Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão Broadcast, G1.Globo e Valor Online: TCU autoriza processo de privatização da companhia Docas do Espírito Santo
Ontem o TCU autorizou o governo a prosseguir com o processo de desestatização da Codesa. O MINFRA pretende realizar o leilão entre março e abril do próximo ano. O edital deverá ser publicado em janeiro, uma vez que as recomendações do TCU são consideradas bastante viáveis dentro do governo. O projeto sofreu mudanças na tramitação no TCU, dentre elas, o fortalecimento da ferramenta que permite que recursos das contribuições fixa e variável sejam usadas para eventuais reequilíbrios contratuais, gerados pela necessidade de investimento não previsto no contrato de concessão, utilizando-se parte da outorga, sem gerar necessidade de reajuste nas tarifas. O procurador Júlio Marcelo havia solicitado novas audiências públicas, mas não foi atendido pelo ministro relator Bruno Dantas, que afirmou que retornar a desestatização para a fase de consulta pública iria atrasar a atração de investimentos para o país. Íntegra para os associados: Estadão Broadcast, G1.Globo e Valor Online.
Anvisa: Covid-19: Anvisa aprova medidas sanitárias para navios de carga
Ontem a diretoria colegiada da Anvisa aprovou novas medidas sanitárias para a operação, embarque e desembarque de plataformas e de embarcações de carga em portos brasileiros, com o objetivo de reforçar o enfrentamento à covid-19, sobretudo diante da variante Ômicron. Os responsáveis legais deverão exigir de tripulantes, fornecedores e profissionais da comunidade portuária o cumprimento de vários requisitos, incluindo a apresentação de comprovante de vacinação completa, além de triagem pré-embarque para identificação de sintomas da doença. Íntegra para os associados.
CNN Brasil: Inflação alta estimula importação de itens natalinos, diz levantamento da CNC
O levantamento da CNC mostra que a alta inflação do varejo na indústria nacional, combinada com a desvalorização do real, tem feito com que os lojistas optem pela comercialização de produtos importados. Segundo a SEcex, em relação ao Natal de 2020, uma cesta de oito categorias de produtos típicos da ocasião mostra que a importação em toneladas cresceu 19%, nos meses de setembro a novembro. O maior crescimento ocorreu no setor de perfumes, que saltou de cinco toneladas trazidas para o país no trimestre, em 2020, para 33 no mesmo período deste ano (crescimento de 550%). O levantamento também aponta alta de 60% na importação de brinquedos, 21% na de oleaginosas, como castanhas, nozes, avelãs e amêndoas, e 12% na de peças de vestuário e de 3% nas carnes processadas, como as que passam por processos e salga ou defumação, casos de tênder, presuntos e peito de peru. Íntegra para os associados.
Folha /UOL: Cruzeiros voltam com protocolos após pesadelo
Depois dos navios infectados no passado, agora, em outro momento da pandemia, com vacinas disponíveis em larga escala, testes mais acessíveis e uma compreensão maior sobre como se dá a infecção, empresas têm aplicado protocolos e tentado convencer os passageiros de que é seguro voltar a bordo e retomar um dos setores mais afetados pela crise. Entre março e setembro de 2020, período de restrições mais severas pelo mundo para conter a pandemia, a suspensão das operações de cruzeiros representou um impacto de US$ 77 bilhões, com perda de 518 mil empregos e US$ 23 bilhões a menos em salários pagos. Íntegra para os associados.
Valor Online: Agronegócios: Exportações do setor tendem a continuar em alta
As exportações do agronegócio brasileiro renderam US$ 110,7 bilhões de janeiro a novembro de 2021, um crescimento de 18,4% em relação ao ano passado. O avanço foi puxado pelo câmbio favorável e por preços elevados, uma vez que o volume das vendas registrou diminuição de 6,5%. Nem a suspensão das exportações de carne bovina brasileira para a China, que já dura mais de três meses, impediu o novo recorde da balança do setor, pois o Brasil ampliou as exportações de carne de gado para outros destinos, como Estados Unidos e Chile. Para 2022, acredita a CNA, será preciso acompanhar o desenrolar da pandemia e os possíveis reflexos no fluxo de transporte marítimo, os gargalos logísticos, a menor oferta global de insumos e o protecionismo crescente. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A8) e Portos e Navios: Falta de Contêineres afeta operações no Porto de Santos
A crise provocada pela falta da oferta mundial de contêineres afeta a logística em vários portos, incluindo o de Santos, que sofre com o congestionamento de cargas à espera dos cofres. Segundo a Maersk, a situação deverá se prolongar no ano que vem. Ainda assim, a empresa estima que em 2021 as importações brasileiras apresentem crescimento de 25% (após queda de 5% no ano passado) e as exportações avancem 3,2%. Avalia que a variante Ômicron é mais um exemplo de eventos que podem impactar a cadeia logística mundial, dentre eles, eventuais congestionamentos nos portos da costa oeste dos Estados Unidos. Íntegra para os associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A8) e Portos e Navios.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Huawei, ABDI e Abralog lançam primeiro estudo da “Logística Inteligente e o 5G no Brasil”
Na terça-feira (7) a Huawei lançou o ‘white paper’ “Logística Inteligente e o 5G no Brasil”, em parceria com a ABDI e a Abralog, contendo detalhes das tecnologias implementadas no Armazém Inteligente da multinacional em Sorocaba (SP). O estudo é o primeiro no país, com dados de como funciona na prática a tecnologia de quinta geração e quais são os ganhos que pode gerar para a indústria 4.0. Ele servirá de referência para todas as empresas do setor de logística, com maior controle do armazém e do estoque, monitoramento amplo dos veículos, podendo prever falhas mecânicas antes que aconteçam. Íntegra para os associados.
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