Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Nova lei abre espaço para ‘ferrovias de papel’
Pelo menos cinco grandes projetos autorizados ou em análise pelo MINFRA – com 3,2 mil quilômetros de extensão e quase R$ 50 bilhões em investimentos prometidos – foram registrados por empresas com aporte inferior a R$ 1 milhão, incompatível com o porte dos empreendimentos anunciados. Esses empreendimentos se baseiam na Lei 14.273, que permite novas ferrovias pelo regime de autorização, aprovada pelo Congresso em dezembro passado e sancionada pelo presidente. Por essa modalidade, investidores ficam dispensados de entrar em um leilão e disputar uma concessão pública, muitas vezes percorrendo um caminho que leva anos. Questionado pelo Valor Econômico, o secretário de Transportes Terrestres do MINFRA, Marcello Costa, afirmou que o novo marco legal poderá receber ajustes, incluindo algum pré-requisito para empresas interessadas nesses projetos. Íntegra para associados: Valor 1 e Valor 2.
Estadão (Coluna do Broadcast): Log-In negocia área com gestora Quadra, que arrematou Docas do Espírito Santo
A Log-In Logística Intermodal apresentou ao fundo Shelf 119 Multiestratégia (Quadra Capital) projetos para ampliar sua atuação no Porto de Vitória, onde opera dois terminais: um deles de contêineres e carga geral e outro de veículos. Com sete navios de contêineres em operação no Brasil, a Log-In diz que o mercado de cabotagem foi melhor no primeiro trimestre do que no mesmo período do ano passado, com exceção da rota de Manaus, que opera nos níveis de quatro anos atrás. Íntegra para associados.
Valor Econômico (artigo do repórter especial, Daniel Rittner): Perigo à vista nas rodovias brasileiras
A iniciativa privada opera menos de 24 mil quilômetros de estradas, apenas 7% da malha rodoviária no país, mas já surge no radar o possível esgotamento de ativos economicamente viáveis para fazer concessões “puras”. O debate do governo com as empresas poderá entrar, nos próximos anos, em uma nova seara: tentativas de viabilizar concessões que não param em pé sozinhas e precisam de algum empurrão para atrair investidores. Um estudo do Ipea avalia experiências nacionais e internacionais na aplicação de subsídios cruzados em concessões de infraestrutura em transportes, evitando o comprometimento de recursos orçamentários. São fundos públicos, concessões em blocos, criação de câmaras de compensação e concessões patrocinadas (PPPs), que devem vir à tona com a presença cada vez maior de projetos deficitários. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Guerra fará comércio global crescer bem menos, diz a OMC
A OMC estima que o comércio global poderá cair pela metade neste ano, como uma das severas consequências da guerra na Ucrânia. A projeção de expansão das trocas globais seria cortada de 4,7%, feita no ano passado, para algo próximo de 2,5%. Em 2021, o comércio internacional alcançou o recorde de US$ 28,5 trilhões, 13% a mais que no pico de antes da pandemia, refletindo a transferência de demanda do setor de serviços para o de bens duráveis e preços mais elevados de commodities. Mas eliminando o efeito de preço, cresceu apenas 3% a mais do que no pico de antes da pandemia. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa): Terminal deve gerar 12 mil empregos
Segundo a EPL, o novo terminal STS08A para movimentação e armazenamento de combustíveis, na margem direita do Porto de Santos, arrematado pela Petrobras em novembro do passado, prevê investimentos de R$ 625,7 milhões até 2026, que representam a ampliação de 50% na oferta de berços na região da Alemoa, onde está concentrado o cluster de terminais líquidos minerais. A área é essencial para escoamento de produtos das quatro refinarias de São Paulo, dada a localização próxima dos mercados de derivados de maior liquidez no País. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Advogado especialista assume secretaria geral da Comissão de Direito Marítimo da OAB/SP
Luiz Henrique de Oliveira foi nomeado secretário-geral da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/SP (gestão 2022/2024). A comissão será presidida por Thiago Miller e contará com a participação de Renata Sucupira (vice-presidente) e Luciana Pacheco de Castro (secretaria-adjunta). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Tecnologística: Hidrovia Tietê-Paraná tem navegação plena liberada
A Hidrovia Tietê-Paraná voltou a operar com a capacidade plena na última sexta-feira (1º). A retomada vinha acontecendo de forma gradativa há duas semanas, com calado inicial de 2,40 m. Agora, é possível navegar com calado máximo de 2,70 m e sem ondas de vazão. Antes da paralisação do pedral de Nova Avanhandava, a Tietê-Paraná, no trecho São Paulo, vinha transportando níveis recordes da produção agrícola brasileira, principalmente de soja e milho. Em 2020, somou 2,1 milhões de toneladas, mesmo com a pandemia. No ano anterior, a movimentação havia sido de 2,5 milhões de toneladas no trecho. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Sepetiba Tecon percebe aumento na movimentação de cargas de projeto em diferentes segmentos
O Sepetiba Tecon é responsável pelo desembarque de 60% de peças, máquinas e equipamentos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). De acordo com a empresa, são itens importados para a base naval da Marinha do Brasil que constrói submarinos e está localizada em Itaguaí. Além disso, o terminal vem aumentando as operações para as áreas de petróleo e gás, energia elétrica, energia eólica e solar, além de máquinas e equipamentos de diferentes nichos da indústria. Íntegra para associados.
Portal BE News (p. 3): Dragagem de manutenção do porto de São Sebastião está paralisada desde janeiro
A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) aguarda o retorno do Ibama sobre o projeto de adequação e impermeabilização do dique terrestre que recebe os sedimentos dragados. Enquanto isso, estão sendo realizadas a limpeza e a manutenção do dique e testes na draga somente com água. Com custo de R$ 3,1 milhões, a dragagem de manutenção é realizada nos berços de atracação e na bacia de evolução do porto. O serviço visa restabelecer as profundidades de 10 metros no berço externo e de 7 metros no berço interno do complexo marítimo, ambos assoreados. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: EPL realiza visitas para avaliar infraestrutura de portos no norte do Chile
Esta semana, a EPL realiza uma série de visitas técnicas aos portos da região norte do Chile para coletar insumos para viabilizar o acesso de produtos brasileiros aos portos do Pacífico, o que pode reduzir os custos logísticos de exportação para a Ásia. Outro objetivo da viagem é avaliar a integração entre as infraestruturas da América do Sul para o projetado Corredor Rodoviário Bioceânico, conectando as províncias do norte do Chile, o noroeste da Argentina, a região do Chaco, no Paraguai, e o Centro-Oeste do Brasil. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022