Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, Folha On-line e Valor Econômico: Paralisação de caminhoneiros afeta operações no porto de Santos
As atividades em vários terminais de armazenagem e reparo de contêineres vazios e de despacho aduaneiro de exportação seguem impedidas de atuar devido a manifestação promovida pelo Sindicam. O movimento grevista impede que as empresas trabalhem utilizando as suas frotas próprias para a retirada de contêineres. Segundo o MINFRA, não há registros de paralisações em rodovias. No porto de Santos 20% das embarcações estão sendo afetadas pela diminuição de volume, principalmente de contêineres. Representantes da pasta devem se reunir hoje com as transportadoras para buscar uma forma de alinhar e reforçar a segurança das cargas que seguem para o porto. Ontem, o STF revogou sentença do TRF-1 que autorizava o bloqueio de estradas federais por motoristas grevistas. Com isso, a ocupação e obstrução de rodovias voltam a ficar proibidas. Íntegra para associados: Estadão, Folha e Valor.
Money Times: Cosan assina acordo com chinesa para adquirir porto em São Luís
A Cosan assinou acordo com a CCCC para aquisição de 100% do TUP Porto São Luís. O projeto é importante para a companhia dar prosseguimento a uma joint venture em mineração integrada pela Cosan que deve começar a produzir minério de ferro no Pará em 2025. Íntegra para associados.
Folha On-line (Reuters): Cade multa Rumo em R$ 247 milhões por inviabilizar atuação de rival
O Cade anunciou ontem que aplicou multa de R$ 247,1 milhões à Rumo por abusar de posição dominante e criar dificuldades para rival de transporte ferroviário na exportação de açúcar. A penalidade refere-se a uma investigação aberta em 2016, após a rival Agrovia alegar que dependia da Malha Paulista, controlada pela Rumo, para transportar açúcar até o Porto de Santos, mas que a empresa estava criando empecilhos. Por isso, a Agrovia teve que encerrar suas atividades. Íntegra para associados.
Estadão On-line, Folha On-line (Vaivém das Commodities) e Valor Econômico: Balança comercial fica no azul em US$ 2 bilhões em outubro, metade do que no mesmo mês em 2020
Segundo a Secex, no mês passado a corrente de comércio avançou 39,3%. As exportações somaram US$ 22,520 bilhões, com alta de 27,6%, e as importações chegaram a US$ 20,516 bilhões, com avanço de 54,9%. A desaceleração no crescimento das exportações foi influenciada pelo recuo de preços do minério de ferro, pelo veto à carne brasileira pela China e pelos embarques menores de produtos como milho e café. Já a alta nas importações brasileiras ocorrida em outubro se deu, principalmente, pelo aumento do preço dos produtos comprados do exterior. Íntegra para associados: Estadão, Folha e Valor.
Valor On-line: Comércio entre Brasil e Argentina cresce 44% em outubro na comparação anual
A corrente de comércio entre Brasil e Argentina cresceu 44% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Secex. As exportações argentinas para o Brasil atingiram US$ 1,218 bilhão, enquanto as exportações brasileiras para o vizinho foram de US$ 1,125 bilhão em outubro, deixando um superávit de US$ 92,4 milhões para a Argentina. Na comparação com outubro de 2020, as exportações argentinas para o Brasil cresceram 50,5% e as exportações brasileiras para a Argentina subiram 38%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Boqnews: Desestatização pode acarretar o fim de pequenas e médias empresas portuárias
O empresário e presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro, em entrevista ao jornal, fala do anúncio da divulgação do projeto de desestatização do Porto de Santos previsto para este mês e dos riscos da formação de conglomerados mundiais interessados em gerenciar a SPA, que deverão impactar no médio e longo prazos a permanência de pequenas e médias empresas nas operações portuárias em Santos. Bayard, no entanto, ressalta que é a favor da desestatização do porto e que cuidados devem ser tomados para não ocorrer uma concentração de forças. Íntegra para associados.
Diário do Rio: Docas do Rio fecha 3º trimestre com alta de 81,9% no faturamento acumulado do ano
De janeiro a setembro deste ano, a movimentação de cargas pelos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis cresceu 23,9%, comparada aos números do ano passado. No último mês de setembro atingiu a marca de 6 milhões de toneladas – a segunda maior movimentação mensal do ano e superando em 6,4% o volume de agosto. O resultado de setembro foi impulsionado pela movimentação de 5,22 milhões de toneladas no Porto de Itaguaí – aumento de 9,1% em relação a agosto passado e de 7% comparado a setembro de 2020. O Porto do Rio de Janeiro movimentou 759 mil toneladas, volume 4,9% maior que o de setembro de 2020. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste: Quem é e o que pensa Mayhara Chaves, única mulher no comando de um porto entre os sete federais do País
Em entrevista ao Projeto Elas, do Sistema Verdes Mares, que instiga a reflexão sobre a participação da mulher na sociedade, a engenheira e diretora-presidente da Companha Docas do Ceará, Mayhara Chaves, fala do futuro da participação feminina no ambiente portuário, ainda dominado pela presença masculina. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line e A Tribuna de Santos – Click (p. a-8): Greve dos caminhoneiros: terminais e transportadoras estão impedidos de atuar no Porto de Santos
Os terminais retroportuários do Porto de Santos e transportadoras de cargas estão impedidos de operar por conta da greve dos caminhoneiros, segundo a ABTTC e o Sindisan. Eles apontam danos aos veículos que tentam desempenhar as suas atividades. As empresas são forçadas a “evitarem de colocar seus veículos em operação, prejudicando ainda mais o escoamento das mercadorias de exportação”. Íntegra para associados: Tribuna On-line e A Tribuna.
A Tribuna de Santos (p. a-8): No cais, Preziosa abre a retomada de cruzeiros
O MSC Preziosa se prepara para amanhã iniciar a temporada 2021/2022. Ele terá cruzeiros de três e quatro noites partindo do Porto de Santos, com escalas alternadas em Ilha Grande (RJ), Cabo Frio (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ilhabela (SP), Porto Belo (SC) e Balneário Camboriú (SC). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e A Tribuna de Santos: Terminais dialogam em busca de solução para acelerar renovação do Reporto
A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou a extensão do Reporto até 2030. Agora, o tema precisa de aprovação das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. O tema foi incluindo o PL 3.412, da deputada federal Rosana Valle. A ideia é ampliar os benefícios do regime às empresas de dragagem, recintos alfandegados de zona secundária, Redex, Depots e centros de formação profissional e treinamento. A ABTP considera que a vantagem do PL da deputada, em termos de processo legislativo, é que o texto trata exclusivamente da questão do Reporto, mas lembra que o PL do BR do Mar, em tramitação no Senado, está em estágio mais avançado, assim como a MP1.065 – dois dispositivos que tratam da extensão desse regime. Íntegra para associados: Portos e Navios e A Tribuna.
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