Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha Press, Painel da Folha (impresso, p. A4), Yahoo e Jornal de Brasília: Empresa aciona TCU e fala em omissão de ministério no Porto de Santos
Ontem a Bandeirantes-Deicmar protocolou documento no TCU contra a prorrogação do contrato de arrendamento assinado pelo governo com a BTP. Alega que a BTP não cumpre as regras do contrato assinado em 2001 e que houve omissão na fiscalização pelo Minfra e pela Antaq. De acordo com a empresa, a BTP por contrato teria obrigação de movimentar granéis líquidos no espaço arrendado, mas passou a operar por meio de contêineres. Pede uma decisão liminar para travar o processo de prorrogação em andamento no Minfra e, ao final da apuração, o rompimento do contrato do Porto de Santos com a BTP. Íntegra para os associados: Folha Press, Painel da Folha (impresso, p. A4), Yahoo e Jornal de Brasília.
Exame Online: Ministério da Infraestrutura apresenta novo Plano de Logística nesta sexta
O Minfra e a EPL apresentam o novo PNL 2035, hoje, a partir das 10h, em debate virtual transmitido pelas redes sociais da pasta. O documento traz iniciativas para mudar a matriz de transporte e torná-la mais racional e sustentável. O planejamento identifica as principais necessidades e oportunidades para o sistema de transporte, indicando alternativas que resultem na redução de custos e na melhoria do nível de serviços, aumentando a eficiência do transporte de cargas. Íntegra para os associados.
Valor Online: Setor externo aponta contribuição negativa no ano
Com queda na margem maior nas exportações do que nas importações, o setor externo contribuiu negativamente para o PIB de julho a setembro de 2021, tirando três pontos percentuais do PIB nesse período, e deve se manter assim no fechamento do ano. Para 2022, o cenário é ainda nebuloso, com perspectiva de queda de demanda de minério de ferro pela China e, na importação, a pressão que se mostra desatrelada da absorção doméstica pode persistir pelo menos até os primeiros meses do ano que vem. Pelas projeções do Ibre, as exportações devem subir 7,5% em 2021 contra o ano passado enquanto as importações devem crescer 11,5%. Íntegra para os associados.
Estadão Online: Pesquisa vê piora na qualidade de rodovias com corte de investimentos
Sondagem feita pela CNT mostra que quase um quarto da malha rodoviária brasileira pavimentada está em estado péssimo (6,9%) ou ruim (16,3%). A maior fatia, 38,6%, encontra-se apenas regular. Com isso, 68,1% das rodovias têm qualidade insatisfatória. Em contraste, apenas 38,2% da malha está em boas ou ótimas condições – esse número era de 41% em 2019. Para a reconstrução e a restauração de vias, calcula-se ser necessário o investimento de R$ 62,9 bilhões. Já a manutenção dos trechos desgastados custaria R$ 19,6 bilhões. Íntegra para os associados.
Brasil 61 (reproduz release da Secex): Acordo de Comércio e Cooperação do Brasil com EUA deve aumentar fluxo de mercadorias e evitar mudanças regulatórias inesperadas entre os dois países
A senadora Kátia Abreu acredita que o Acordo de Comércio e Cooperação Econômica entre Brasil e Estados Unidos vai impulsionar a relação comercial entre os dois países. O PDL 484/2021, que dá forma ao compromisso, foi promulgado pelo Congresso recentemente. Sustentado sobre três pilares, visa facilitar o comércio, simplificar a regulação e combater a corrupção na relação entre brasileiros e norte-americanos. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Eleições não vão alterar desestatização do Porto de Santos, diz ministro da Infraestrutura
O ministro Tarcísio de Freitas e o secretário Diogo Piloni, em entrevista ao programa Porto e Negócios, da Santa Cecília TV, garantiram que o cronograma para a desestatização do Porto de Santos está sendo seguido à risca, e as eleições de 2022 não devem interferir no calendário. O ministro também disse que não tem pretensão de se candidatar a nenhum cargo político: “Existe um programa de infraestrutura muito importante, o maior da nossa história, a gente precisa manter esse programa blindado da política. Questões políticas têm que ficar para depois, no momento certo vamos avaliar o que vai trazer o melhor resultado”. Quanto à desestatização do Porto de Santos, explicou que “Agora, os desafios regulatórios principais são o respeito aos contratos de arrendamento existentes, segundo, a forma de coibir que um operador exerça proeminência sobre o outro, utilize, por exemplo, o domínio econômico, o fato de ser acionista ou shareholder da nova companhia em benefício próprio e em detrimento dos demais operadores. E terceiro, o fato de a gente trazer investimento respeitando as tarifas, conseguindo uma redução, e isso é importante do ponto de vista do custo Brasil”. Íntegra para os associados.
A Tribuna (impresso): Santos cobra investimentos da União
A Prefeitura de Santos solicitou do Minfra que algumas obras da cidade sejam executadas pela empresa que vencer o leilão da desestatização do Porto de Santos. Uma das p ropostas é o túnel ligando a Zonas Noroeste e Leste, que servirá de rota alternativa aos caminhões na descida pela Anchieta-Imigrantes. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Informativo dos Portos: Novos veículos especiais destinados ao Exército chegam pelo Porto de Paranaguá
Seis novos caminhões militares da marca Tatra 8Ã-8 com portadas IRB importados desembarcaram nesta semana no TCP. Os veículos, parte de encomenda do Exército. Fabricados na República Tcheca, chegaram em Paranaguá em contêineres Flat Rack no navio Cap San Lorenzo. A operação de desembarque dos veículos foi realizada na modalidade carga de projeto e teve a duração de uma hora. Os veículos foram retirados com o uso de Reach Stacker e colocados nos caminhões de transporte do Exército para seguirem até os destinos. Íntegra para os associados.
Portal Fator Brasil: Exportação de carga do Uruguai pelo Tecon Rio Grande cresce mais de 200% em 2021
De janeiro a outubro deste ano, O Tecon Rio Grande registrou crescimento de 226% de cargas vindas do Uruguai, em comparação ao mesmo período de 2020. No acumulado até outubro, foram movimentadas 2.328 TEU, o equivalente a mais de 30 mil toneladas de produtos daquele país. Proteína animal e madeira compensada são os principais produtos exportados. Proximidade e otimização de custos são alguns benefícios apontados pelos exportadores. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021