Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line e Correio Braziliense On-line: Investimento estrangeiro no Brasil cresce e soma US$ 4,7 bi em janeiro, diz BC
Os dados divulgados ontem pelo BC mostram que o total de investimentos diretos de estrangeiros no Brasil ficou acima da previsão para janeiro, que era de US$ 3,2 bi (R$ 16,1 bi). O resultado é 34,3% superior em relação ao mesmo mês do ano passado, quando houve US$ 3,5 bilhões (R$ 17,7 bilhões) em investimentos desse tipo. Íntegra para associados: Folha e Correio.
Jornal da Band: Receita Federal apreendeu 36 toneladas de cocaína em portos brasileiros em 2021
O porto de Santos continua recordista de apreensões, com cerca de 17 toneladas. A média de apreensão da droga em 2021 nos portos brasileiros foi de três toneladas por mês. Pela primeira vez, o porto do Rio de Janeiro assumiu o segundo lugar no ranking das apreensões, passando Paranaguá. Foram cerca de cinco toneladas apreendidas, mais do que o triplo registrado no ano anterior. Para tentar chegar aos compradores da droga, a Justiça tem autorizado operações policiais controladas, permitindo o envio monitorado de drogas para que as apreensões e prisões possam ser feitas no exterior. Com isso, grandes apreensões de cocaína foram feitas na Espanha, Marrocos e Itália. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Grupo de trabalho encerra discussões sobre Santos Dumont com mudanças no edital
Entre as sugestões acatadas no grupo de trabalho formado por integrantes indicados pelos governos federal, estadual e municipal do Rio estão a limitação da capacidade de passageiros do Santos Dumont, a participação dos representantes do Rio nos estudos para a elaboração da modelagem, a coordenação de voos entre Galeão e Santos Dumont e o impedimento da formação de monopólios envolvendo os principais hubs aeroportuários. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Antaq realiza consulta pública sobre terminal de contêineres no Porto de Santos
A Antaq realizará, entre 8 de março e 21 de abril, consulta e audiência públicas relativas à licitação do terminal STS10, destinado à movimentação de contêineres no Porto de Santos. O novo terminal terá uma área de 601.101m² e prevê investimentos de R$ 3,29 bilhões para atingir capacidade operacional de, no mínimo, 1,9 milhão TEU/ano. Algumas das obras necessárias são a construção de cais de atracação de 1.209 metros lineares; dragagem de aprofundamento na área dos berços; construção de pátio de 97.310m²; e implantação de ramal ferroviário com extensão total de no mínimo 1.500m. Minutas jurídicas e documentos técnicos poderão ser acessados no portal da Antaq. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-8): Novas tarifas só começam a valer em abril
As novas tarifas de utilização de infraestrutura aquaviária do Porto de Santos passarão a valer apenas em 1° de abril. Em janeiro, a Antaq aprovou a nova estrutura tarifária, com reajuste de 13,19%. Segundo a SPA, o aumento corrige parcialmente a defasagem na tabela, que vem desde 2019 (22,72%). Mas as empresas associadas ao Centronave recorreram à Justiça para barrar a nova política tarifária e garantiram decisão favorável em uma ação que tramita na 2ª Vara Federal de Santos. Íntegra para associados.
O Imparcial: Porto do Itaqui receberá mais de R$ 500 milhões em obras
O governo do Maranhão anunciou um pacote de R$ 500 milhões em investimentos no Porto do Itaqui. A iniciativa faz parte do plano estratégico da EMAP, que busca aumentar a capacidade de movimentação de cargas do porto para acima dos R$ 40 milhões de toneladas por ano até 2025. Os investimentos incluem dragagem de aprofundamento, construção de um novo berço, requalificação dos prédios de apoio operacional e portarias, infraestrutura viária e esgotamento sanitário da poligonal do porto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: ANTAQ deve se manifestar sobre relatório da Economia para o SSE/THC2 ao fim de consulta pública
A estratégia da Antaq de responder ao final do período da consulta pública 03/2022 é dar tempo para o governo buscar mitigar o clima de insegurança e pressão dado ao tema no relatório da Frente Intensiva de Avaliação Regulatória e Concorrencial (Fiarc/ME), que sugere alterações na RN 34/2019 acerca da cobrança da THC2. Segundo técnicos da agência, o parecer gerou irritação no MInfra e na SNPTA, porque veio depois que Cade e Antaq buscaram um entendimento sobre procedimentos comuns de análise da cobrança da taxa nas instalações portuárias. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Leilão da Codesa é remarcado para 30 de março
O BNDES publicou na segunda-feira (21) o Comunicado Relevante nº 3/2022 adiando o leilão de desestatização da Codesa e dos portos de Vitória e Barra do Riacho para 30 de março, a partir das 14h, na B3, em São Paulo. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Deputada mobiliza Congresso pela volta do Reporto
Em reunião na terça-feira (22/2), realizada pela deputada Rosana Valle com o deputado Júlio Lopes e várias entidades representativas do setor, ficou acertado que os deputados vão reforçar a importância da retomada do Reporto junto aos parlamentares e autoridades. A deputada também luta pela inclusão dos Redex e Depots no regime. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Tempo de permanência de contêineres subiu nos últimos meses, constatam agentes
No webinar ‘A Visão da DP World sobre o Porto de Santos Concentrador de Contêineres’, promovido pela ACSP na terça-feira (22), o presidente da companhia, Fabio Siccherino, afirmou que o tempo de permanência média do contêiner nos pátios (dwell time) tem subido nos últimos meses, em razão principalmente dos congestionamentos em portos dos Estados Unidos e da Europa. Disse que até a pandemia os navios conseguiam chegar dentro das janelas de atracação nos terminais de Santos, mas o cenário se inverteu e muitos navios de longo curso têm chegado com atrasos à costa brasileira, impactando o tempo em que as cargas ficam represadas nos pátios, o que reforça a importância de programas como Duimp e OEA, que facilitam o processo de nacionalização de cargas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022