Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line (Agência Brasil) e Santa Portal: Consulta para privatizar Porto de Santos sai neste ano, reafirma Tarcísio
O ministro da infraestrutura disse ontem (27), num seminário online sobre agronegócio promovido pelo BTG Pactual, que os estudos sobre o modelo de privatização do Porto de Santos estão perto da conclusão e a consulta pública deverá ocorrer ainda neste ano. A proposta vencedora do leilão deverá investir R$ 16 bilhões para aprimorar a infraestrutura no porto. Freitas também confirmou a previsão de que a primeira privatização da Codesa ocorrerá ainda no primeiro trimestre de 2022, com R$ 1,6 bilhão em investimentos privados. Outro porto que está na mira para ser privatizado é o de Itajaí, que deverá receber R$ 2,8 bilhões em investimentos. Íntegra para associados: Valor e Santa Portal.
Estadão On-line, Folha On-line: Pacheco se compromete em prorrogar MP das autorizações de novas ferrovias
A decisão de prorrogar a MP ocorreu após a negociação com o governo. Pacheco e seus aliados não estavam nada satisfeitos com o teor da portaria publicada pelo MINFRA que regulamentava as regras da MP. Pelo acerto, uma nova portaria deve ser publicada pelo MINFRA hoje (28) para tentar ajustar o texto e aplacar as críticas à anterior. Basicamente, a nova portaria deverá deixar claro que o critério de privilegiar a ordem de chegada dos pedidos será usado apenas para a análise técnica que será feita pela ANTT, e não em relação à autorização em si. Ainda outra matéria do Estadão On-line informa que, segundo o ministro, o plano de investimento de R$ 100 bi em ferrovias é ‘maior boom’ no setor no País e que com o regime de autorização a participação do modal na matriz de transportes vai saltar de 20% para 40% em 2035. Íntegra para associados: Estadão 1, Folha e Estadão 2.
Correio Braziliense On-line e Folha On-line (Painel S.A): Às vezes, quem destrói o frete é o próprio caminhoneiro, diz Tarcísio de Freitas
Segundo o ministro, em almoço da Frente Parlamentar Mista Pelo Brasil Competitivo, em Brasília, os pleitos dos caminhoneiros não têm solução simples e que eles resistem à verdade de que o autônomo tem de se reinventar. Na terça (26), o presidente da CNT, Vander Costa, se reuniu com o ministro para falar sobre a segurança na movimentação de cargas frente a uma eventual greve. Garantiu que as transportadoras não vão parar e descartou a hipótese de desabastecimento. Íntegra para associados: Correio e Folha.
Valor Econômico: BNDES abre consulta pública para rodovias de MG
O BNDES informou ontem a abertura de consulta pública por 45 dias sobre a concessão de quatro lotes do programa de concessões rodoviárias de Minas Gerais. O pacote conta com mais de 3 mil km de malha e prevê atração de R$ 11 bilhões em investimentos. A licitação ocorrerá com apoio do banco. O edital deverá ser publicado até janeiro e o leilão ocorrerá até abril do próximo ano. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
JB Litoral: Porto de Paranaguá realiza embarque excepcional de madeira sem contêineres
O Porto de Paranaguá realizou ontem (27) mais um embarque de madeira em um navio Ro-Ro. É a segunda vez nos últimos anos que esse tipo de embarcação é utilizado para carga geral. A primeira foi em setembro. A operação mostra que o porto pode atender a demanda dos exportadores, mesmo em eventual falta de contêineres. Íntegra para associados.
Santa Portal: Contêiner e fertilizantes crescem 2 dígitos e demandam expansão de capacidade
O crescimento na movimentação de contêineres no Porto de Santos continua se mantendo a dois dígitos, acumulando até setembro 3,6 milhões de TEU, 19,6% acima do apurado nesse período em 2020. O desempenho positivo ocorre mesmo diante da falta de contêineres que afeta o mercado internacional. A movimentação de fertilizantes também cresceu 28,6% no acumulado do ano (5,8 milhões de toneladas). O presidente da SPA, Fernando Biral, ressaltou a importância do novo terminal STS 53, dedicado especialmente a fertilizantes e sulfatos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. b5) e Portos e Navios: Piloni: Porto desestatizado tem melhor eficiência
O secretário Diogo Piloni, durante o encontro promovido ontem pela ATP, em Brasília, garantiu que o governo concluirá o processo de desestatização do Porto de Santos antes do final de 2022, mesmo sendo um ano eleitoral, e que o edital será publicado até o final de novembro deste ano. Acrescentou que o único porto que está qualificado e está na ‘zona de final de governo’ é Santos. São Sebastião e Itajaí estão com programação para meados de 2022, porém são projetos mais simples do ponto de vista de modelagem e na discussão dos editais junto ao TCU. Íntegra para associados: A Tribuna e Portos e Navios.
Imprensa setorial:
Portos e Navios, Portogente e A Tribuna de Santos: Setor portuário se despede de Clythio van Buggenhout
O setor portuário se despediu ontem de Clythio van Buggenhout, diretor de relações governamentais da Cargill e presidente do conselho deliberativo da ABTP. A notícia do falecimento repentino do executivo consternou agentes do setor, que publicaram mensagens nas redes sociais destacando o seu perfil atuante. Íntegra para associados: Portos e Navios, Portogente e Tribuna.
Informativo dos Portos: Movimentação de contêineres por EBNs cresce 21,5% no 3T2021
O transporte de contêineres pela costa brasileira cresceu 21,5% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, superando a marca de um milhão de TEU no acumulado dos nove primeiros meses do ano. Desse total, 900 mil TEU correspondem ao transporte de cabotagem. No terceiro trimestre, a movimentação total ficou em 419,4 mil TEU, ante 345,2 mil TEU em igual período do ano anterior. Levantamento da Abac aponta que os dados de julho a setembro deste ano mostram que o mercado da cabotagem já se recupera de uma ligeira queda registrada em 2020, influenciada pela pandemia. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021