Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

23/03/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: Corte no Orçamento federal deixa estradas sem manutenção

Levantamento anual da CNT sobre a condição das rodovias mostra que o valor aplicado pela União em 2021 foi o mais baixo das últimas duas décadas. O gasto federal anual médio em obras caiu de R$ 204 mil por quilômetro em 2016 para R$ 109 mil no ano passado. Dos quase 110 mil quilômetros de estradas federais e estaduais pavimentadas, 62% são considerados regular, ruim ou péssimo. Destas, 91% estão sob gestão do poder público. Em dezembro passado, o governo federal lançou o Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura 2021-2050, que traça caminhos para permitir elevar a taxa de investimento. A expectativa é que nessas três décadas o setor privado assuma através de concessões as melhorias necessárias na infraestrutura, com exceção de rodovias, nas quais parcela considerável de investimentos virão dos orçamentos federal e estaduais. Outra matéria da Folha informa que nos últimos anos as entregas do governo federal em São Paulo foram mais tímidas na comparação com outros estados e que, por isso, o ministro Tarcísio, candidato ao governo desse estado, aposta nas grandes concessões, como a do Porto de Santos e a da rodovia Dutra, como marcas da sua gestão. Íntegra para associados: Folha 1 e Folha 2.

Estadão On-line: Previsões para o PIB mundial devem cair mais, diz diretora-geral do FMI

No começo do ano, o FMI anunciou uma redução das projeções de crescimento do PIB global em 2022 em meio ponto porcentual, para 4,4%, mas a expectativa agora é de queda maior, diante da guerra na Ucrânia. A diretora-gerente, Kristalina Georgieva, disse que economias que se recuperaram bem da pandemia estão mais fortes para lidar com o choque, mas preocupa o risco de recessão em países onde o choque vem sobre uma economia já fraca. Alertou que será necessário “aprender a lidar com mais de uma crise ao mesmo tempo” e que os formuladores de políticas, em especial bancos centrais, devem estar “à frente da curva”, e não esperar ser atingidos pelo choque para agir. Íntegra para associados.

O Globo e Valor Econômico: Estudo mostra como as empresas estão na jornada ESG: setor de papel, celulose e madeira lidera o ranking

Levantamento encomendado pelo Prática ESG com 135 empresas de capital aberto de 2019 a 2021 mostra que nem todos os setores da economia brasileira caminham no mesmo ritmo na jornada ESG. O setor de papel, celulose e madeira lidera o ranking, com 78,9 pontos dos 100 máximos. Na outra ponta, está a construção civil, shoppings e incorporação imobiliária, com 38,9 pontos. A média é de 56,4 pontos. Os dois segmentos evoluíram nos últimos anos, mas em ritmos diferentes: o primeiro avançou 18,8% enquanto o segundo subiu 3,1%. A diferença está na história e na regulação. Papel e celulose contam com empresas focadas na agenda de sustentabilidade, como Duratex, Klabin e Suzano e a demanda internacional por madeira com certificação FSC é um fator naturalmente impulsionador. Íntegra para associados: O Globo e Valor.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. A-8): Consulta pública acaba hoje com preservação histórica em pauta

O prazo para contribuições ao processo de desestatização do Porto de Santos encerra no final do dia de hoje. Em nota, a Antaq informou que todas as contribuições e colaborações feitas na consulta pública serão analisadas, respondidas e divulgadas no site da agência. Uma das propostas protocoladas diz respeito à preservação e manutenção de elementos históricos do complexo portuário. A ideia é que o edital de concessão da SPA conte com a criação do Centro Cultural do Porto de Santos, formado por museu, biblioteca, arquivo, pinacoteca e centro educativo. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. A-8): Porto tem lucro recorde e projeta superávit de R$ 500 mi para 2022

A SPA encerrou 2021 com o maior lucro líquido de sua história (R$ 329,1 milhões) e para este ano projeta novo recorte (de até R$ 500 milhões). A receita líquida registrada pela companhia no ano passado foi de R$ 1,1 bilhão. “Foi um ano com recorde de movimentação no fluxo de cargas do Porto”, explicou o diretor Marcus Mingoni. Mas destacou que o grande motivo foram a redução de custos e a otimização de gastos. Além de revisões em contratos, o Plano de Demissão Voluntária ao longo de 2020 resultou na saída de 209 funcionários da SPA e teve seu efeito notado em 2021. Íntegra para associados.

Boqnews: Bayard comenta sobre reta final do processo de desestatização do Porto de Santos

O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro, criticou o encerramento hoje do prazo da consulta pública sobre o processo de desestatização do Porto de Santos. Durante o “Jornal Enfoque – Manhã de Notícias”, hoje de manhã, lembrou que inicialmente a proposta seria apresentada no segundo semestre do ano passado, mas os trâmites burocráticos atrasaram a sua elaboração e divulgação. Segundo Bayard, o processo precisaria de maior tempo para aprofundar as sugestões feitas pelos setores interessados. Ele também acredita que as eleições vão dificultar o projeto de ser levado adiante neste ano. Íntegra para associados. 

AEN e Informativo dos Portos: Arrendamento de áreas aumenta oportunidades de investimentos no Porto de Paranaguá

Nos próximos dias, a empresa Portos do Paraná vai avançar no processo de arrendamento de duas áreas no Porto de Paranaguá. Amanhã está marcada a audiência pública da PAR09, uma área de 24.026 metros quadrados, a Oeste do Porto de Paranaguá, voltada para movimentação de granéis sólidos vegetais. Os investimentos previstos são de R$ 492,6 milhões. A sessão será transmitida via streaming, gravada e disponibilizada no YouTube. No dia 30, às 15 horas, vai a leilão a área PAR32. Com 6.651 metros quadrados e localizado na faixa primária do porto, o futuro armazém será utilizado, principalmente, para as movimentações de açúcar, na modalidade de carga geral. O investimento privado esperado é de R$ 4,17 milhões. Além dessas a expectativa neste ano é licitar outras duas áreas – PAR14 e PAR15. Íntegra para associados: AEN e Informativo dos Portos.

Imprensa setorial:

Portal BE News (p. 4 e 5): Porto do Itaqui prevê aumento de 4,3% em movimentação de cargas em 2022

O Painel Estatístico dos Portos, da Antaq, divulgado no último dia 2 de fevereiro, mostra que Itaqui é o segundo colocado no ranking dos portos públicos que mais operaram a safra do ano passado. Para atender à crescente demanda dos mercados externo e interno, principalmente das operações de grãos e combustíveis, a EMAP está investindo em uma série de obras que serão realizadas com investimento de R$ 500 milhões. Segundo a empresa, a “previsão é fechar 2022 com 33,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um crescimento de 4,3% em relação a 2021”. Íntegra para associados.

Portos e Mercados: Empresa pública Portos RS substituirá superintendência na administração dos portos gaúchos

O governador Eduardo Leite assinou um decreto que aprova o estatuto social da Portos RS, autoridade portuária que passará a administrar os portos do estado. O documento foi publicado no DOU de terça-feira (22). A partir de agora será possível registrar a criação da empresa pública na Junta Comercial e com isso atingir todos os passos necessários para a efetivação da mudança. Após o registro, a Portos RS estará autorizada a desempenhar as atribuições de autoridade portuária, na forma da Lei Federal nº 12.815. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Complexo de inovação porto-indústria quer atrair startups para venture capital

Startups que tiverem projetos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor industrial e portuário têm até dia 31 de março para se inscrever no programa de aceleração do Complexo de Inovação Porto-Indústria (Coinpi). Trata-se de um hub recém-criado para fomentar empresas com foco em portos digitais, indústria 4.0, ocupação de áreas portuárias por empresas e pessoas, além de recuperação de centros urbanos em todo o país. A iniciativa é da Áurea Innovation, que escolheu o porto e o centro histórico de Santos para dar início ao programa. Íntegra para associados.

Portogente: Debate dos portos e logísticas do Brasil com os presidenciáveis

O Portogente inicia amanhã a formulação de perguntas aos pré-candidatos já anunciados à presidência da República, objetivando uma avaliação política sobre as propostas relativas ao setor portuário e às logísticas do Brasil. Serão também abordadas questões como a Agenda 2030 da ONU, com destaque às relações do porto com a sua comunidade e energia verde. No âmbito da relação com a sua hinterlândia, eliminar os gargalos logísticos com atração de investimentos. Será um debate mediado no Portogente e aberto à participação do seu público. Íntegra para associados.

Guia Marítimo (World Cargo News): Mais queixas sobre políticas “anti-forwarder”

A CLECAT, associação europeia de despachantes, acusou recentemente a Maersk e sua afiliada Hamburg Süd de distorcer a concorrência ao se recusarem a aceitar negócios de determinados despachantes e se aproximarem diretamente de seus clientes. As maiores empresas de transporte são cobertas por contratos de longo prazo com empresas de navegação e, portanto, estão no lado seguro. As empresas menores são incapazes de fazer tais acordos devido à falta de volume. Um despachante que desejava obter uma cotação da Hamburg Süd teria sido informado de que, a partir de 1º de janeiro de 2022, não seriam fornecidas mais cotações. Eles ainda podem se registrar na plataforma de reservas Maersk Spot, mas nos termos e condições dessa empresa. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco