Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/04/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Crise na China afeta logística no Brasil

Exportadores têm sofrido com aumento nos fretes e dificuldades para escoar os produtos na rota Brasil-Ásia, sobretudo os que dependem de contêineres refrigerados, devido ao congestionamento nos portos chineses, principalmente no de Xangai. Algumas empresas de navegação interromperam os pedidos de cargas refrigeradas ou têm desviado os navios para outros portos chineses – que, por sua vez, também começam a ficar lotados, gerando um efeito-cascata. Com isso, os fretes na rota de exportação do Brasil para a Ásia, chegaram a US$ 6.800 por contêiner refrigerado de 40 pés. Na importação, atrasos e cancelamentos de viagens indicam que haverá novos gargalos logísticos nos próximos meses. Íntegra para associados.

Estadão: FMI eleva previsão do PIB do Brasil de 0,3% para 0,8% em 2022

O FMI elevou a projeção de crescimento do Brasil em 2022, de 0,3% em janeiro para 0,8%. O País é um dos poucos que tiveram aumento de tal indicador. A invasão russa à Ucrânia levou à redução da estimativa do crescimento global para 2022: de 4,4%, realizada em janeiro antes do conflito, para 3,6%. Neste contexto, reduziu as estimativas de alta do comércio internacional em volumes de mercadorias e serviços para este ano de 6% para 5%. Para 2023, a estimativa de aumento do PIB brasileiro cai de 1,6% para 1,4%, em harmonia com a alteração adotada em termos globais. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Governo muda estatuto das estatais para se adequar às normas da OCDE

Em mais uma ação para acelerar o acesso à OCDE, o governo brasileiro publicou um decreto nesta semana alterando pontos do regulamento do Estatuto das Empresas Estatais para se alinhar às exigências da organização. Especialistas avaliam que as alterações vão fortalecer os conselhos de elegibilidade e de auditoria, mas destaca que houve exclusão da menção expressa sobre a participação de empregados no comitê e elegibilidade, o que pode provocar um afastamento dessa representação, e ressalta a referência à Lei Geral de Proteção de Dados e à Lei de Acesso à Informação no que diz respeito à elaboração de atas do Comitê de Elegibilidade. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Boqnews: Governo de SP apresenta projeto para transformar a malha ferroviária do Estado

O Governo de São Paulo encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que autoriza a exploração da infraestrutura e dos serviços ferroviários por meio de novas concessões à iniciativa privada. O panorama estadual é de predomínio de 84% do modal rodoviário sobre 11% do ferroviário – sendo 9% pertencentes à CPTM. Mais da metade dos 5,7 mil quilômetros de trilhos no Estado apresentam baixa capacidade ou estão ociosos. O Plano Estratégico conta com o PAM-TL (Plano de Ação de Transporte de Passageiros e Logística de Cargas para a Macrometrópole Paulista), que prevê investimentos privados de R$ 54,2 bilhões na malha ferroviária em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos. Íntegra para associados.

A Gazeta (ES): Postos de combustíveis ainda enfrentam desabastecimento no ES

Desde a semana passada, alguns estabelecimentos apresentam estoques baixos ou até mesmo a completa falta de gasolina ou diesel. Mesmo com navios voltando a atracar no Porto de Vitória, a distribuição ainda não foi completamente normalizada. Em nota, a Codesa confirmou que ontem o navio Romoe Maersk estava finalizando a descarga de 14.600 toneladas de diesel e garantiu que não há problemas operacionais no porto. Íntegra para associados.

Duna Press: Governo federal e Companhia Docas/PB promovem novo marco histórico no desenvolvimento portuário da Paraíba

O Porto de Cabedelo se tornou ontem o primeiro complexo portuário do Brasil a ter 100% das áreas continentais regularizadas, através da assinatura de contrato de cessão em condições especiais, em que o governo federal, por meio da Secretaria de Governança e Patrimônio da União (SPU), oficializa a gestão do Porto à Companhia Docas. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios, A Tribuna de Santos (p. a-8) e Portal BE News (p. 4 e 5): Ambiente concorrencial para STS-10 preocupa terminais e recintos alfandegados

Ontem, na audiência pública para discutir o edital de licitação do STS-10, no Porto de Santos, a ABTP defendeu que a consulta precisa amadurecer e protocolou pedido de prorrogação do prazo por 60 dias para entrega das documentações, de forma a garantir a concorrência e evitar a monopolização das cargas no Porto de Santos. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, argumentou que “Não é desesperadamente urgente fazer a licitação do STS-10 agora.  Até 2030, as expansões dão conta do recado. É possível fazer a licitação em 2024 ou 2025”. Alertou que os números de capacidade apresentados pela EPL diferem dos dados do BNDES publicados no PDZ 2020 e que ABTRA vai anexar à consulta pública dois pareceres técnicos que apontam falhas no Guia AIC-TP e na análise do estudo da EPL. A ABTRA defende que, para garantir a competitividade e o equilíbrio do mercado de movimentação de contêineres no porto, se aumente a restrição aos principais terminais e armadores que possam operar de forma verticalizada, incluindo BTP, Maersk, MSC, APMT e TIL. O argumento é que qualquer um que vença nas condições atuais pode desequilibrar o mercado. O diretor de novas outorgas da SNPTA, Fábio Lavor, disse que o ambiente concorrencial é o grande desafio dessa modelagem e que não há necessidade de fazer licitação de forma urgente. Lembrou que projeto está em carteira desde 2019. Íntegra para associados: Portos e Navios, A Tribuna e BE News.

Informativo dos Portos: Porto do Itaqui registra 5% de crescimento na movimentação de cargas

O Porto do Itaqui fechou o primeiro trimestre de 2022 com 6,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, com destaque para o volume de soja, que cresceu 29%, e de milho, com alta de 137% em comparação ao primeiro trimestre de 2021. Só em março foram movimentadas 2,5 milhões de toneladas de cargas, o melhor março da história do porto. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Exportações e importações seguem em alta e balança comercial acumula superávit de US$ 17,28 bilhões no ano

A corrente de comércio subiu 22,6%, ante o período de janeiro a abril do ano passado, atingindo US$ 158,41 bilhões, com US$ 87,85 bilhões em exportações (+20,9%) e US$ 70,57 bilhões em importações (+24,7%), segundo dados divulgados na segunda-feira (18/04) pela Secex/ME. O superávit no mês é de US$ 5,48 bilhões, com crescimento de 10,1% sobre abril de 2021, e a corrente de comércio aumentou 21,7%, alcançando US$ 25,65 bilhões. As exportações em abril, até a terceira semana, somaram US$ 15,56 bilhões, em alta de 19,5%, e as importações cresceram 25,3% e totalizaram US$ 10,08 bilhões. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco