Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, CNN Brasil, A Tribuna de Santos (p. A-8), Portal BE News (p. 6) e Portos e Navios: Setor pede mais um mês de consulta pública sobre venda de Porto de Santos
O prazo para envio de contribuições ao processo de privatização do Porto de Santos acaba nesta quarta-feira, 16, mas associações do setor querem um período extra de 30 dias, considerando a complexidade do processo, o que pode jogar para frente o envio para avaliação do TCU. A privatização está programada para o segundo semestre de 2022 e promete atrair R$ 18 bilhões em capital privado. Os terminais que atuam hoje no porto serão diretamente afetados pela desestatização. Hoje, eles atuam no local com contratos de regime público, figura que vai mudar a partir do novo modelo de funcionamento do porto. O secretário Diogo Piloni afirmou que o pedido de prorrogação da consulta pública será avaliado com “muito cuidado”, e não descartou uma eventual extensão, decidida pela Antaq. Íntegra para associados: Estadão, CNN, A Tribuna, BE News e Portos e Navios.
O Globo On-line (Bloomberg): Mais um navio gigante da Evergreen encalha
Um ano depois de o Ever Given ter ficado preso no Canal de Suez por quase uma semana interrompendo o comércio global por meses, outro navio da Evergreen Marine encalhou, desta vez perto da capital dos EUA. O Ever Forward, com bandeira de Hong Kong, ficou encalhado depois de partir do Terminal Seagirt do Porto de Baltimore na noite de domingo. Estava a caminho de Norfolk, Virgínia, quando ficou presa na Baía de Chesapeake, mas não está impedindo que outros navios transitem para o porto de Baltimore. A Guarda Costeira está monitorando a situação. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Caminhoneiros nem discutem greve
Líderes dizem que os motoristas estão isolados, sem apoio de outros segmentos e que há gatilhos hoje para compensar as perdas com o reajuste do combustível, o que não havia em 2018. Em grupos de WhatsApp há algumas manifestações de motoristas dizendo que largarão a profissão. Ninguém fala em greve. Lideranças da categoria defendem que a única maneira de solucionar os aumentos recorrentes do diesel é acabar com a Paridade do Preço de Importação (PPI), da Petrobras. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Exportações do agro batem novo recorde
As exportações do agronegócio alcançaram US$ 10,5 bilhões no mês passado, 65,8% mais que um ano antes e novo recorde para fevereiro, segundo a Secex. Tanto os preços médios dos produtos exportados quanto os volumes aumentaram – as altas foram de 24% e 33,7%, respectivamente -, colaborando para o resultado. Com esses avanços, a participação do agro nas exportações totais do Brasil voltou a crescer e atingiu 45,9%. Em fevereiro de 2021, a fatia foi de 38,7%. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Segunda audiência pública da concessão do Porto ressalta importância de investimentos
Na segunda audiência pública sobre a concessão do Porto de Santos, realizada ontem, o Diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Fábio Lavor, lembrou que a atual situação fiscal inibe novos investimentos em Portos Organizados. A partir da privatização, portanto, o Estado se tornaria um agente de monitoramento e acompanhamento do mercado, atuando como regulado em falhas de mercado – e não como provedor de infraestrutura -, sem contar a atração de Capital Privado, maior liberdade econômica, concorrência e competitividade intraporto e interportos, com redução de custos portuários. Segundo Lavor, importante que o ativo tenha não somente atratividade do ponto de vista comercial, mas principalmente tenha possibilidade de ampliar os negócios dentro do espectro do horizonte que esses parceiros comerciais vão enxergar. Íntegra para associados.
Santa Portal: Maior feira de logística portuária da América do Sul está de volta após dois anos
Serão mais de 200 marcas expositoras na 26ª edição da Intermodal South America 2022, realizada em formato presencial e digital, de 15 a 17 de março de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo. Em paralelo acontece a Conferência Nacional de Logística (CNL). Serão três dias de debates sobre temas acerca da gestão das cadeias logística, infraestrutura, supply chain, produção, armazenamento, distribuição e transportes de cargas, entre outros. [No dia 17 de março, das 14h50 às 15h20, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, e o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, falarão sobre a “Desestatização do Porto de Santos”. Inscrições em: https://www.intermodal.com.br/pt/congresso-cnl-conferencia-nacional-de-logistica-intermodal-2022.html.] Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Modais em Foco: Codesa: Movimentação de cargas sobe 28,57% no bimestre
Nos dois primeiros meses deste ano, a movimentação de cargas nos Portos administrados pela Codesa atingiu 1.459.089 t, com destaque para a carga geral, que teve crescimento de 375,80% (somando 436.443 t em 2022). Produtos siderúrgicos tiveram substancial aumento de 4.668%, pulando 293.042 t. A maior parte da navegação no bimestre foi de longo curso (55,35%), sendo 44,65% de cabotagem. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Longo curso questiona se Santos terá mecanismo para prazos de licenciamento da dragagem
Transportadores de longo curso questionam se o contrato da futura concessionária do Porto de Santos terá algum mecanismo de adaptação de prazos em função da hipótese de não concessão de licença ambiental para dragagem, mesmo que o novo concessionário tenha cumprido suas obrigações como prazos e documentação. Segundo o Centronave, “independentemente de ator privado ou estatal, não há mecanismo jurídico que obrigue a autoridade ambiental a liberar o licenciamento num prazo que esteja previsto no contrato de concessão”. O programa de desestatização estabeleceu prazos para aumento de profundidade e para dragagem para -16m, em 2026, e para -17m, a partir de 2031. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Portos de Salvador e do Rio Grande são os mais eficientes do país
De acordo com o Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI), divulgado pelo Banco Mundial e IHS Markit, os tecons de Salvador e de Rio Grande são os únicos dois complexos portuários representantes brasileiros a figurar entre os 50 melhores do mundo. O índice analisou mais de 300 instalações em todos os continentes e utilizou dados dos maiores armadores do mundo, responsáveis por 76% da movimentação global de contêineres. De acordo com o CPPI, o Porto de Salvador é o único representante brasileiro a figurar entre os 50 melhores do mundo, de acordo com a abordagem estatística, e o Porto de Rio Grande foi considerado o mais eficiente do Brasil na abordagem administrativa. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022