Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/02/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: OMC vê abrandamento nas cadeias de abastecimento e provável alta de exportações

O Barômetro de mercadorias sobre a trajetória do comércio mundial, elaborado pela OMC, aponta que as disrupções nas cadeias de abastecimento têm amortecido a força da recuperação no comércio global de mercadorias, mas que os problemas nas cadeias globais de abastecimento mostram sinais de abrandamento, sinalizando uma possível melhora para os fluxos de exportações e importações. Depois de ter chegado ao fundo do poço, o comércio de mercadorias pode voltar a ter impulso em breve, mesmo que permaneça abaixo da tendência no curto prazo. Em dezembro de 2021 ficou em 98,7, ligeiramente abaixo da leitura de novembro passado de 99,5, indicando uma perda de impulso no comércio no início de 2022, após a forte recuperação dos volumes comerciais do ano passado. Um resultado maior que 100 aponta crescimento do comércio acima da tendência de médio prazo e abaixo de 100 mostra tendência de contração das exportações e importações. Íntegra para associados.

Folha On-line (Coluna Vaivém das Commodities): Peso do Brasil no agro mundial crescerá na década, estimam EUA

O ritmo de crescimento mundial da população desacelera, mas o aumento de renda, principalmente nos países em desenvolvimento e na Ásia, dará sustentação à produção de alimentos, com destaque para as proteínas, segundo o United States Department of Agriculture (USDA). A China continuará sendo o grande motor desse setor, mas vários outros mercados, como Bangladesh, Vietnã, Irã e México, merecem uma atenção especial por parte dos produtores e exportadores de grãos, de óleos e de proteína animal. O Brasil despontará em todos os principais produtos que têm participação no mercado externo. A soja continuará sendo o carro-chefe do setor brasileiro, com perspectivas de exportações de 136 milhões de toneladas no período 2031/32. Com isso, a participação brasileira no comércio internacional da oleaginosa subiria para 62%. Íntegra para associados.

Correio Braziliense On-line e Valor On-line: Senador pede que TCU barre contrato de concessão da BR-163

O senador Carlos Fávaro pediu que o TCU suspenda contrato da ANTT com o Consórcio Via Brasil, vencedor da concessão de mais de mil quilômetros das BRs 163 e 230 entre os municípios de Sinop (MT) e Miritituba (PA), até que fique comprovada a capacidade econômica do grupo de empresas para realizar as intervenções previstas no acordo. Argumenta que a empresa não está assegurando a trafegabilidade de outras duas vias (MT-208 e a MT-320) que estão sob sua concessão e que a única coisa que funciona é a cobrança do pedágio. Também alega que o traçado da rodovia federal passa por terras indígenas e sítios arqueológicos, o que vai demandar outros investimentos, de aproximadamente R$ 350 milhões. Íntegra para associados: Correio e Valor.

Imprensa regional:

Folha do Litoral: Empresa Portos do Paraná abre consulta pública para nova área de arrendamento

A Portos do Paraná abriu ontem o prazo de consulta pública para o leilão de arrendamento da área brownfield denominada PAR 09 no Porto de Paranaguá. O terminal de 24 mil m2 está localizado a Oeste do porto organizado e será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. As contribuições podem ser enviadas até as 23h59 de 06 de abril. Na sequência o processo será remetido ao TCU e o leilão deverá ocorrer no próximo semestre.  Íntegra para associados.

Portal Guará: Porto do Itaqui inicia testes de novo berço de atracação de navios

Com a atracação do navio Arborella, na semana passada, foram iniciados os testes de comissionamento do berço 99, recém-construído pela Suzano no Porto do Itaqui, que inclui verificação de atracação, operação assistida e desatracação. A previsão é de que o novo berço amplie a capacidade de movimentação do porto em 4,5 milhões de toneladas de cargas por ano. Ele foi objeto de edital de arrendamento para um terminal de carga geral, preferencialmente dedicado à celulose, vencido pela Suzano. O contrato inclui também um armazém, que dever ser entregue em setembro. Após a conclusão da obra, o projeto do novo berço seguiu os trâmites de aprovação junto aos órgãos anuentes, dentre os quais a Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. A-8): Futuro de área de 15 mil m² entra em debate

Ontem uma audiência pública discutiu possíveis readequações no Porto de Santos para os próximos anos. Uma das opções de ocupação do Armazém T31, no Macuco, foi apresentada pela SNPTA e ficará em consulta pública até 18 de março. A autoridade portuária defende que a Fibria não utilize os 12,1 mil m² destinados a ela no Terminal 32, em contrato firmado em 2016, e passe a operar em outra área de 15 mil m², que hoje está ocupada pela NST. A SPA justifica que a adequação seria essencial para aprimorar a infraestrutura de acesso ferroviário ao Porto. O secretário Diogo Piloni garante que, caso seja aprovada, ela só valerá após o término do contrato com a NST, em vigor até 2028. Íntegra para associados.

G1 Santos e Santa Portal: Operação intercepta mais de 300 kg de cocaína no Porto de Santos

Ontem, uma operação do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), com apoio da RF, interceptou 316 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga foi localizada dentro de uma embarcação vinda da Argentina com destino ao Porto de Antuérpia. O caminhão no porão do navio onde o entorpecente foi encontrado era de um modelo esportivo, comumente utilizado em ralis. Ninguém foi preso até o momento. Íntegra para associados: G1 Santos e Santa Portal.

Imprensa setorial:

Portal BE News e Informativo dos Portos: Porto de Santos adia reajuste de tarifas

Os novos valores da Tabela 1 (referentes ao uso da infraestrutura aquaviária), que haviam entrado em vigor no último dia 1º, ficarão suspensos até 31 de março e vão voltar a ser implantados, junto com os valores de outras tabelas, em 1º de abril. A SPA informou que

a suspensão do reajuste, autorizada pela Antaq, visa manter o equilíbrio das cobranças em relação aos usuários do Porto. O novo reajuste das tarifas, que geraram um Índice de Reajuste Médio (IRT) de 13,19% e um Efeito Médio Tarifário (EMT) de 8,64%, foi feito com base em uma Receita Tarifária Anual (RAT) projetada de R$ 787,2 milhões. Íntegra para associados: Portal BE News e Informativo dos Portos.

Informativo dos Portos: Governo Federal atinge número histórico de contratos de Terminais de Uso Privado

O Ministério da Infraestrutura fechou 2021 com 52 contratos de autorizações assinados para a exploração de TUPs e R$ 12,4 bilhões de investimentos privados. No ano passado, foram celebradas as assinaturas de 17 novas autorizações e de 35 aditamentos contratuais de empreendimentos espalhados por 14 unidades da Federação. Em relação ao ano anterior, o incremento foi de 5,86% entre contratos novos e aditivos. Além disso, o desempenho de 2021 supera o registrado em 2018, até então o recordista desde a entrada em vigor da Lei 12.815, quando foram autorizados 34 TUPs com investimentos de R$ 11,38 bilhões. Íntegra para associados.

Portos e Navios: TST revisa decisão sobre obrigatoriedade de contratação de avulsos por TUPs

A decisão, proferida pela 6ª Turma do TST na última quarta-feira (16), considera que a Lei 12.815 não prevê ou estabelece tal obrigatoriedade de requisição de mão de obra intermediada de trabalhadores avulsos nas instalações de uso privado, pois autoriza modalidades distintas de contratação. O entendimento dos magistrados é que as empresas que operam esses terminais podem contratar, livre e diretamente, trabalhadores com vínculo empregatício a prazo indeterminado. Nesse sentido, não se poderia impor a elas o cumprimento de convenção coletiva de trabalho pactuado com a intervenção de Ogmos. Ainda cabe recurso no STF ou recurso de embargos em caso de entendimento divergência entre outras turmas. Íntegra para associados.

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