portuário, realizado pela ABDM em parceria com o Complexo Educacional Santa Cecília, nos dias 4 e 5 de novembro. Inscrições on-line: https://www.sympla.com.br/iii-congresso-brasileiro-de-direito-maritimo-e-portuario-da-abdm__1372292. A primeira versão do projeto será apresentada até o fim deste ano. A expectativa é de investimentos de R$ 10 bilhões, segundo a SNPTA. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos On-line: Regras da Anvisa para Temporada de Cruzeiros devem sair nesta quinta-feira

A temporada começa no próximo dia 5 de novembro. As armadoras terão pouco tempo para as adequações até os embarques dos primeiros passageiros. O sinal verde para as viagens está condicionado à edição, pelo Ministério da Saúde, de normativas que definam situações que poderão ser consideradas surtos de covid-19 em embarcações e “as condições para o cumprimento de quarentena de passageiros e de embarcações”. No Porto de Santos, até abril do ano que vem, seis cruzeiros farão escalas, segundo o Concais. São esperados 237 mil passageiros, o que deve movimentar mais de R$ 132 milhões na economia da região. Íntegra para associados.

O Documento (Agência Senado): Debate sobre privatização do Porto de Itajaí, em SC, divide governo federal e setor local

Representantes locais que participaram da audiência ontem na Comissão de Infraestrutura são contrários à mudança na autoridade portuária de Itajaí. Mas o governo federal cita o aumento da eficiência portuária como vantagem da aprovação do projeto. Esperidião Amin defendeu a manutenção da autoridade municipal, ressaltando que resultados, em 28 anos, são bons. Íntegra para associados.

O Maranhense: Embarque simultâneo com dois carregadores de navio torna exportações via Tiplam ainda mais ágeis

O Tiplam implementou um sistema de embarque simultâneo com dois ship loaders num mesmo navio, fazendo as operações alcançar uma taxa efetiva de carregamento de 4.400 toneladas/hora. É um ganho de até 24 horas nos embarques em um navio que transporta 60 mil toneladas, em comparação com os carregamentos que utilizam um único carregador. O terminal responde por 23% da soja e do milho exportados pelo Brasil e por 22% do açúcar exportado pelo Porto de Santos. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Pecém bate recorde de movimentação em setembro

O Porto do Pecém somou 2.190.896 toneladas movimentadas em setembro. O resultado supera o recorde anterior estabelecido em agosto, de 2.161.715 toneladas, e representa um crescimento de 38% na movimentação acumulada em relação ao mesmo período do ano anterior, somando 16.012.138 toneladas entre janeiro e setembro de 2021. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Desestatização dos portos organizados será tema do 8º encontro da ATP

A ATP promove hoje o 8º Encontro ATP com o tema “Desestatização dos Portos Organizados: Uma Visão do Setor Privado”. O ex-secretário de Desestatização, Salim Mattar, fará a palestra magna do encontro, que acontece em formato presencial e online, com transmissão ao vivo pela internet em: https://bit.ly/3nrNN85. O Painel Principal – ‘Desestatização dos portos organizados: Uma visão do setor privado’ – contará com o economista Armando Castelar, do IBRE/FGV e UFRJ, o ministro Diogo Piloni, o CEO do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, a especialista em Sustentabilidade e Governança Portuária, Flávia Nico, e o Presidente da ANUT, Luis Henrique Baldez. A mediação será do jornalista Leopoldo Figueiredo. O encerramento do 8º Encontro caberá à Presidente do Conselho Diretor, Patrícia Lascosque. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco