Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

24/06/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line e Folha (Painel S.A): Ferrovias pedem reajustes de até 19% e gatilho permanente sobre diesel

Com o impacto da escalada do diesel nas operações ferroviárias, concessionárias de ferrovias pleiteiam um gatilho permanente para proteger os contratos de oscilações bruscas do combustível e, em paralelo, reajustes extraordinários dos tetos tarifários, que vão de 2,5% a 19%, a depender da concessão. A proposta já foi apresentada à ANTT e a opção de uma revisão das tarifas deve ser protocolada até o fim desta semana. Estudos contratados pela ANTF, que lidera o pleito, apontam que a alta do combustível, descolada dos índices que reajustam os contratos de concessão, acarreta às operadoras despesas adicionais, que podem chegar a R$ 500 milhões por ano. Íntegra para associados: Estadão e Folha.

Folha On-line (Reuters) e Estadão On-line: Confederação de caminhoneiros autônomos evita greve e segue apostando em diálogo

Ontem, a CNTA, que diz representar 850 mil caminhoneiros do País, manteve seu posicionamento contrário à greve nacional, que vem sendo defendida por segmentos da categoria que reclamam dos sucessivos aumentos nos preços do diesel. Afirma que a convocação de greve da categoria é vista como “último recurso”, uma vez que segue em diálogo com o governo federal. Íntegra para associados: Folha e Estadão.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8), Boqnews e Portos e Navios: Concais sugere interrupção do STS53

Ontem, na audiência pública da Antaq sobre a licitação do terminal STS-53, voltado a armazenagem de granéis sólidos minerais (adubos fertilizantes e sulfatos) no Porto de Santos, os representantes do Concais defenderam que o procedimento seja suspenso até que o governo federal conclua o processo de transferência do terminal marítimo de passageiros para a região do Valongo. A SPA, por sua vez, alegou que, na comparação com os demais produtos agrícolas, cujos percentuais de participação de mercado ultrapassam a marca de 60%, os fertilizantes são a carga em que o porto de Santos hoje tem a menor participação (21%). Íntegra para associados: A Tribuna, Boqnews e Portos e Navios.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Diretor-geral da Antaq e prefeito se reúnem em Santos

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, está hoje em Santos para uma reunião à tarde com o prefeito Rogério Santos. Discutirão a relação entre o Porto e a Cidade e a desestatização do cais santista. O objetivo é informar o município de todos os detalhes do processo, de modo que possa colaborar com sugestões, incluindo as relativas ao modelo de concessão. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Complexo portuário de Itajaí e Navegantes movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em maio

Em maio o complexo portuário de Itajaí e Navegantes registrou 126.306 TEU, alcançando a marca de 1,3 milhão de toneladas de cargas movimentadas em contêineres. Na Portonave, a movimentação registrada no decorrer do mês de maio somou 48 escalas, com 96.934 TEU e 1.050.671 toneladas na movimentação de cargas em contêineres. No Porto de Itajaí (berços públicos e APMT), foram movimentados 29.372 TEU com 335.137 toneladas na movimentação de cargas em contêineres registrados. Íntegra para associados.

Ministério da Infraestrutura e AEN: Pelo terceiro ano seguido, Governo Federal premia destaques no setor portuário

Autoridades portuárias e gestores de terminais tiveram seus trabalhos e gestões reconhecidos pelo Minfra durante a terceira edição do Prêmio Portos + Brasil. A cerimônia ocorreu ontem à noite, no Clube Naval, em Brasília. A iniciativa é da SNPTA, que criou a premiação em 2020 como forma de avaliar o setor. O principal objetivo da premiação é estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos do Brasil.  Íntegra para associados: Ministério da Infraestrutura e AEN.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco