Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Leilão gera disputa contra Maersk e MSC
O leilão do terminal de contêineres STS10 no Porto de Santos, que entrou em consulta pública nesta semana, tem gerado críticas quanto à possibilidade de Maersk e MSC participarem da disputa. Além do BTP em Santos, elas também operam terminais em outros portos por meio de suas subsidiárias APM Terminals e TIL. A ABTRA protocolou na Antaq um pedido para evitar a abertura da consulta pública. O diretor da ABTRA, Angelino Caputo, explica o risco de concentração de mercado excessiva por parte desses grupos, direcionando a carga para seus terminais próprios, e esvaziando e reduzindo os concorrentes em Santos e no mercado brasileiro em geral. Já os armadores classificam os questionamentos como receio de competição por parte de outros grupos interessados na licitação. Executivos do setor também alegam que o leilão neste momento pode gerar ociosidade nos terminais, porque a estrutura atual já atende a demanda nos próximos anos. O governo admite a preocupação com a concentração e, por isso, incluiu no edital a proibição de que Maersk e MSC participem juntas (tal como na BTP) no leilão, podendo, no entanto, concorrer separadamente ou em consórcio com outros grupos. Íntegra para associados.
Estadão: Estradas federais terão metade dos recursos necessários para manutenção em 2022
Para que a estrutura dos 50 mil quilômetros de estradas sob gestão pública pudesse manter a qualidade atual, seria necessário injetar R$ 12,3 bilhões. O que se prevê até o fim deste ano eleitoral é que esse montante chegue a, no máximo, R$ 6 bilhões, incluindo incrementos pelo Congresso, já que o Orçamento Federal prevê pouco mais de R$ 4,2 bilhões. É o pior cenário dos últimos 17 anos, segundo levantamento da CNI. Íntegra para associados.
Folha: Alta do petróleo faz regra de concessões de rodovias mudar
Segundo o Ministério de Infraestrutura, os próximos contratos de concessão deverão evitar problemas de caixa para as empresas nos primeiros anos do contrato, etapa que prevê os investimentos mais pesados nas obras, que utilizam o petróleo para o asfaltamento das vias. A secretária Natália Marcassa, explica que “Decidimos mesclar o índice com 70% de IPCA e 30% de IGP-DI” para “captar as variações cambiais que incidem sobre insumos da indústria e da construção.” Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Navegação na hidrovia Tietê-Paraná será retomada após seca
O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo informa que a navegação na hidrovia Tietê-Paraná será retomada na próxima terça-feira (15), de forma gradativa, e deve chegar à plenitude no fim de março. Inicialmente, o calado será de 2,4 metros. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Liderança de caminhoneiros da greve de 2018 reclama de efeitos da guerra na Ucrânia
Lideranças dos caminhoneiros alertam sobre o impasse em relação ao preço do combustível e também sobre o encarecimento do agente redutor de emissão de poluentes utilizado em veículos a diesel, devido ao aumento de 300% do preço da ureia no mercado internacional. Com a guerra na Ucrânia e o embargo anunciado por Putin nesta semana, a escalada de preço do insumo deve continuar. Íntegra para associados.
Estadão On-line e G1: TRF-1 mantém absolvição de Michel Temer e outros cinco no inquérito dos Portos
Ontem, a Terceira Turma do TRF-1 manteve a absolvição do ex-presidente Michel Temer e de outros cinco réus no processo aberto a partir das investigações do caso do Decreto dos Portos. A decisão unânime foi tomada na análise de um recurso do MPF, que tentava derrubar a decisão de primeira instância que encerrou a ação penal por suposta corrupção e lavagem de dinheiro. O resultado também beneficia o ex-assessor da Presidência Rodrigo Rocha Loures; os empresários Antonio Celso Grecco, Carlos Alberto Costa e Ricardo Conrado Mesquita; e o coronel Lima, amigo do ex-presidente. Íntegra para associados: Estadão e G1.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-8): Entidades buscam apoio para derrubar veto ao Reporto
A expectativa é de que o veto do presidente Bolsonaro ao Reporto seja discutido na próxima quarta-feira, na Câmara dos Deputados. A coalizão formada por entidades [dentre elas a ABTRA] que representam terminais e operadores portuários iniciou uma corrida contra o tempo para conscientizar as lideranças partidárias do Congresso sobre a importância da derrubada do veto e a manutenção do regime. A missão precisa ser concluída até amanhã, porque na próxima semana serão definidos os projetos a serem apreciados e as orientações das lideranças partidárias. Íntegra para associados.
Revista Algo Mais (PE): Porto do Recife registra crescimento da arrecadação em 37,3% no primeiro bimestre
A arrecadação do Porto do Recife somou R$ 5.740.949,03 no primeiro bimestre, crescimento de 37,3% em comparação com o mesmo período de 2021. O resultado foi impulsionado pelas operações de importação de 22.984 toneladas de trigo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-8): Ministro confirma presença em evento do Grupo Tribuna
O ministro Tarcísio de Freitas confirmou presença no evento Porto & Mar, no próximo dia 18, na sede do Grupo Tribuna, em Santos. Fará uma palestra, às 15h, sobre o tema “A desestatização do Porto de Santos” e depois participará de uma mesa de debates com articulistas do jornal A Tribuna e os integrantes da coluna De Popa a Proa, dentre eles, o diretor da ABTRA, Angelino Caputo. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Portal BE News (p. 5): Ministério da Economia pode reduzir alíquotas do AFRMM por decreto
Um decreto a ser publicado pelo Ministério da Economia pretende reduzir as alíquotas do AFRMM da navegação de longo curso (de 25% para 16,5%); da cabotagem (de 10% para 6,6%); e da navegação fluvial e lacustre, quando do transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste (de 40% para 26,5%). A minuta que circula no mercado, no entanto, traz a discussão se o decreto poderá gerar conflitos com o já adotado pelo poder executivo, considerando que as alíquotas e outros dispositivos do AFRMM constam em artigos vetados pelo governo na Lei 14.301/2022 (BR do Mar) e que estão previstos para serem analisados no Congresso na próxima quarta-feira (16). A ABAC alerta que a proposta “é um desestímulo à operação de cabotagem”. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
Portal BE News (p. 6): Lisboa planeja reduzir impacto ambiental de suas operações
A programação do Fórum Brasil Export, de intercâmbio profissional de agentes públicos e privados brasileiros com as comunidades dos portos portugueses, será encerrada hoje, com visita ao Porto de Sines e uma reunião com o ministro das Infraestruturas do país, Pedro Nuno Santos. Ontem, a comitiva conheceu os planos da administração do Porto de Lisboa para consolidá-lo na vanguarda do uso de energias renováveis e tecnologias limpas. Um dos principais objetivos da administração desse porto é utilizar as vias navegáveis do Rio Tejo – o mais extenso da Península Ibérica e, em cujas margens, ficam os terminais do complexo – para diminuir o impacto do transporte de cargas na cidade e expandir a capacidade operacional. No ano passado, Lisboa confirmou a recuperação gradual da sua atividade, registrando 9,4 milhões de toneladas movimentadas, um acréscimo de 5% em relação a 2020. Íntegra para associados.
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