Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/06/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha (Painel S.A): Ferrovias pedem reajuste no frete para compensar disparada do combustível

A ANTF preparou um estudo enviado à ANTT detalhando os efeitos da disparada do preço do diesel na operação e na construção de novas ferrovias. A agência analisa o pedido de reajuste no frete do transporte ferroviário. Cresce também a pressão por ajuste nos contratos entre as concessionárias de rodovias, impactadas pela alta no cimento asfáltico de petróleo. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Brasil retrocede em ranking de combate à corrupção

O Brasil caiu da sexta para a décima posição no ranking de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC), produzido pela Americas Society/Council of the Americas (AS/COA) em parceria com a Control Risks, com 15 países que respondem por 92% do PIB da América Latina. A pontuação do Brasil registrou queda de 6% no último ano e 22% desde a primeira edição em 2019. A pontuação mais alta foi do Uruguai, seguido por Costa Rica, Chile, Peru, República Dominicana, Argentina, Panamá, Colômbia, Equador, Brasil, Paraguai, México, Guatemala, Bolívia e Venezuela. Íntegra para associados.

Valor Econômico: OCDE vê Brasil como país mais à frente para entrar na entidade

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, afirmou ontem que o Brasil está mais avançado no processo de adesão do que os países que já fazem parte da entidade estavam nessa mesma etapa. “O Brasil já está em conformidade com 121 dos 229 instrumentos legais da OCDE”, disse na abertura da Semana Brasil – OCDE, realizada pelo governo federal e pela entidade para dar início a uma nova etapa do processo de adesão. Cormann destacou o fato de o País ser “a maior economia da América Latina” e um integrante “importante do G-20”. Apesar do otimismo, integrantes do governo reconheceram que o processo será longo. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário de Pernambuco e Guia Marítimo: Suape mantém liderança em navegação por cabotagem e movimentação de granéis líquidos

Dados da Antaq do primeiro quadrimestre de 2022 apontam o Porto de Suape na liderança nacional em navegação por cabotagem e na movimentação de granéis líquidos entre os atracadouros públicos, com movimentação de 5,09 milhões de toneladas por cabotagem e crescimento de 4,24% em relação ao mesmo período de 2021. Somados, todos os portos públicos movimentaram, por cabotagem, 21,5 milhões de toneladas de cargas. Entre as cargas que passaram por Suape nesse tipo de navegação, os granéis líquidos e gases representaram 3,54 milhões de toneladas, enquanto contêineres, 1,48 milhão de tonelada. Íntegra para associados: Diário de Pernambuco e Guia Marítimo.

Bahia Econômica e Jornal Portuário: Portos da Bahia registram movimentação recorde em maio

Os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, administrados pela Codeba, movimentaram 1.213.021 t, um crescimento de 8,40%, em relação ao mesmo período de 2021. O aumento de 33,45% no movimento pelo Porto de Salvador (somando 545.699 t) foi um dos principais fatores que contribuíram para o resultado. No Porto de Aratu-Candeias foram movimentadas 585.406 toneladas, crescimento de 0,69%. Já no Porto de Ilhéus foi registrado um avanço de 188,87%, totalizando 81.915 t. Íntegra para associados: Bahia Econômica e Jornal Portuário.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Ampliação de prazo do drawback deve beneficiar mais de 2,5 mil exportadores

O prazo para que as empresas de comércio exterior façam suas operações sob os regimes de drawback por isenção ou suspensão será estendido por mais um ano, segundo a Lei nº 14.366. Mais de 2,5 mil companhias deverão se beneficiar com a isenção de tributos incidentes sobre produtos usados na fabricação de outros insumos destinados à exportação. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: TEV e Tecon Santos batem recordes de movimentação de veículos e embarque de contêineres frigoríficos em um único navio

O TEV da Santos Brasil no Porto de Santos bateu recorde mensal histórico com 31.913 mil veículos movimentados. No primeiro trimestre de 2022, movimentou 54.325 veículos, com exportação de 48.102 unidades e importação de 6.223 unidades, número estável comparado com o mesmo período de 2021, ano marcado pelo aumento de movimentação em razão da demanda reprimida provocada pelo início da pandemia. Já o Tecon da empresa no Porto de Santos embarcou, no último 16 de maio, o maior número de contêineres frigoríficos da sua história em um único navio, 1.103 unidades, de um total de 3.580 movimentadas nessa escala do navio Cap San Maleas, que possui 1.700 plugs para refrigeração. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Diogo Piloni na TiL

Tendo assumido o cargo de consultor internacional da TIL, o ex-secretário de Portos, Diogo Piloni, informou nas redes sociais que o novo desafio profissional veio após análise e aprovação da comissão de ética pública da presidência da República e que sua atuação será exclusiva em mercados fora do Brasil. Disse que sua atuação incluirá a análise do marco regulatório aplicável a concessões portuárias na América Latina e Portugal, avaliando os riscos nos atuais contratos de concessão e sugerindo estratégias de melhoria em futuras negociações ou renovações de contratos. Íntegra para associados.

Agência Porto: ANTT realiza, nesta quarta (22/6), audiências públicas sobre autorizações ferroviárias

A ANTT promove hoje as Audiências Públicas nº 4 e nº 5/2022 para discutir as diretrizes do novo marco regulatório da Lei das Ferrovias (Lei nº 14.273/2021), em sua sede, em Brasília, e com transmissão ao vivo pelo Youtube. As contribuições escritas, para ambos os processos de deverão ser enviadas até as 18 horas do dia 19 de julho, pelo Sistema ParticipANTT. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco