Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/04/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Revista setorial de logística do Valor Econômico: Incentivo anima setor

Com a derrubada do veto presidencial à extensão do Reporto, R$ 2 bilhões em investimentos privados represados no setor deverão ser liberados. O Porto de Santos também se prepara para a privatização com a casa arrumada, saindo de um prejuízo de R$ 469 milhões em 2018 para o lucro recorde de R$ 329 milhões em 2021. A SPA diz que foram identificados mais de 80 potenciais investidores. Para este ano, está prevista ainda a licitação de seis áreas nesse porto, com destaque à do STS 10. Para Antonio Carlos Sepúlveda, da Santos Brasil, o terminal é desnecessário, pois a capacidade dos terminais é suficiente para atender à demanda até 2035. Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, alerta que o porto sofre concorrência desleal de terminais de Santa Catarina, que pertencem à Maerk e MSC. “A verticalização é saudável quando é para o negócio do dono da carga, porém não em toda a cadeia logística”. Íntegra para associados.

Folha (Painel S.A): Novo ministro da infraestrutura vai aos EUA em busca de investidor

O ministro Marcelo Sampaio agendou sua primeira viagem aos Estados Unidos em roadshow na segunda semana de maio para promover os leilões do setor. Até o fim ano estão previstos 40 projetos para concessão, entre aeroportos, ferrovias, portos e rodovias. Nos próximos meses, o ministério também promete instituir indicadores de sustentabilidade para avaliar as empresas de transporte terrestre de cargas. Íntegra para associados.

Estadão On-line e Valor On-line: Bolsonaro pede ajuda à diretora da OMC para garantir acesso a fertilizantes 

Ontem o presidente Bolsonaro pediu ajuda à OMC para garantir uma espécie de “salvo-conduto” ao fluxo de fertilizantes importados de países que sofreram sanções econômicas e financeiras por causa da guerra na Ucrânia. Desde o início da guerra, o governo Bolsonaro lançou um plano nacional de fertilizantes e tenta obter fornecedores alternativos para evitar impactos na produção de alimentos no campo e inflação. A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que precisa submeter a proposta brasileira à consideração dos demais membros da organização. “A questão é superar os limitantes em decorrência da guerra para que alimentos e fertilizantes tenham circulação, se não teremos mais escassez e mais fome.” Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Valor On-line: ‘Lockdowns’ na China começam a afetar transporte marítimo em todo o mundo

O Centronave ressalta que o acúmulo de contêineres e o congestionamento de mercadorias nos centros de armazenagem poderão provocar impactos de mais longo prazo, mesmo após o fim das restrições. Cerca de 200 milhões de pessoas e mais de 20 cidades chinesas estariam hoje sob lockdown total ou parcial, com suas entradas e saídas rodoviárias bloqueadas total ou parcialmente. A crise se dá em um momento no qual as cadeias globais de suprimento já estavam pressionadas. Desde 2020, a logística global tem sofrido com os efeitos da pandemia, que provocaram falta de contêineres e de capacidade nas embarcações, atrasos nas escalas dos navios, congestionamentos nos portos e aumento do preço nos fretes marítimos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

NSC Total: Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão

Uma das regras previstas pela SNPTA para a desestatização do Porto de Itajaí proíbe que as empresas que hoje operam nos grandes terminais próximos integrem algum consórcio para concorrer no leilão. Isso afeta diretamente a MSC, que opera Navegantes, e a Maersk, que atua em Itajaí e Itapoá. Especialistas avaliam que a regra é justificada, porque a Antaq tem sido cobrada para evitar monopólios no setor. A medida pode mudar a configuração da concorrência no Estado, aumentando a possibilidade de os operadores da China e Emirados Árabes serem os mais fortes concorrentes. Íntegra para associados.

Jornal O Liberal: Porto de Belém volta à rota internacional da madeira

Após 20 anos sem movimentar madeira 100% industrializada, o Porto paraense passa a ser solução para exportadores locais. O navio MV Herbeira, do armador Soreidom e Caribeanline, começou a receber no sábado 6,3 mil toneladas de madeira serrada, o equivalente a 5,8 mil m3. A carga será transportada para dois portos europeus: Rotterdam e Honfleur. Íntegra para associados.

Gazeta do Povo: Pela primeira vez no Brasil, Antonina exporta pellets de madeira a granel

A escassez e o alto custo dos contêineres levou o porto de Ponta do Félix a exportar pellets de madeira a granel. Até o fim do ano o porto estima embarcar nove navios, com um carregamento total de 120 mil toneladas, com destino ao mercado europeu. Íntegra para associados.

G1 Santos: Temporada de cruzeiros se encerra nesta segunda com saída do último navio do Porto de Santos

Ontem o navio Costa Diadema encerrou a temporada nacional de cruzeiros de 2022, com saída do Porto de Santos. Após uma série de restrições e pausas, por conta da pandemia, o setor comemora o ‘respiro’ diante da flexibilização, no início de março. A próxima temporada terá início no dia 29 de outubro. Em nota, o Terminal Concais frisou que, durante a paralisação, manteve-se pronto para a retomada durante todo o período. A previsão inicial da temporada era de que 237 mil cruzeiristas embarcassem em Santos, mas, com a paralisação, 38 escalas foram suspensas, o que reduziu essa quantidade em 42%. Para a próxima temporada, serão cinco navios de cruzeiros em operação no Porto de Santos, com 102 atracações já confirmadas e a expectativa de 280 mil embarques de passageiros. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (matéria de capa – p. a-8): Embarque de soja deve subir 24%

A exportação de soja pelo Porto de Santos deve crescer 24,4% este ano, em comparação a 2021, passando para 29 milhões de toneladas, segundo projeção da SPA. A tendência de alta pode ser observada nos dois primeiros meses de 2022: 67,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A exportação de milho, que já acumulou alta de 107% em janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com 2021, também pode ter recorde de movimentação. O Sindamar afirma que pode ocorrer uma fila maior de navios nos meses de junho e julho, quando a soja compete por espaço com milho e açúcar. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Modais em Foco: Porto de Cabedelo tem 100% de áreas da União regularizadas na SPU

A partir de hoje o Porto de Cabedelo é o primeiro porto organizado do Brasil com 100% das áreas da União regularizadas na SPU, incluindo terrenos e espaços aquáticos, em virtude da assinatura de contrato de cessão em condições especiais, em que o governo federal concede a gestão do porto à Docas-PB. A cessão das áreas foi definida considerando a portaria SEDDM/ME nº 7.397/2021, que instituiu o regime especial de governança de destinação de imóveis da União. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Ibama estabelece termo de referência padrão para licenciamentos portuários

O Ibama estabeleceu um Termo de Referência (TR) modelo para EIAs e Rimas de empreendimentos portuários para tornar o processo mais transparente e diminuir o tempo para emissão do termo. O prazo normativo para o envio do termo é de 60 dias, segundo a IN n° 184/2008. Esse modelo proposto para empreendimentos portuários atende tipologias como portos, portos organizados e terminais portuários. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Estudo aponta viabilidade para concessão de 25 anos para hidrovia entre Brasil e Uruguai

O Evtea para a concessão de uma hidrovia entre o Brasil e o Uruguai indicou que é viável uma concessão de 244 quilômetros, com investimentos de R$ 86 milhões, numa operação pelo prazo de 25 anos e com tarifas que podem ficar entre R$ 10,10 e R$ 6,23 por tonelada transportada. O trabalho foi apresentado na última quarta-feira (13) ao ministro Marcelo Sampaio. Doado pela DTA Engenharia, vai passar pelo crivo da ANTAQ para que o projeto avance numa primeira concessão de uma hidrovia no país. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Audiência sobre novo terminal de contêineres de Santos terá disputa sobre verticalização

A verticalização do setor de transporte e armazenagem de contêineres é o grande ponto de debates na audiência pública, realizada hoje pela Antaq, para discutir o edital de licitação do STS-10, no porto de Santos. De um lado, está a defesa da proposta do governo de limitar a participação apenas da BTP; de outro, a demanda para que a restrição se amplie aos atuais controladores da BTP, a TIL, do grupo Maersk, e a APMT, do grupo MSC. A disputa está num contexto internacional de tentativa de restringir a verticalização dos armadores de contêineres donos de terminais e suas operações em conjunto por parte de órgãos reguladores de concorrência na Europa e nos EUA. No Brasil, a pedido da ABTRA, o Cade investiga o tema. A entidade apresentou parecer assinado pelos economistas Paulo Springer de Freitas, Luiz Alberto Esteves e Marcio de Oliveira Junior (ex economista-chefe e ex-presidente do Cade), que indica que “a vitória de Maersk/APMT, MSC/TIL e/ou BTP, seja por meio de participação conjunta, seja por atuação independente das partes, resultará em deterioração das condições de concorrência no Porto de Santos”. Íntegra para associados.

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