Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/01/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line, O Globo On-line, Valor On-line e Estadão On-line: Servidores federais ameaçam greve em fevereiro após atos esvaziados, e governo se cala

Servidores públicos federais de 40 categorias planejam deflagrar greve na segunda quinzena de fevereiro. As manifestações ontem em Brasília de 500 a 600 pessoas ocorreram em frente às sedes do Banco Central e do Ministério da Economia, mas com pouca adesão nos demais estados e mesmo dos auditores da Receita, que alegaram pauta de reivindicação específica. Íntegra para associados: Folha, O Globo, Valor e Estadão.

Valor Econômico (artigo do repórter especial do Valor em Brasília, Daniel Rittner): No caminho do PL havia um Tarcísio

Não bastará, para Tarcísio, rejeitar filiação ao PL de Valdemar Costa e optar por outra sigla para se candidatar ao governo do estado de São Paulo. É o partido de Bolsonaro – e está na contramão de tudo o que o ministro, elogiado até pelos inimigos do governo, fez na administração pública. Pela primeira vez, neste século, o ministério tem equipe 100% técnica no primeiro escalão. Quando recebe no gabinete executivos do setor privado, para discutir licitações da pasta, Tarcísio mantém um auxiliar como testemunha, numa espécie de anti-PL. Por sua vez, os bolsonaristas ensaiam uma explicação para a troca do discurso antissistema pelo PL: “Eles não vão nos mudar, nós é que vamos mudá-los”. Até hoje, ninguém mudou Valdemar. Íntegra para associados.

Estadão On-line e Valor Econômico: Governo federal cria grupo para discutir concessão do aeroporto Santos Dumont após polêmica com Rio

O MINFRA assinou ontem portaria que institui o grupo de trabalho temporário incluindo cinco representantes indicados pelo MINFRA e cinco indicados pelo governo do Estado do Rio para avaliar a modelagem da concessão do Aeroporto Santos Dumont. Os trabalhos do grupo deverão ser encerrados em 18 de fevereiro. Especialistas alertam que a criação de mecanismos para proteger a demanda do Galeão elevariam artificialmente não apenas seu poder de concorrer com o Santos Dumont, mas principalmente com Guarulhos. Este, por sua vez, também terá um aumento da competição local, já que o governo planeja licitar o aeroporto de Congonhas. Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Folha On-line (Painel S.A): Rumo avança em investimento de R$ 1,9 bi em vagões e locomotivas em Mato Grosso

A Rumo avançou nesta semana em seu projeto de investimento estimado de R$ 1,9 bilhão para aumentar a capacidade de sua malha ferroviária na Operação Norte em Mato Grosso, com a aquisição de 2.142 vagões, para transportar grãos, farelo, açúcar e fertilizantes, e até 45 locomotivas. Na semana passada, o MINFRA aprovou o enquadramento do projeto no regime especial de incentivo para o desenvolvimento da infraestrutura com renúncia fiscal estimada em torno de R$ 178 milhões. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Bem Paraná: Agronegócio gera 90% da receita de exportação dos portos do Paraná em 2021

A receita gerada pelas exportações nos portos do Paraná é quase toda do agronegócio. Dos quase US$19,83 bilhões acumulados com os embarques pelos portos do Paraná em 2021, cerca de US$17,93 bilhões foram em produtos agropecuários. O complexo soja e o frango respondem por mais da metade dessa receita, que cresceu 13,6% sobre 2020. As carnes exportadas pelo Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá somaram US$4,27 bilhões – U$3,1 bilhões delas foram de frango. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. A-12): Justiça decide prorrogar contrato para dragagem

O TRF-3 determinou a prorrogação do contrato da SPA com a DTA Engenharia para prestação do serviço de dragagem no Porto de Santos. A manutenção da profundidade do complexo portuário se tornou uma batalha judicial. De um lado, a SPA entende que o término do contrato com a DTA deve ocorrer 24 meses após sua assinatura, realizada em janeiro de 2020. A empresa defende que o vínculo dure 24 meses depois da primeira ordem de serviço, datada de abril de 2020. Uma nova licitação, realizada em 2021, terminou com a vitória da Van Oord, cujo serviço começaria em 9 de janeiro. Íntegra para associados.

Imprensa segmentada:

Portos e Mercados: Exportações brasileiras de soja mostram força no início de janeiro e intensificam disputa com indústria nacional

Nos primeiros 10 dias úteis de janeiro elas somaram 1,243 milhão de toneladas, de acordo com a Secex, e já superam largamente todo o volume da oleaginosa exportado em janeiro de 2021. O mês pode terminar com cerca de três milhões de toneladas de soja embarcadas. Ainda há contratos antigos sendo embarcados como também os primeiros volumes de 2021/22, que chegam mais cedo por conta do plantio em ritmo recorde e também dos efeitos da seca. Íntegra para associados.

Revista Portuária: Sindicato dos Estivadores confirma apoio à manutenção da autoridade portuária municipal

A indefinição sobre o futuro dos trabalhadores avulsos no processo de privatização do Porto de Itajaí preocupa a nova diretoria do Sindicato dos Estivadores. Ontem a entidade protocolou ofício junto à prefeitura empenhando apoio à manutenção da Autoridade Portuária junto ao município. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Canal de Suez completará projeto de expansão em julho de 2023

A Autoridade Portuária do Canal de Suez anunciou que o projeto de expansão deve ser concluído após dois anos de trabalho e que também está acelerando os planos para estender um segundo canal e ampliar o primeiro, depois do bloqueio da hidrovia pelo navio Ever Given por seis dias no ano passado. A ampliação da segunda pista aumentará a capacidade em seis navios. A 30 quilômetros ao sul de onde o “Ever Given” encalhou, o canal será alargado 40 metros para leste. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco