Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/04/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Investimento dos Estados sobe 115% no 1º bimestre

Os investimentos de 26 Estados e do Distrito Federal somaram R$ 4,24 bilhões no primeiro bimestre, contra R$ 1,97 bilhão investido em igual período de 2021. Infraestrutura de transporte, saúde e educação estão entre as prioridades, devendo se manter fortes, após terem tomado impulso em 2021, quando os investimentos aumentaram 83,6% em relação ao ano anterior, ainda que o fluxo de receitas tenha desacelerado neste início de ano. Os governos estaduais fecharam o ano passado com R$ 140,2 bilhões em caixa, R$ 61 bilhões a mais que no ano anterior. A arrecadação agregada do ICMS somou R$ 85,4 bilhões no primeiro bimestre, perdendo para a inflação medida pelo IPCA. As receitas de outros tributos e as transferências da União avançaram 2%. Íntegra para associados.

Folha: Estados ‘perdem’ mais de 140 secretários para as eleições

Levantamento da Folha com todas as unidades da federação mostra que os estados com o maior número de secretários que deixaram na última semana seus cargos para concorrer a cargos eletivos em outubro foram Rio de Janeiro (15), Maranhão (12), Rio Grande do Sul (11) e São Paulo (10). Ao todo foram 147 substituições nos primeiros escalões dos governos estaduais. Quase metade dos possíveis candidatos saiu de sete pastas que costumam ter destaque no debate público: Agricultura (11 titulares deixaram esses postos), Fazenda (11), Saúde (10), Educação, Infraestrutura, Turismo e Direitos Humanos (8 em cada uma). Íntegra para associados.

Estadão: À revelia do Mercosul, Brasil quer novo corte de imposto de importação

Mesmo sem o aval do Mercosul, o governo brasileiro estuda cortar em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação de grande parte dos produtos comercializados com países de fora do bloco. Em novembro passado, os ministérios da Economia e das Relações Exteriores anunciaram a redução em 10% das alíquotas de 87% da pauta comercial, mantendo de fora bens como automóveis e sucroalcooleiros, que já tinham incentivos. Agora, deve recorrer ao mesmo dispositivo, que permite a adoção de medidas para a “proteção da vida e da saúde das pessoas”. Para o ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, a medida terá pouco impacto no comércio, já que se trata de uma redução pequena, mas que amplia a diferença entre a tarifa do Brasil e a do Mercosul, o que pode levar inclusive a questionamentos jurídicos sobre a validade da redução. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (matéria de capa – p. a-8): Novo acesso ferroviário é previsto em terminal

O edital de licitação do terminal STS08, destinado a movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos no Porto de Santos, cujo leilão está previsto para o último trimestre deste ano, deverá ser remodelado, com a possibilidade de inclusão de um acesso ferroviário. O MINFRA afirmou a EPL é a responsável pela revisão da modelagem, que, além de mais atrativa para o mercado, deve ser “conveniente para a SPA”. Alvo de um dos leilões mais aguardados do ano, o STS08 tem seu futuro acompanhado de perto pelo setor. Íntegra para associados.

Santa Portal: Auditores fazem ato público na Alfândega em Santos para cobrar acordo com governo federal

Auditores-fiscais santistas e de outras partes do País realizarão um ato público, hoje, às 13h, em frente ao prédio da Alfândega, em Santos. Por causa da mobilização dos auditores-fiscais, o prazo para liberação de mercadorias no Porto de Santos aumentou de 24 horas para no mínimo 20 dias. Há também um atraso diário de seis mil contêineres que significam um retardo na arrecadação em torno de R$ 125 milhões ao dia. Em média, o Porto de Santos movimenta de 10 a 12 mil contêineres por dia e arrecada R$ 45 bilhões por ano. De terça a quinta, dias aprovados em Assembleia pela categoria, os auditores não devem acessar os sistemas da Receita e não há desembaraço de cargas, à exceção de medicamentos, insumos hospitalares, animais vivos, produtos perecíveis e fornecimento de consumo de bordo. Íntegra para associados.

Paraná Cooperativo: Portos de Paranaguá e Antonina têm alta de 9,4% no volume de carga no primeiro trimestre

O volume de cargas que passou pelos portos paranaenses nos primeiros três meses de 2022 foi 9,4% maior comparado com mesmo período de 2021. De janeiro a março, foram movimentadas 14.079.177 toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. No ano passado foram 12.869.762 toneladas. Destaque para os granéis de exportação, como soja, farelos e milho, além da importação de fertilizantes. Considerando os dois sentidos do comércio, o segmento de granéis sólidos acumula 17% de alta no ano. De janeiro a março, foram 8.915.471 toneladas movimentadas. Nos mesmos meses de 2021, foram 7.643.257 toneladas. As exportações em contêineres aumentaram 4%. No primeiro trimestre, foram 152.798 TEU carregados e no ano passado, 146.746 TEU. De importação foram 116.962 TEU neste ano, contra 113.398 TEU em 2021 – alta de 3%. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA (artigo do advogado Eduardo Jordão, da FGV Rio e sócio da Portugal Ribeiro ADV): Restringir a concorrência? para garantir a concorrência – o caso do arrendamento do terminal portuário STS-10

No mercado de movimentação de contêineres no Porto de Santos, a atuação do grupo formado pela BTP, Maersk e MSC constitui exemplo perfeito dos problemas concorrenciais de escala global conhecidos pelas autoridades antitruste internacionais: oligopólio no mercado de transporte marítimo, por meio de alianças estabelecidas entre poucos armadores, somado à verticalização dessas empresas com alguns terminais portuários, gerando distorções concorrenciais que atingem diretamente os terminais portuários independentes e os usuários do porto. Tais problemas poderão ser agravados pelo arrendamento portuário do terminal STS-10. Para proteger a concorrência, é preciso estender à participação individual de Maersk, MSC e das empresas integrantes de seu grupo as limitações previstas no edital para consulta pública. Íntegra para associados.

Portos e Navios: DP World Santos é o primeiro terminal portuário do país a reaproveitar 100% dos resíduos gerados

O projeto Aterro Zero, adotado pela DP World Santos, tem como objetivo transformar os resíduos não-recicláveis gerados no local em energia sustentável para atividades da indústria, ao invés de destiná-los para aterros sanitários. Resíduos como varrição de celulose e pátio, papéis de banheiros, materiais orgânicos, entre outros, serão transformados em combustível para fornos de cimento, a partir de uma tecnologia de reaproveitamento energético batizada de CDRU (Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos). A ação, licenciada pelos órgãos ambientais, impacta positivamente na conservação e na racionalização de recursos minerais e energéticos e não gera novos passivos ambientais. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Porto Itapoá, pelo 4º ano consecutivo, é o mais recomendado por clientes, segundo IBRC

Levantamento do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) aponta o Porto Itapoá como o terminal portuário brasileiro mais recomendado por clientes. A instituição certificou o terminal como detentor do maior índice NPS (Net Promoter Score) – indicador global que avalia o nível de fidelidade dos clientes. Em 2017, Itapoá foi premiado pela primeira vez. Segundo a administração do porto, um dos fatores que motivaram os resultados positivos foi a criação do departamento chamado Customer Care, que centraliza as demandas dos clientes. Íntegra para associados.

Portal BE News (p. 5): Privatização da Codesa é destaque na abertura do Sudeste Export

Na abertura do Sudeste Export 2022, ontem à noite, em Vitória e transmissão on-line aberta ao público, o leilão da Codesa foi o destaque comentado pelas lideranças empresariais e autoridades presentes, com elogios ao novo modelo de gestão portuária e ao trabalho do diretor-presidente, Júlio Castiglioni, ao preparar a empresa para esse processo. A programação prossegue hoje, até as 18 horas. Os debates poderão ser acompanhados via: https://www.youpro.live/webinar/sudeste-export-2022. Íntegra para associados.

Guia Marítimo (artigo do diretor comercial da Asia Shipping, Rafael Dantas): O papel do Brasil na nova ordem mundial do Comex

Dados da OMC mostram que o Brasil tem grandes chances de ganhar protagonismo na economia internacional, caso enfrente as amarras que impedem o aumento da competitividade nacional nos negócios, especialmente com os vizinhos da América Latina e Caribe. Só em relação aos Estados Unidos, tem potencial para exportar 50% do que a China vende atualmente, o que representaria um ingresso de R$ 50 bilhões por ano. Atualmente, o Brasil responde apenas por 1,2% de participação nas exportações mundiais, ocupando a 27ª posição global. Íntegra para associados.

Portos e Navios: 477 graneleiros estão presos esperando para entrar na China

As filas de navios que transportam matérias-primas aumentaram depois que Xangai iniciou um bloqueio no final do mês passado para combater a Covid-19. O congestionamento se expandiu para a vizinha Ningbo-Zhoushan, com os armadores desviando os navios para outros portos do país. Na segunda-feira, 222 graneleiros esperavam para descarregar em Xangai, 15% a mais do que no mês anterior. Em Ningbo-Zhoushan são 134 navios, 0,8% a mais que no mês passado, enquanto nos portos combinados de Rizhao, Dongjiakou e Qingdao são 121 navios, aumento de 33%. Outros 197 navios porta-contêineres carregando ou esperando para carregar estão no trecho combinado de Xangai com Ningbo, um aumento de 17% em relação ao mês anterior. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco