Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

09/11/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line (Folha Press), Estadão On-line, O Globo On-line, A Tribuna de Santos (p. a-8), G1 Santos e Santa Portal: Caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos (SP) encerram greve

A paralização dos caminhoneiros que atuam no Porto de Santos foi confirmada pela SPA e pelo Sintraport de Santos, após acordo firmado ontem com as transportadoras. Uma assembleia com dezenas de caminhoneiros e representantes de 68 transportadoras decidiu pelo fim da greve. O acordo comercial prevê o cumprimento da tabela do frete mínimo e mais 10% de aumento, passando a 20% de aumento em dezembro. Segundo a SPA, durante o período de greve o acesso ao porto fluiu normalmente, sem retenção ao tráfego nem concentração de caminhões parados. Uma nova reunião entre o sindicato e as transportadoras será realizada no dia 20 de dezembro para rediscutir os valores dos fretes. Ontem, em entrevista à rádio Jovem Pan Curitiba, o presidente Bolsonaro afirmou que a “tendência de caminhoneiros de parar o Brasil” está crescendo por causa da alta dos combustíveis. “Vamos reclamar de quem é realmente responsável por isso, a Petrobras”. “A melhor coisa que pode fazer para o social é baratear os combustíveis”. Íntegra para associados: Valor, Estadão, O Globo, A Tribuna, G1 e Santa Portal.

Portal Exame: A força do agro: porto de Itaqui, no Maranhão, bate todos os recordes

Em outubro, Itaqui superou o total de movimentação de 2020, com o carregamento de combustível pelo cargueiro Elandra Willow com destino ao Porto de Santos. No primeiro semestre, os embarques somaram 25 milhões de toneladas, principalmente de grãos e outros produtos ligados ao agronegócio, quase o total movimentado em 2020 e 34% a mais do que no mesmo período do ano passado. “Não esperávamos um resultado tão positivo com tamanha antecedência ao final do ano”, disse o presidente do porto, Ted Lago. A expectativa é terminar o ano com 29 milhões de toneladas de carga embarcada. Itaqui foi alçado à condição de quarto maior porto do país. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

O Estado CE: 2021 já é o ano de melhor movimento no Pecém

O Porto do Pecém concluiu outubro com a movimentação de 2.095.848 toneladas, principalmente minérios; combustíveis minerais; ferro fundido; cereais; sal e produtos da indústria de moagem. A movimentação acumulada no ano atingiu 18.107.987 toneladas. “Em dez meses superamos todo o ano de 2019. O encerramento de 2021 deve nos levar à marca de 20 milhões de toneladas movimentadas”, estima o presidente do complexo, Danilo Serpa. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Áreas para granéis líquidos em Santos garantem posicionamento estratégico, avalia Minfra

O leilão de portos previsto para o próximo dia 19 de novembro promete competição acirrada pelas áreas STS-08 e STS-08A, destinadas à movimentação de granéis líquidos no Porto de Santos. Elas estão numa região de influência de cinco refinarias, que fazem o escoamento de cargas no terminal operado hoje pela Transpetro. Segundo o secretário Diogo Piloni, o edital abre espaço para novas infraestruturas de tancagem, permitindo a ampliação da capacidade em 50%, que poderão potencializar a importação de produtos pelo porto. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Terminal rodoferroviário integrará Triângulo Mineiro ao Porto de Santos

O Terminal Rodoferroviário de Fertilizantes de Uberaba (TFER), no Triângulo Mineiro, teve sua pedra fundamental inaugurada em 9 de novembro e, quando estiver em operação, terá capacidade de movimentar um milhão de toneladas do produto. Uberaba é o segundo maior distrito produtor de fertilizantes do país. Além disso, todos os anos, saem dessa região com destino ao Porto de Santos sete milhões de toneladas de açúcar, milho, soja e farelo. O projeto multimodal integrado terá R$ 130 milhões em investimentos por meio de uma parceria entre a VLI, a Construtora Terraço e a Link Logistic Group. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Freitas leva os projetos de privatização do Minfra a investidores no exterior

O ministro Tarcísio cumpre roteiro incluindo Paris, Milão, Madri, Abu Dhabi e Dubai para apresentar a carteira de projetos a operadores mundiais e fundos soberanos de investimentos. Na última parada, em Dubai, está programada a sua participação no painel “Oportunidades em Infraestrutura no Brasil”, do Fórum Invest In Brazil, além de uma visita ao pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Infraestrutura e burocracia são desafios para o comércio exterior apesar do superávit recorde, analisa especialista

Dados da Secex da última quarta-feira (3) apontam saldo positivo de US$ 58,578 bilhões no acumulado do ano até outubro. Apesar disso, segundo a Efficienza, empresa de assessoria no comércio exterior, prosseguem os desafios sobretudo quanto a padronização dos processos, diminuição da burocracia e problemas logísticos estruturais. De acordo com a CNI, a maior competitividade da indústria nacional exige redução de entraves, como a complexidade das leis, greves, encargos, taxas e tarifas, além da diminuição do tempo para a liberação das mercadorias destinadas ao comércio exterior. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco