Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/04/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Receita afrouxa regras para mercadorias importadas transportadas a granel

A Receita Federal resolveu facilitar o despacho aduaneiro na importação de granéis, plantas, animais vivos, frutas frescas e outros produtos facilmente perecíveis, permitindo que elas sejam direcionadas para o canal verde (sem conferência física ou documental). Entram na lista também mercadorias importadas pela administração pública direta e indireta federal, dos estados e municípios. A flexibilização ocorre em meio à operação-padrão e a diminuição de 40% do quadro de auditores-fiscais. A subsecretaria de Administração Aduaneira afirma que a mudança está em sintonia com o Acordo Mundial de Facilitação do Comércio e a Convenção de Kyoto e que a abertura comercial é fundamental para a economia brasileira. Íntegra para associados.

Correio Braziliense On-line: Auditores fiscais federais agropecuários decidem retomar mobilização

Os auditores fiscais federais agropecuários decidiram retomar a mobilização na próxima segunda-feira (2/5). Segundo o sindicato da categoria, a mobilização não prejudicará o controle de doenças e pragas, preservando os programas de erradicação e vigilância de doenças. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Carta enviada a Paulo Guedes pede o fim das paralisações no programa de financiamento às exportações

O Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos (IBCI), que faz o secretariado executivo de uma frente parlamentar formada por 216 deputados e senadores, enviou uma carta ao ministro Paulo Guedes, pedindo a recomposição dos recursos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Os exportadores alegam que esse cenário enseja a fuga de capital do Brasil e o fechamento de empresas, porque outras nações contam com fortes agências de crédito à exportação e políticas efetivas de fortalecimento do comércio exterior, que permitem melhores condições de produção e exportação. Íntegra para associados.

Folha On-line: Alta do petróleo e do aço leva governo a rever custos dos projetos de concessão

No evento realizado ontem pela Fiesp e pelo TCU, ontem em São Paulo, sobre investimentos público-privados de longo prazo, a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MINFRA, Natália Marcassa, disse que a alta das commodities com a pandemia, em particular do petróleo e do aço, tem forçado o governo a rever os parâmetros financeiros dos leilões de concessão em andamento: “O aumento nos insumos asfálticos foi da ordem de 43%. E o aumento do aço, da ordem de 36%. Com isso, a partir de janeiro, tivemos de remodelar os nossos projetos, já captando esses custos”. Íntegra para associados.

Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo): Congresso inicia análise de vetos de Bolsonaro a Marco Legal das Ferrovias

Os deputados iniciaram ontem a análise dos vetos do presidente Bolsonaro ao Marco Legal das Ferrovias, sancionado em dezembro. Desde então as concessionárias tentam convencer o Congresso a derrubar o veto ao artigo que garantia o direito de reequilíbrio econômico-financeiro às empresas impactadas pelas novas ferrovias que serão construídas no regime de autorização. A grande inovação do marco legal é permitir que a iniciativa privada construa traçados por iniciativa própria, bastando uma autorização do governo federal. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8): SP quer leiloar Rodoanel no 2° semestre

O leilão do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas deve acontecer no segundo semestre deste ano, segundo a Secretaria estadual de Logística e Transportes de São Paulo. A obra é importante para o escoamento de produtos rumo ao Porto de Santos. O certame estava marcado para a última quarta-feira, mas foi suspenso, segundo governo do estado, por “incertezas geradas pela crise econômica”. O edital também está sofrendo ajustes na modelagem financeira. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Relatório alternativo à CPI da Cava Subaquática aponta riscos ambientais

O deputado estadual Mário Maurici de Lima Morais entregou na quarta-feira (27), ao MPF e ao MP-SP em Santos um relatório que aponta os riscos ambientais da cava subaquática no Estuário entre Santos e Cubatão ao ecossistema da Baixada Santista, em especial ao mangue. Alega que o relatório oficial aprovado pela CPI da Alesp é contraditório. Íntegra para associados.

Tribuna de Itapoá: Porto Itapoá realiza campanha de segurança com navios

O Porto Itapoá iniciou em abril uma campanha para estimular e celebrar navios que estão promovendo melhorias em suas condições de segurança e organização, em sintonia com a NR 29, que estabelece protocolos para os trabalhos portuários nessa área para garantir um ambiente mais seguro aos tripulantes dos navios e para os colaboradores que trabalham a bordo. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 5): Indicado para diretoria da Antaq deve ser sabatinado em maio pelo Senado

O vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, indicado a diretor da Antaq, seria sabatinado nesta semana pelo Senado, mas o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, decidiu adiar para o período entre 10 e 12 de maio. Pereira de Lima Filho deverá ocupar o lugar do ex-diretor Adalberto Tokarski, cujo mandato terminou em fevereiro deste ano. Íntegra para associados.

Fórum Brasil Export: Autoridades e especialistas ressaltam a necessidade de ferrovias na região Nordeste

O aperfeiçoamento das conexões multimodais com os portos e soluções logísticas inovadoras foram os temas do Nordeste Export 2022, promovido nesta semana pelo Fórum Brasil Export. “Os portos do Nordeste são muito bons, mas os acessos são ruins. Isso atrapalha a logística e aumenta o tempo de viagem da mercadoria”, segundo os participantes. A falta de opções para escoar as mercadorias por ferrovias atrapalha o desenvolvimento da região, impede a intermodalidade e encarece as operações. Isso torna a matriz rodoviária tão cara. Íntegra para associados.

Monitor Mercantil: Portos de Antuérpia e Bruges fundem no maior porto exportador europeu

Os dois portos assinaram em 22 de abril um acordo de acionistas do porto unificado Antuérpia-Bruges. O processo teve início em fevereiro de 2021, quando as cidades de Antuérpia e Bruges anunciaram o início do processo de unificação dos seus portos. O porto unificado proporciona 74 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, com um valor agregado de quase 21 bilhões de euros ou 4,5% do PIB da Bélgica. A fusão pretende impulsionar a posição de Antuérpia-Bruges na cadeia logística internacional. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco