Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Entregas no mesmo dia? Como a tecnologia mudou a cara das empresas de logística
levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com 275 empresas do setor aponta que mais da metade das empresas de logística acredita que a tecnologia é a chave para reduzir custos, oferecer novos serviços aos clientes e atender às exigências do mercado. Se no passado o diferencial estava no tamanho da frota de caminhões e na área atendida, hoje as empresas precisam apostar em sistemas sofisticados e automação para dar conta de uma demanda crescente e, ao mesmo tempo, garantir maior eficiência para os clientes. Isso porque o setor virou peça-chave dentro do planejamento estratégico das companhias na redução de custos – os custos logísticos representam 12% do faturamento bruto das empresas. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Estadão On-line: Incertezas ofuscam alívio do Brasil com commodities, diz FGV
Segundo o Boletim Macro, do FGV/Ibre, os benefícios da alta dos produtos agrícolas, apesar de maior arrecadação e impacto positivo no investimento e na atividade, devem ser ofuscados pela desaceleração da economia global e pela alta de juros. “O mundo está desacelerando. Todas as atenções se voltam para a economia global, e para o Federal Reserve, se vai subir juros mais rápido ou não. Isso significa ‘esfriar’ o mundo e os preços das commodities”. No World Economic Outlook de abril, o FMI cortou de 4,2% para 3,6% a projeção para o crescimento do PIB mundial neste ano. E rebaixou projeções para a zona do euro, EUA e China. A guerra Rússia e Ucrânia e a necessidade de aperto monetário para conter a inflação global são elementos que movem as revisões para baixo. Mas a leitura em relação ao Brasil foi em outra direção. Íntegra para associados: Valor e Estadão.
CNN Brasil: EUA banem entrada de navios russos no país; Biden anuncia nova ajuda de US$ 800 milhões
O presidente Joe Biden anunciou ontem que os EUA irão proibir a entrada de navios afiliados à Rússia nos portos norte-americanos devido à guerra na Ucrânia. O tráfego de navios russos representa uma porcentagem pequena da atividade portuária americana, mas a medida está de acordo com a proibição de aeronaves russas no espaço aéreo do país anunciada anteriormente. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Hidrovias do Brasil busca recuperação em 2022
Depois de enfrentar problemas, no ano passado, por conta da redução da movimentação no Arco Norte com a quebra de safra de milho, e a crise hídrica, que chegou a interromper a navegação na hidrovia Paraná-Paraguai, a Hidrovias do Brasil está a adquirindo equipamentos que deverão ampliar a capacidade da empresa no Arco Norte dos atuais 7 milhões para de 8 milhões de toneladas, a partir do ano que vem. Também planeja iniciar, em agosto, a operação do terminal de fertilizantes e sal no Porto de Santos. A capacidade do terminal chegará a 2,5 milhões de toneladas – patamar que deverá ser atingido em 18 a 24 meses de operação. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. b-5): Auditores criticam 5% e mobilização é mantida
Segundo o Sindifisco de Santos, os auditores fiscais da RFB estão indiferentes quanto à proposta de reajuste salarial de 5% aos servidores públicos federais a partir de julho. Alerta que a categoria só suspenderá o movimento quando tiver a recomposição do orçamento do órgão (equivalente a R$ 1,2 bilhão), a abertura de concurso público e o cumprimento do acordo firmado em 2016, que prevê o pagamento de um bônus variável aos profissionais. No Porto de Santos, a liberação de cargas de exportação, que demorava de 24h a 48h, está com tempo de espera em 30 dias. A importação, que era para ocorrer entre dois e quatro dias, sai em 20. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e BE News (p. 3): Consulta pública de terminal de contêineres no Porto de Santos é prorrogada
A Antaq decidiu prorrogar até 31 de maio o prazo para envio de contribuições à licitação do STS10, do Porto de Santos, destinado à movimentação e à armazenagem de contêineres. Na audiência pública realizada em 19/04, a ABTP requereu que o período fosse estendido por mais 60 dias. A ideia recebeu o apoio da ABTRA e de outras entidades. A ABTRA também contestou o estudo de análise concorrencial que integra o edital de concessão e alertou sobre o risco de verticalização no porto, com armadores especializados no transporte de contêineres adquirindo terminais portuários. Em nota, a Antaq informou reconhecer que a verticalização da cadeia logística é um acontecimento mundial, cujos impactos concorrenciais devem ser avaliados no caso concreto. Quanto à possível decisão do Cade acerca do tema, disse que deve atuar em estreita cooperação com o órgão de controle, contribuindo “para uma maior robustez às decisões da Antaq nos processos de concessão e arrendamentos portuários em andamento”. Íntegra para associados: A Tribuna e BE News.
G1 Santos e Santa Portal: Polícia Federal apreende cerca de 2,7 kg de anfetamina no Porto de Santos
A Polícia Federal, em ação conjunta com a RFB, apreendeu ontem 2,7 kg de anfetamina no Porto de Santos, nesta quarta-feira (20). A droga estava escondida numa caixa com objetos de mudança, em um contêiner vindo dos Estados Unidos. A localização do entorpecente foi realizada no âmbito da ‘Operação Outlet’, responsável por detectar um esquema logístico de envio de encomendas do exterior ocultas em contêineres despachados como “bagagem desacompanhada” para o Porto de Santos. Íntegra para associados: G1 e Santa Portal.
Portal Bahia BA: União inicia projeto para privatizar a Cia de Docas da Bahia
O governo federal decidiu iniciar o processo de privatização da Codeba, que administra os portos de Salvador, Aratu/Candeias e Ilhéus. A previsão para publicação do edital e leilão é o quatro trimestre de 2023, com assinatura de contrato no primeiro trimestre de 2024. Na quarta-feira (20), representantes do MINFRA, BNDES e PPI debateram o cronograma e a modelagem do projeto. Íntegra para associados.
No Ponto (SC): Complexo portuário de Itajaí e navegantes movimenta mais de 4 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2022
Em março, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou 1,427 milhões de toneladas e no primeiro trimestre 4,143 milhões de toneladas, que indicam um provável crescimento operacional para 2022. As principais exportações registradas durante o mês de março foram: madeiras e derivados (39,19%), frango congelado (21,78%), carnes (bovina e suína 11,14%), mecânicos e eletrônicos (10,06%), cerâmica e vidros (4,04%). As importações mais significativas ainda dentro do mesmo mês foram os produtos químicos (36,24%), mecânicos e eletrônicos (26,63%), têxteis diversos (11,33%), alimentos em geral (9,66%), plásticos e borrachas (7,98%). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e BE News: Após desestatização, Codesa anuncia novos diretores
No último dia 19, o presidente Júlio Castiglioni e o diretor de Operações e Infraestrutura da Codesa, João Augusto da Cunhalima apresentaram pedido de exoneração de seus cargos. Eles se desligam da companhia após conduzi-la ao primeiro leilão de desestatização. O MINFRA indicou Bruno Fardin para ocupar a função de presidente e para responder, interinamente, pela Diretoria de Operações e Infraestrutura. Para a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento, até então ocupada por Bruno Fardin, indicou Raquel de Moura Barbosa Guimarães, que se destacou no desenvolvimento de novos negócios e nos estudos de benchmarking para a modelagem da concessão do Porto de Vitória. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e BE News.
Portos e Navios: Docas do Rio obtém lucro bruto de R$ 807,8 milhões em 2021
A CDRJ, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, encerrou o exercício de 2021 com um lucro bruto de R$ 807,8 milhões, representando 77% do seu faturamento, na ordem R$ 1,043 bilhão. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Regimes aduaneiros especiais ajudam a desburocratizar o comércio exterior e fortalecem a balança comercial brasileira
Mesmo com a expansão do comércio exterior, restam muitas dúvidas no que diz respeito às isenções fiscais e como utilizá-las para desburocratizar a atuação internacional das empresas brasileiras. O Drawback, por exemplo, é um grande aliado quando se trata de suspensão ou isenção do pagamento de tributos. Permite reduzir em até 50% os custos de produção e atende uma escala maior de empresas. Mas em alguns casos a expansão do negócio será mais efetiva se outros regimes forem adotados, como é o caso do Regime Aduaneiro de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof). Ele permite importar ou adquirir no mercado local mercadorias com suspensão de tributos onde parte delas devem ser submetidas à industrialização, podendo se destinadas posteriormente tanto ao mercado interno quanto ao externo. Íntegra para associados.
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