Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/10/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e Estadão On-line: TCU nega pedido contra construção de ferrovias

O ministro Bruno Dantas rejeitou o pedido de medida cautelar apresentado pelo Ministério Público para que o governo federal fosse impedido de emitir autorizações para a construção de novas ferrovias. No entanto, Dantas sinalizou que o tribunal poderá considerar irregular a priorização do critério de ordem de chegada para análise e eventual emissão das outorgas estabelecido no novo marco legal das ferrovias. Outra matéria do Estadão On-line informa que a portaria do MINFRA sobre ferrovias privadas foi retificada pelo MINFRA, conforme edição extra do DOU de ontem, esclarecendo que a prioridade não é da concessão da outorga, mas da análise do pedido. Ainda segundo o Estadão On-line, ontem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou a prorrogação da MP 1065/2021, que criou o regime de autorização para novos trechos de ferrovias. Com isso, seguem ativas as 25 propostas de novos trechos ferroviários apresentados ao MINFRA Íntegra para associados: Valor, Estadão 1, Estadão 2 e Estadão 3.

Correio Braziliense On-line (Agência Estado), Estadão On-line e Folha On-line (Painel S.A): Em reunião com deputados, caminhoneiros reafirmam que greve está mantida

Em uma reunião ontem na Câmara dos Deputados, transportadores rodoviários autônomos e celetistas afirmaram que vão paralisar as atividades em 1º de novembro caso o governo não atenda às reivindicações da categoria. Eles estão com uma proposta de precificação do óleo diesel para apresentar ao governo baseada exclusivamente em custos nacionais. Sindicatos de frentistas começam a organizar ações de apoio aos motoristas. O Sindicam estima que seus 2 mil associados devem aderir à greve. No fim de julho, transportadores da região interromperam as atividades durante um dia, sem impactos à operação do Porto de Santos. Íntegra para associados: Correio, Estadão 1, Folha e Estadão 2.

O Globo On-line e Valor Econômico: Via Dutra: pedágio flexível, descanso para caminhoneiro, wi-fi. Veja o que prevê o leilão da rodovia que será realizado hoje

O leilão hoje da via Dutra, às 14n na B3, será o maior certame rodoviário da história. O critério de julgamento será a combinação de menor valor de tarifa de pedágio (limitado a um desconto máximo de 15,31% permitido) com o de maior valor de outorga fixa (dinheiro que vai para o Tesouro Nacional). CCR e Ecorodovias foram as únicas a entregar propostas. São previstos R$ 15 bilhões de investimentos privados. A licitação dará início ao “Super Infra”, uma nova temporada de leilões de infraestrutura de transportes do Ministério da Infraestrutura com o objetivo de garantir mais R$ 23,5 bilhões para o desenvolvimento do setor. Íntegra para associados: O Globo e Valor.

Folha, G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. b-5): Cruzeiros marítimos estão autorizados a partir de 1° de novembro

A portaria do Ministério da Saúde publicada no DOU de ontem autoriza os cruzeiros marítimos a navegar no Brasil a partir de 1° de novembro. Fala também das condições para o cumprimento do isolamento e quarentena para viajantes e funcionários dos navios. A Anvisa prepara um protocolo com regras sanitárias. Todos os navios devem partir do Porto de Santos. A primeira viagem está prevista para a próxima sexta-feira. Íntegra para associados: Folha, G1 e A Tribuna.

Imprensa regional:

Paraná Cooperativo: Volume de carga movimentada em contêineres aumenta 13% no Porto de Paranaguá em 2021

O volume de produtos importados e exportados em contêineres cresceu 13% no Porto de Paranaguá neste ano. De janeiro a setembro de 2021 foram movimentadas 8.908.358 toneladas de carga (704.474 TEU). No mesmo período do ano passado foram 7.861.213 toneladas (675.808 TEU). Segundo o balanço até setembro, no sentido exportação foram 4.741.624.470 toneladas movimentadas em contêineres. Na importação foram 3.999.533.128 toneladas. Íntegra para associados.

ES Hoje e Portos e Navios: CODESA é a melhor docas do País em índice de governança do TCU

A Codesa atingiu o primeiro lugar entre as melhores docas do Brasil, segundo o Índice Integrado de Governança e Gestão (IGG). O Porto de Vitória conseguiu média de 0,66, destacando-se, principalmente, pela qualidade gerencial e transparência na condução de processos de contratação. Íntegra para associados: ES Hoje e Portos e Navios.

Diário do Litoral e A Tribuna de Santos (p. a-3): Complexo Andaraguá pode gerar até 17 mil empregos para a Região

As obras de implantação do Complexo Andaraguá, em Praia Grande, poderão ser retomadas em breve. O TJ-SP revalidou a licença prévia técnica  para a construção do empreendimento. O complexo estima concentrar mais de 200 empresas de diversos segmentos não poluentes em um local onde possam ter acesso fácil às importações  e exportações. A expectativa é a criação de 17 mil empregos diretos e  indiretos com o funcionamento do complexo. Íntegra para associados: Diário do Litoral e A Tribuna.

G1 Santos: Navio entra em quarentena após quatro tripulantes testarem positivo para Covid-19 no Porto de Santos

Segundo a SPA, o navio Belmoira, de bandeira panamenha, atracado para o desembarque de sal no Armazém 32, teve as operações suspensas pela Anvisa por volta das 11h30 de ontem, por conta do estado de saúde de alguns dos trabalhadores. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Usuários cobram reflexo de desestatizações nas tarifas

O presidente executivo da Anut, Luís Henrique Baldez, afirmou que usuários e donos de carga desejam que, com as desestatizações, os ganhos de produtividade e eficiência administrativa estejam refletidos nas tarifas pagas pelos usuários e pela sociedade. “Queremos o modelo que venha a ser empregado para desestatização da Codesa leve a uma melhoria de produtividade, aumento de capacidade, mais oferta, pouca concentração e tarifas justas”. Já o secretário Diogo Piloni disse que o governo está atento ao ‘dia seguinte’ da concessão dos portos. “Não consigo enxergar processo da desestatização como algo que traga um elemento potencializador da concentração do mercado”. Ele citou que o Espírito Santo possui um grande número de instalações portuárias já implantadas e sendo implantadas, o que gera expectativa de competição e incentivos para atuação desses concessionários. Íntegra para associados.

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