Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/01/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e Folha On-line (Reuters): Frete se aproxima de pico, mas pandemia gera incerteza

Por um lado, executivos e analistas do setor avaliam que os preços no mercado de curto prazo estão próximos de seu pico. Por outro, a persistência da crise sanitária ainda gera incertezas e dificulta previsões. Hoje, no Brasil, as rotas mais afetadas pela alta de preços são a de importação vinda da Ásia e de exportação para os Estados Unidos. Nos últimos dois meses, os trajetos para a Europa também têm apresentado crescimento acentuado. O impacto, porém, é generalizado, já que a crise é fruto de uma desordem global no comércio marítimo. Para analistas, é difícil prever em qual patamar os fretes se estabilizarão quando o cenário se acalmar. Ontem a Maersk alertou seus clientes que continua tendo problemas para transportar mercadorias ao redor do mundo, já que o descongestionamento está demorando mais do que esperava, e os atrasos devem persistir em 2022. Íntegra para associados: Valor e Folha.

Valor Econômico: Alta de lockdowns fecha portos e empresas na China

Com a disseminação da covid-19 pela China, grandes empresas estão fechando fábricas, portos estão lotados e falta mão de obra, com as autoridades impondo lockdowns nas cidades e ordenando testes em massa em uma escala que não se via há quase dois anos. A perspectiva de seguidas paralisações intensifica os temores de que essas rupturas irão afetar a economia mundial. Samsung, Volkswagen e uma fornecedora da Nike e da Adidas já sentem os efeitos na produção. Economistas alertam que desta vez as consequências podem ser mais graves, em razão da natureza altamente contagiosa da ômicron. Íntegra para associados.

Valor Econômico (artigo do repórter especial Daniel Rittner): Eletrobras, Correios, Porto de Santos – e o PT

O governo Bolsonaro ainda espera privatizar Eletrobras, Correios e SPA em seus 11 meses de mandato. No caso de Santos, escorregões no calendário planejado pelo MINFRA tornam até o leilão neste ano uma meta desafiadora. Firmar contrato está fora de cogitação e vai necessariamente para o ano que vem. A Eletrobras é a única com o cronograma folgado. Mas há um novo fator na equação privatista: Lula, que lidera as pesquisas, completaria os processos dos Correios e do porto de Santos? Tudo indica que não. Ninguém quer falar por Lula, todos ressaltam que ele próprio é quem tomaria as decisões sensíveis de eventual novo governo petista, mas pessoas influentes no partido defendem que esses processos sejam interrompidos ou, no mínimo, bruscamente freados. A intenção, diz uma fonte, é avaliar cuidadosamente as privatizações. Íntegra para associados.

Valor On-line: Fila virtual fora do Porto Seco, em Foz do Iguaçu, tem mais de cem caminhões, diz Unafisco

Mais de cem caminhões estavam parados ontem em fila virtual fora do Porto Seco na fronteira com o Paraguai e a Argentina, em virtude da paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal. O número representa 80% da capacidade do porto seco. Na quarta-feira da semana passada, eram 450 caminhões e uma fila virtual “praticamente zerada”. Íntegra para associados.

Folha On-line: Banco Mundial corta projeção de PIB do Brasil e vê pior desempenho entre principais emergentes

O relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado ontem pelo Banco Mundial, reduz a projeção de crescimento da economia brasileira em 2022 dos 2,5% estimados em junho do ano passado para 1,4%. É a menor taxa de crescimento entre os 18 países emergentes. Dentre as 28 economias da América Latina e Caribe, o Brasil deve superar apenas o Haiti. Ainda segundo o Banco Mundial, o crescimento global deve sofrer desaceleração de 5,5% de crescimento em 2021 para 4,1% em 2022 e 3,2% em 2023. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Santa Portal: ABTRA defende a retomada do Reporto após veto do presidente

A ABTRA, em conjunto com cinco entidades que compõem a Coalizão Empresarial Portuária, atua para reverter no Congresso Nacional o veto do presidente Bolsonaro à retomada do Reporto. Alega que a descontinuidade desse regime fiscal a partir de 2022 representa uma tributação que pode, em alguns casos, chegar a 42% na compra de equipamentos portuários. O Reporto estava previsto para ser restabelecido em 2022 e 2023 no texto do PL do programa BR do Mar. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Deputados defendem volta do Reporto

Os deputados Júnior Bozella e Rosana Valle garantiram que vão trabalhar para mobilizar os colegas da Câmara dos Deputados em prol do benefício tributário. Eles alegam que sem a isenção fiscal prevista no regime a produtividade na movimentação portuária vai desacelerar, causando redução da competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Marcelo Squassoni diz que buscará uma solução consensual na análise do veto no plenário da Câmara. Íntegra para associados.

Santa Portal: Em Santos, entrega de cargos de chefia de Auditores será formalizada nesta quarta

Confirmando a disposição para manter a operação-padrão na Alfândega do Porto de Santos até que o governo federal atenda às reivindicações da categoria, a entrega dos cargos de chefia deve ser formalizada hoje, com o encaminhamento ao superintendente da 8ª Região Fiscal para que o pedido de exoneração seja efetivado. Os trabalhos que normalmente são feitos na Alfândega seguirão para a Superintendência em São Paulo ou até mesmo para Brasília. Íntegra para associados.

NSC Total: Operação padrão de fiscais começa a impactar importações nos portos de SC

A operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal começa a impactar a liberação de cargas de importação nos portos de Santa Catarina. Em Itajaí-Açu, que responde pela maior movimentação de contêineres no Estado, o processo, que geralmente não leva mais do que quatro ou cinco dias, teve o prazo estendido para oito dias. Íntegra para associados.

Portal Amanhã e Informativo dos Portos: Porto Itapoá cresce 13% em 2021

Ao completar uma década de operação em 2021, o Porto Itapoá se consolidou como o quinto maior porto do Brasil em movimentação de contêineres. Seu desempenho no ano passado foi 13,1% acima de 2020, com 498 mil contêineres movimentados. Destaque para as importações, que registraram aumento de 23,2%, em comparação ao ano anterior, e de 17,5% na movimentação de cargas de transbordo. Íntegra para associados: Portal Amanhã e Informativo dos Portos.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Movimentação do Porto de Imbituba cresce 17,1% em 2021 e alcança novo recorde anual

O Porto de Imbituba encerrou 2021 com 6.874.779 toneladas movimentadas, crescimento de 17,1% em relação a 2020. Segue com predominância de operações graneleiras minerais e vegetais (81,3% do total), mas avança na capacidade de movimentação de contêineres (12%) e de cargas gerais (6,4%). Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto do Pecém: movimentação de contêineres supera a marca de 400 mil TEU em 2021

Ao longo de 2021, 410.557 TEU (244.811 unidades) passaram pelo porto de Pecém, crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior. Em novembro, foram movimentados 40.239 TEU, o melhor resultado obtido ao longo do ano passado. A cabotagem respondeu por 344.332 TEU, crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2020. No longo curso, o crescimento foi de 33%, para 66.225 TEU. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Conselho do PPI aprova adoção do Plano Nacional de Logística 2035

A Resolução do Conselho do PPI nº 211/2021, publicada no DOU, aprova a adoção do PNL 2035. Aprovado pelo MINFRA, o Plano avalia o quanto a rede de transportes nacional está próxima dos objetivos da Política Nacional de Transportes e identifica os pontos a serem trabalhados e priorizados ao longo dos próximos anos. Um dos seus principais objetivos é tornar a matriz de transporte mais racional e sustentável. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco