Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

30/03/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e Portos e Navios: Governo faz leilão portuário hoje com privatização da Codesa e arrendamento de terminais

O governo federal realiza hoje, a partir de 11h, o leilão de desestatização da Codesa. Participam da disputa a Quadra Capital e a Vinci Partners. A sessão pública será feita na B3, em São Paulo. É a primeira desestatização no país de uma companhia docas. O setor já está habituado a terminais privados ou arrendados, mas as autoridades portuárias são totalmente estatais. O modelo estabelece a privatização da gestão da Codesa, combinada com a concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho por 35 anos, prorrogáveis por mais cinco. Vencerá a competição quem oferecer a maior outorga. O novo concessionário terá que desembolsar R$ 327 milhões para comprar as ações da Codesa, além do pagamento de 25 parcelas de R$ 24,75 milhões, a partir do sexto ano de contrato, e uma contribuição variável, equivalente a 7,5% da receita bruta. Os investimentos estimados somam R$ 335 milhões em obras e ao menos R$ 520 milhões de custos com manutenção ao longo da concessão. À tarde, a partir das 15h, haverá nova rodada de leilões de três arrendamentos de terminais, nos portos de Santos (SP), Suape (PE) e Paranaguá (PR). O portal da CUT destaca que os trabalhadores estão mobilizados nos portos do Espírito Santo, protestando contra a privatização da Codesa. Alegam que a privatização coloca em risco a segurança e a soberania nacional, a infraestrutura de acesso aos portos e 240 postos de trabalho num primeiro momento. Segundo o portal, “EUA, França Holanda, não abrem mão sobre o controle, inclusive a dragagem. São países liberais, vale lembrar. É a Marinha e o Exército que cuidam disso”. Íntegra para associados: Valor, Portos e Navios e CUT.

Portal UOL: Em resposta a Doria, Tarcísio promete indenizar SP por reformas em porto

Em dezembro passado, o governo Bolsonaro incluiu o porto de São Sebastião, cedido para administração estadual há 15 anos, no Programa Nacional de Desestatização e em fevereiro foi realizada audiência pública para recolher sugestões ao processo de concessão. Apesar de a privatização contar com a simpatia do governo Doria, faltou combinar o que seria feito dos investimentos feitos pelo governo estadual na infraestrutura portuária. Nesta semana, o ministro Tarcísio admitiu que “Se ficar comprovado que tem esse investimento e é necessário fazer a indenização, ela vai ser feita”. Até que ocorra uma definição sobre quem pagará a conta de eventual indenização, a gestão Doria promete fincar o pé. Íntegra para associados.

Isto É Dinheiro (Reuters): Custo de frete sobe 1,96% em fevereiro enquanto diesel dispara, diz FreteBras

O custo médio do frete rodoviário teve um aumento de 1,96% em fevereiro ante igual período do ano anterior, enquanto o combustível mais utilizado no Brasil, o diesel, disparou 41,48% no mesmo intervalo, de acordo com o Índice da FreteBras divulgado ontem. O valor médio do frete por quilômetro por eixo no Brasil ficou em 1,01 real. Já o preço do diesel atingiu 5,59 reais. A pesquisa também mostrou que os fretes do agronegócio foram os mais altos registrados em fevereiro: 1,03 real por km rodado por eixo. O avanço acontece em um momento que o Brasil realiza a colheita e escoamento da safra de soja. Em seguida, aparecem os fretes de produtos industrializados, que chegaram ao valor médio de 1,00 real. Íntegra para associados.

Valor On-line: CNI apresenta propostas legislativas para melhorar ambiente de negócios no Brasil

A Agenda Legislativa da Indústria 2022, lançada ontem pela CNI, traz 151 propostas para a melhoria do ambiente de negócios do Brasil e para a retomada do crescimento econômico. As propostas foram definidas por 529 representantes de 118 entidades empresariais do país. O sistema tributário, descrito como complexo e burocrático, foi apontado como o principal limitador da competitividade das empresas e decisivo para o Brasil voltar a crescer. Entre as 12 propostas prioritárias que compõem a Pauta Mínima, destaca-se a reabertura do Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), que visa a regularização fiscal das empresas. Íntegra para associados.

Folha: Pandemia abalou confiança no governo de países democráticos, diz pesquisa

Um levantamento da agência global de comunicação Edelman com 27 países, feita entre 2021 e 2022, aponta que a confiança no governo como instituição caiu em 17 deles. No Brasil, a queda foi de cinco pontos. Dos entrevistados, 34% agora dizem confiar no governo. Nos EUA, a queda foi de três pontos, para 39%. Na Alemanha, de 12, para 47%. Na outra ponta, a China registrou aumento de nove pontos, para 91% de confiança no governo. E nos Emirados Árabes Unidos, subindo sete, chegou a 87%. Íntegra para associados.

CNN Brasil (Reuters): Empresa de logística alerta para aumento de custos devido ao lockdown em Xangai

Ontem a cidade de Xangai iniciou um lockdown em metade do seu território e pretende fazer o mesmo com a outra metade por quatro dias a partir desta sexta-feira (1). O serviço de transporte rodoviário será severamente impactado em 30%, devido ao bloqueio total nas áreas de Pudong e Puxi. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal, Informativo dos Portos e Comex do Brasil: Fevereiro repete desempenho de janeiro e movimentação de cargas cresce 17,7% no Porto de Santos

O Porto de Santos encerrou fevereiro com movimentação 17,7% acima do mesmo período do ano passado, atingindo 12,9 milhões de toneladas. O resultado elevou o acumulado do ano para 23,5 milhões de toneladas, 16,9% acima dos dois primeiros meses de 2021. O aumento de 22,1% no volume de cargas para exportação foi determinante: 9,2 milhões de toneladas no mês e 16,3 milhões de toneladas no acumulado do ano (+ 22,9%). As importações tiveram alta de 8,1% ante fevereiro de 2021, fechando com 3,7 milhões de toneladas. No mês, o complexo soja atingiu 4,2 milhões de toneladas (+47,2%), a celulose cresceu 65%, ao atingir 613,9 mil toneladas e as carnes cresceram 47% (190,8 mil toneladas). Os fertilizantes foram o destaque das importações (837,1 mil toneladas no mês (+6%). Ainda em fevereiro, a movimentação de contêineres somou 370,6 mil TEU (-5%). A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 29,2%. Íntegra para associados: Santa Portal, Informativo dos Portos e Comex do Brasil.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Fluxo de caminhões na Margem Esquerda do Porto é monitorado

A margem esquerda do Porto de Santos recebe uma média de 60 mil caminhões por mês, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá. Apesar de 14 empresas dos terminais portuários e retroportuário terem se cadastrados no programa e precisarem informar, dois dias antes, o número de veículos que vão trafegar na área do Município, não foi possível prever o congestionamento registrado há duas semanas na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, já que ele foi fruto de um efeito em cadeia. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Consulta para terminal de fertilizantes vai até maio

O prazo para enviar contribuições ao processo de arrendamento do terminal STS53, para movimentação de fertilizantes no Porto de Santos, foi prorrogado, pela sexta vez pela Antaq, para o dia 16 de maio. Íntegra para associados.

AEN e TN On-line: Governador anuncia investimentos de R$ 2,5 bilhões em obras de infraestrutura no Estado

Os terminais portuários Rocha e Fertipar, localizados na retroárea do Porto de Paranaguá, pretendem investir R$ 800 milhões no projeto de expansão que pretende criar um corredor para descarga de fertilizantes com duas novas linhas independentes. A nova estrutura possibilitará a atracação de navios Panamax. Fora do porto, serão construídos pela Rocha três armazéns interligados às correias do cais adicionando uma capacidade estática de mais 192 mil toneladas, que serão somadas às atuais 445 mil toneladas que o terminal já tem para a recepção de carga. Estes, assim como a estrutura atual da empresa, também serão. Íntegra para associados: AEN e TN On-line.

Diário do Litoral e Santa Portal: Azedou! Receita Federal encontra 47kg de cocaína em carga de limão

Ontem de manhã a RF no Porto de Santos apreendeu 47 kg de cocaína em tabletes que estavam ocultos em 5.280 caixas de papelão, que seriam transportadas em um contêiner refrigerado com carregamento de limão para exportação. A droga estava escondida na estrutura do contêiner, na área reservada aos componentes para refrigeração da unidade de carga e tinha como destino a Inglaterra. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Santa Portal.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Guia Marítimo: Três arrendamentos de terminais movimentam setor portuário nesta quarta-feira

A Antaq e o MINFRA promovem hoje o leilão dos terminais STS11, no Porto de Santos, e SUA07, no Porto de Suape. As sessões públicas serão realizadas em São Paulo, na B3. O certame será transmitido ao vivo pelos seguintes endereços eletrônicos: tvb3.com.br e youtube/CanalANTAQ. Hoje também a Portos do Paraná realiza leilão do PAR32, no Porto de Paranaguá. Íntegra para associados: Portos e Navios e Guia Marítimo.

Portal BE News (p. 7 e 8): Bolsonaro envia ao Congresso projeto de regulação da praticagem

O presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei que estabelece a regulação econômica do serviço de praticagem. A proposta favorece os armadores. O governo justifica que o objetivo é coibir cobranças abusivas. Ontem, em comunicado, a Secretaria-Geral da PR destaca que, “conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a Lei nº 9.537/1998 permite a regulação econômica mediante a fixação de preços do serviço de praticagem apenas quando houver a possibilidade de interrupção na prestação do serviço”. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco