Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Frete volta a subir com nova onda de covid-19 na China
A decisão do governo chinês de decretar confinamento em Shenzen resultará em fretes mais caros e prazos mais longos para importar componentes da China. “Para driblar as barreiras de Shenzen e Xangai, várias empresas no Brasil buscam alternativa em Ningbo-Zhoushan e mesmo outros fornecedores na Alemanha, na Índia e entre os países do Mercosul. “Depois do tombo do início da pandemia, do qual a cadeia de componentes vem se recuperando, este deve ser somente um tropeço”. O lockdown deve também interromper uma trajetória de queda nos preços do aluguel de contêineres para frete marítimo. Na semana passada, um contêiner da China para o Brasil custava US$ 11 mil, ao passo que no auge da pandemia chegou a US$ 20 mil. Íntegra para associados.
Valor On-line: Suzano aplica R$ 890 mi em terminais portuários
No ano passado, a companhia embarcou 10,6 milhões de toneladas de celulose a clientes em diferentes regiões e prevê inaugurar neste mês o novo berço de atracação no Porto do Itaqui. O projeto inclui um novo armazém, que deve entrar em operação em meados do ano. Com o investimento no berço 99, passa a ter preferência de movimentação sobre outras cargas. Por mês, em três diferentes terminais brasileiros – Maranhão, Espírito Santo e Santos -, a operação da Suzano conta com 30 a 40 navios, dos quais 10 dedicados. Em relatório do início do mês, a equipe de análise do Citi destacou que os prazos de entrega de celulose de eucalipto da América do Sul para a China aumentaram significativamente em relação ao período pré-pandemia. Grandes produtores sul-americanos que dependem da disponibilidade de contêineres para embarcar seus produtos têm enfrentado dificuldades. Íntegra para associados.
Valor On-line e O Globo On-line: Governo projeta elevar participação de ferrovias de 20% para 40% em 2035
Ontem, na Intermodal South America, em São Paulo, o ministro Tarcísio reiterou que a participação do modal ferroviário deverá saltar dos atuais 20% para 40% em 2035, a partir dos novos investimentos que estão em curso. “Esse acréscimo de oferta ferroviária vai representar uma redução expressiva de frete. [O valor] Já tem caído. Tudo que está sendo feito tira força de plano nacional de logística e coloca prioridade no interesse privado, que não se furtou e resolveu pedir [autorizações para novas ferrovias privadas]. O privado está percebendo oportunidade”. O evento também contou com a presença de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do ministério e provável sucessor de Tarcísio na pasta. Íntegra para associados: Valor e O Globo.
Imprensa regional:
Santa Portal: Tarcísio diz que Porto de Santos se tornará grande hub de contêineres após desestatização
Em coletiva de imprensa durante a Intermodal South America, ontem, em São Paulo, o ministro Tarcísio falou sobre a desestatização do Porto de Santos e os investimentos com os arrendamentos previstos para esse ano. “A gente está falando de R$ 11 bi [e mais R$ 19 bi com a desestatização] que vão se dar pelos novos arrendamentos portuários, que ainda estão previstos. STS 10, STS 11, STS 53, mais os investimentos da ferrovia interna do Porto de Santos. São os investimentos das vias da margem direita e esquerda, pátio, aumentando a capacidade de recepção ferroviária e de processamento, e também, obviamente, novos terminais de contêiner, de grãos, de fertilizantes”. Ele ainda citou o aprofundamento do canal de 15 para 17 metros, o que permitirá que grandes embarcações atraquem na região. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-8): Deputados da região defendem debate sobre o frete marítimo
O corte no AFRMM, a ser discutido nesta semana no Congresso Nacional, é ensaiado em duas frentes. O governo estuda editar nas próximas duas semanas um decreto para baixar em 30% as alíquotas do encargo. Além disso, deputados federais articulam reverter o veto do presidente Bolsonaro ao corte nas alíquotas aprovado no projeto BR do Mar. Para os deputados Júnior Bozzella, Marcelo Squassoni e Rosana Valle, o corte possibilitaria uma redução significativa dos custos de todas as operações, especialmente da importação, favorecendo a economia. Íntegra para associados.
Santa Portal: Santos Brasil bate mais um recorde de operação no Terminal Saboó
Trinta mil toneladas de lingotes de alumínio vindos da Ásia foram descarregadas no Terminal Logístico Saboó, em Santos, em operação encerrada no último dia 6 de março. O terminal entrou em operação em fevereiro de 2021, destinado à movimentação de cargas de projeto, carregamentos com dimensão e peso de grandes proporções e fora de padrão, além de carga geral. Íntegra para associados.
ND Mais: Setor empresarial de Santa Catarina defende concessão total do Porto de Itajaí
Enquanto em Itajaí o poder público, a iniciativa privada, a comunidade portuária e a população em geral se mobilizam pela manutenção da autoridade portuária, entidades empresariais, incluindo as federações das indústrias, do comércio, da agricultura, dos transportes, dirigentes lojistas e micro e pequenas empresas, consideram que a concessão é fundamental para garantir a competitividade do porto. Elas deverão manifestar essa posição ao ministro Tarcísio. A ANTAQ está com o período de consulta pública em aberto até dia 10 de abril. O leilão de concessão do porto de Itajaí está programado para julho de 2023. Íntegra para associados.
O Povo: Stolthaven assina memorando com Pecém para construção de parque de tancagem
O Complexo do Pecém e a Stolthaven Santos assinaram na segunda-feira (14) um memorando de entendimento para construção de um parque de tancagem. Detalhes da capacidade e do investimento não foram revelados, mas, segundo comunicado do Complexo, tem a ver com o hub de hidrogênio verde. Outros memorandos de entendimento são previstos para esta semana com o Pecém como alvo, evolvendo o hidrogênio verde. Hoje apenas o Porto do Mucuripe possui uma estrutura do tipo no Ceará. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News (p. 3): Antaq dá mais uma semana para consulta sobre desestatização de Santos
A Antaq aprovou que a comunidade portuária terá mais uma semana, até o próximo dia 23, para apresentar contribuições e comentários ao processo de desestatização do Porto de Santos. A decisão foi publicada na edição de hoje do DOU. A prorrogação do prazo havia sido pedida pela ABTP, na última segunda-feira, na segunda audiência pública sobre a privatização. Mas a proposta era de que o setor tivesse mais 30 dias, e não uma semana. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Portos do Paraná antecipa leilão de área destinada a carga geral no porto de Paranaguá
O leilão da PAR32 (área para movimentação e armazenagem de carga geral, na faixa primária do Porto de Paranaguá) será antecipado. A Portos do Paraná remarcou o certame para o próximo dia 30, às 15h, na B3, em São Paulo. A PAR32 fica no lado oeste do cais e tem 6,6 mil m², destinada, em especial, a cargas de açúcar. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Portal BE News (p. 5): Navios com fertilizantes terão prioridade nos portos
O ministro Tarcísio informou que o governo montou um esquema especial nos portos do País para receber fertilizantes. “Não vamos deixar faltar insumo para o nosso produtor”. Os navios que chegarem ao Brasil com a mercadoria não vão precisar enfrentar filas para descarregar. O Brasil importa 85% dos fertilizantes que utiliza na produção agrícola, sendo que 24% vêm da Rússia. Em visita ao Porto de Santos no início do mês, o secretário Diogo Piloni comentou o esquema coordenado pelo Minfra com o MAPA para que não haja navio de fertilizante parado em fila nos portos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Paralisação de hidrovias afeta credibilidade do modal, diz Abani
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação observa que paralisações frequentes como na Hidrovia Tietê-Paraná aumentam a insegurança para quem utiliza o serviço, impedindo as empresas de firmar logísticas de transporte fluvial com a indústria e o agronegócio. A associação defende regras mais equilibradas para o uso múltiplo das águas para reduzir a desvantagem da navegação interior em detrimento da geração hidrelétrica. Nos longos períodos em que a navegação fica suspensa em bacias como a do Rio Tietê, os clientes acabam optando por pagar mais caro pelo transporte rodoviário para não atrasarem suas logísticas. Desde ontem, os comboios que trafegam pela região estão autorizados a passar pela hidrovia, inicialmente, com calado de 2,40m. A promessa do Departamento Hidroviário de São Paulo é liberar o tráfego para 2,80m nos próximos 30 dias. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Portal BE News (p. 6): Associações intensificam diálogo com parlamentares para derrubar veto ao Reporto
Desde a última semana, agentes da coalizão empresarial portuária que defende a retomada do Reporto para compra de equipamentos portuários estiveram na Câmara dos Deputados e no Senado e intensificaram o diálogo e as reuniões com parlamentares de diferentes legendas a fim de convencê-los da importância do regime para novos investimentos e expansão do setor de infraestrutura e da economia brasileira. A previsão é que os vetos ao BR do Mar, que incluem a questão do Reporto, sejam apreciados amanhã, em sessão conjunta. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
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