Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

02/05/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Acordo de Mariana ‘ressuscita’ leilão dado como perdido

O ministro Marcelo Sampaio falou de seu plano para ressuscitar o leilão da BR-381/262 (MG-ES), chamada “Rodovia da Morte”, cuja licitação foi suspensa definitivamente em fevereiro, por falta de interessados. A ideia é usar R$ 3 bilhões da indenização da Vale pela tragédia em Mariana nas obras da futura concessão, amenizando o volume total investimento que caberá ao setor privado e viabilizando o negócio. Um acordo está em discussão adiantada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com relação às privatizações no setor portuário, Sampaio garante que segue firme com o cronograma até dezembro. “Os atores que estão dentro do porto [de Santos] querem a privatização. Nos últimos três anos, a gestão profissional deixou neles o sentimento de que vale a pena ter isso por mais 30 anos. É preciso olhar para os fatos, com pragmatismo acima da ideologia”. Íntegra para associados.

Isto É Dinheiro (Estadão Conteúdo): Do MME, Bruno Eustáquio será novo número 2 no Ministério da Infraestrutura

O atual secretário-executivo adjunto no ME, Bruno Eustáquio, foi escolhido para ser o novo secretário-executivo do Minfra. É servidor efetivo da carreira de analista de infraestrutura há mais de 10 anos. Felipe Queiroz também deverá assumir como Secretário de Transportes Terrestres da pasta e Alan de Oliveira Lopes foi nomeado secretário-executivo adjunto. Íntegra para associados.

Folha On-line: Clima já ameaça agro, portos e até internet, mas projetos de adaptação são raros

Uma pesquisa da consultoria PwC mostra que apenas 36% dos executivos brasileiros acreditam que as mudanças climáticas são uma grande ameaça ao crescimento das companhias no longo prazo. No recorte global, a proporção é ainda menor: 33%. O empresariado teme mais por choques na economia global e ataques cibernéticos. Outro estudo feito pela Antaq mostra que os vendavais já afetam sete portos e podem se tornar um problema futuro para outras nove instalações na costa do país, responsáveis por movimentar 14% do PIB brasileiro. Tempestades, ressacas e elevação do nível dos oceanos também preocupam. Em 2018, o CDP (Carbon Disclosure Project) mostrou que 215 das 500 maiores empresas do mundo poderiam perder US$ 1 trilhão até 2033, porque mais de 6.000 km de cabos de fibra poderão estar debaixo d’água somente nos Estados Unidos. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel S.A): TCE questiona governo de SP sobre adiamento do leilão do Rodoanel

O Tribunal de Contas do Estado enviou comunicado ao governo de São Paulo pedindo explicações sobre os motivos que levaram a Artesp a suspender o leilão do trecho norte do Rodoanel. O governo disse, em nota, que a postergação da venda decorre do cenário de crise econômica, que age como um entrave para o crédito de longo prazo aos compradores. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Brasil recebe cargas de fertilizantes da Rússia, mas risco de escassez se mantém

Em dois meses de guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil continuou recebendo adubos russos, mas as remessas caíram em volume e os prazos de entrega foram alongados. Trata-se de carga adquirida antes do conflito e que, em sua grande parte, já estava em trânsito no início da invasão. Em março, 685,8 mil toneladas de adubos russos chegaram ao Brasil, 13,5% mais que o reportado no mesmo mês do ano passado. Os números de abril ainda não estão disponíveis, mas estimativas são em torno de 550 mil toneladas. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Diretor da Antaq confirma foco de investidores na desestatização do Porto de Santos

Durante visita à Baixada Santista para o início da Operação Porto Limpo em Santos, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou o alto desempenho dos portos em meio à pandemia, com 4,8% de crescimento em relação a 2020, quando já haviam apresentado recorde. Disse que o modelo de privatização elaborado conjuntamente pela Antaq, MinFra, BNDES, SPA e técnicos de alto nível deverá assegurar a realização dos investimentos necessários e trazer desenvolvimento e eficiência ao Porto de Santos. Com relação à licitação do terminal de contêineres STS-10, no Porto de Santos, admitiu que a prorrogação da consulta pública foi prorrogada até 31 de maio justamente por ter questões “muito sensíveis envolvendo aspectos concorrenciais. As contribuições que estão sendo trazidas pelo setor são inúmeras e elas nos auxiliam a melhorar o modelo”. Íntegra para associados.

Santana do Amapá: Primeiro terminal de contêineres do Amapá deve abrir nova rota de comércio para o Brasil

O município de Santana vai receber nos próximos dias o primeiro TUP de contêineres do Amapá, podendo viabilizar rotas marítimas internacionais através do Porto de Santana. O Amapá era o único estado do país com Porto em Zona Primária, que não operava no mercado de contêineres. Com a chegada da TECONAP, o estado volta ao circuito de operação da atividade, que movimenta em torno de 10 milhões de contêineres por ano. Íntegra para associados.

Santa Portal, Guia Marítimo e Informativo dos Portos: Porto de Santos registra maior participação na corrente comercial brasileira dos últimos anos

A movimentação de cargas no Porto de Santos no primeiro trimestre registrou crescimento de 9,6% sobre o mesmo período do ano passado, somando 38,7 milhões de toneladas. Com isso, a participação do porto na corrente comercial brasileira sobe para 29,7%. As exportações responderam por 27,7 milhões de toneladas e as importações, por 10,9 milhões de toneladas, com aumentos de, respectivamente, 11,3% e 5,7%. A carga conteinerizada somou 1,16 milhão de TEU no trimestre, queda de 3,4% ante o mesmo período do ano passado. Íntegra para associados: Santa Portal, Guia Marítimo e Informativo dos Portos.

Boqnews e Santa Portal: ANTAQ emite 28 notificações contra terminais de granéis no Porto de Santos

A Operação Porto Limpo, realizada entre 25 e 29 de abril, em 14 terminais de granéis sólidos, operadores, TUPs, autoridade portuária e caminhões em vias públicas do Porto de Santos, resultou na emissão de 28 Notificações de Correção de Irregularidade (Noci) e nove autuações com base no Código Nacional de Trânsito. A operação, liderada pela Antaq, contou com a participação do Ibama, da ANTT, Anvisa, Marinha, Vigiagro, Receita Federal, SPA, Inspeção do Trabalho/ME e Prefeitura de Santos. Os fiscais utilizaram como referência os checklists de higiene e limpeza do aplicativo SFIS Mobile e drone para realizar a fiscalização das áreas. Íntegra para associados: Boqnews e Santa Portal.

Folha do Litoral: Secretário nacional de portos preside reunião do conselho e visita instalações do porto de Paranaguá

O secretário Diogo Piloni presidiu na quinta-feira (28) a reunião do Consad da Portos do Paraná e visitou as obras da construção do novo terminal de celulose da Klabin. Piloni destacou a boa gestão do porto paranaense e reforçou a importância de Paranaguá para o desenvolvimento do Brasil. “O Porto de Paranaguá tem buscado diversificar a operação. Não é um porto só do agronegócio, mas tem excelentes condições para movimentação de contêiner, carga geral, granéis e líquidos”. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Associação de terminais pede ao Ibama atualização de normas para ship to ship

A ABTL requereu ao Ibama a atualização da IN 16/2013, que regulamenta as operações ship to ship underway, de transferência de petróleo e derivado em alto mar. Até 2031, dois terços da produção nacional de petróleo brasileiro devem ser exportados, segundo estimativas da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o que deve fazer com que as operações ship to ship aumentem de forma significativa. A entidade pede a equiparação de risco com as operações double banking (feitas na plataforma do terminal), uma vez que a ‘assimetria regulatória’ entre essas operações aumenta o risco ambiental para o país. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: SPA diz que investimento na Fips é urgente; quebra de safra evitou gargalo

Com a prorrogação antecipada do contrato de concessão da Rumo Malha Paulista, haverá um aumento da capacidade de movimentação de cargas da concessionária para 75 milhões de toneladas por ano, podendo chegar a 100 milhões de toneladas. A movimentação atual na ferrovia é de 47,3 milhões de toneladas e, segundo o diretor da SPA, Bruno Stupello, se não fosse pela quebra da safra do milho no ano passado, que reduziu a movimentação, teria batido os 50 milhões. O projeto da Fips [Ferrovia Interna do Porto de Santos], segundo Stupello, estima nos próximos cinco anos expandir a capacidade para 115 milhões de toneladas. O projeto está sendo avaliado pelo TCU. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sistema informatizado de acesso aumenta eficiência logística do Porto do Rio de Janeiro

Com a automação do processo de permissão e do fluxo de caminhões, o porto do Rio de Janeiro reduziu custos e ganhou mais segurança e agilidade. O superintendente de Gestão Portuária, Leandro Lima, lembra que antes da implantação do sistema, “O porto se tornava uma base de espera de serviços das transportadoras e veículos de cargas avulsos, gerando um acúmulo de carretas e, consequentemente, diversos problemas logísticos”. Atualmente, além da rapidez no procedimento de cadastro e permissão de acesso, a entrada de carretas é condicionada a um agendamento prévio. Já foram cadastradas 3.769 empresas. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Rio Grande do Sul cria empresa pública para administrar portos

Os portos do Rio Grande do Sul passam, a partir de hoje, a ser administrados pela Portos RS, empresa pública controlada pelo governo do estado. O presidente será Cristiano Klinger, diretor de Gestão, administrativo e financeiro da Suprg. O processo de criação da empresa pública foi concluído na semana passada, quando a Junta Comercial do Paraná liberou o CNPJ da companhia. Com isso, foi possível transferir a administração dos portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas da Suprg para a Portos RS. A nova empresa coordenará a movimentação de 50 milhões de toneladas de cargas por ano. A companhia não será dependente financeiramente do Estado e cuidará também das hidrovias e vias lacustres navegáveis do estado, que somam 754 quilômetros de extensão. Íntegra para associados.

Agência Porto: ANTT realiza audiência pública sobre transporte de produtos perigosos

A Audiência Pública ANTT nº 3/2022 ANTT pretende colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução nº 5.947/2021, que “atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e aprova as suas Instruções Complementares, e dá outras providências”. O objetivo é analisar e adequar e as exigências vigentes nessa resolução e que foram alvo de manifestação do setor regulado ao longo dos anos. A minuta incorpora as recomendações da ONU e do Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas e de novas legislações publicadas pelo Governo Federal. O período de contribuições vai de 10 de maio até 27 de junho e a sessão pública virtual está marcada para 2 de junho. Íntegra para associados.

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