Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Vaivém das Commodities): Canadá é o destaque no fornecimento de fertilizantes para o Brasil
O Canadá aumentou em 71% o volume exportado para os brasileiros de janeiro a junho, em relação a igual período do ano passado. As importações brasileiras daquele país atingiram 2,29 milhões de toneladas neste primeiro semestre, no valor de US$ 1,77 bilhão. Praticamente todo o volume de fertilizantes fornecido ao Brasil foi de cloreto de potássio. As importações brasileiras totais de adubos somam 19,4 milhões de toneladas nos seis primeiros meses deste ano, um volume 17% superior ao de igual período do ano passado. Mas os gastos subiram 178%, somando US$ 12,8 bilhões. A Rússia se mantém com a principal fornecedora do Brasil, enviando 4,35 milhões de toneladas para os brasileiros neste ano, aumento de 5,1%. Íntegra para associados.
Valor On-line: Conselho da MRS aprova prorrogação de concessão ferroviária com governo federal até 2056
Segundo a MRS, após a aprovação do TCU da renovação antecipada do contrato, a documentação já foi ajustada pela ANTT para incorporar todas as determinações, e está em processo final de aprovação antes da assinatura do termo aditivo de prorrogação da concessão até 2056, que deverá ser assinado em julho. Como contrapartida, o valor final de outorga atualizada será de R$ 4,6 bilhões a valor presente em três blocos, com pagamento de outorga no valor de R$ 524 milhões a valor presente, pagos em 138 parcelas trimestrais de R$ 14 milhões; execução de R$ 4,8 bilhões em obras de mitigação de conflito urbano e interesse público ao longo dos próximos 12 anos; e estabelecimento de tarifa de referência para teto de direito de passagem na Baixada Santista. Íntegra para associados.
Estadão (Coluna do Broadcast): Brasil é campeão em fraudes e temor de manipulação ESG, diz PwC
Segundo pesquisa global da PwC de 2022 sobre crimes e fraudes corporativos, 62% das organizações brasileiras relataram ter sofrido algum tipo de fraude ou outro crime econômico nos últimos 24 meses. O Brasil também fica à frente na preocupação com manipulações em relatórios ESG. 70% das empresas receiam que as fraudes em relatórios ESG se originem dos próprios funcionários. Outros 74% temem que venham de concorrentes e 73% de terceiros. Na média mundial, as taxas ficam em pouco mais de 40%. Íntegra para associados.
O Globo On-line e Estadão: Brasília, SP, BH, Porto Alegre e João Pessoa serão as primeiras com 5G ‘puro’. Entenda a tecnologia
A Anatel confirmou o lançamento da rede 5G “pura” em 80% do espaço de Brasília na próxima quarta-feira. Claro, Tim e Vivo já estarão aptas a lançarem seus serviços. Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo serão as próximas cidades, mas sem data exata. Pelas regras, todas as capitais terão que contar com a nova rede até o fim de setembro. As empresas que arremataram as novas frequências devem oferecer o chamado 5G “puro”, que oferece altíssima velocidade e baixa latência (demora entre o envio e o recebimento de uma informação). Íntegra para associados: O Globo e Estadão.
Imprensa regional:
Santa Portal e Jornal Portuário: Maratona tecnológica vai agitar a Baixada Santista nos dias 30 e 31 de julho
Marcada para os dias 30 e 31 de julho, no terminal Concais, a 2ª edição do Porto Hack Santos vai propor soluções para melhorar os processos logísticos e de comércio exterior no porto e também aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do Brasil. Em paralelo à competição, a jornada promovida pela ABTRA vai envolver toda uma programação dentro do projeto ‘Um porto para o futuro’, com base nos conceitos ‘inovação’, ‘inclusão sociodigital’ e ‘equidade de gênero’. Detalhes e inscrições (até o dia 10/julho) para o hackathon estão disponíveis no site: https://www.portohacksantos.com.br/. A agenda completa do projeto “Um porto para o futuro” e as inscrições para participar das atividades estão em: https://www.umportoparaofuturo.org.br/. Dez times de cinco competidores selecionados vão encarar dois desafios: desenvolver soluções integrando os atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios para otimizar a performance de seus serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de port community system; e prospectar novos modelos de negócio para melhorar a jornada do cliente até o porto de Santos. O Porto Hack Santos conta com os apoios da SPA, do Minfra/SNPTA, da ANTAQ, ABEPH, hub Mulheres no Comex, MCIO Brasil, Fórum Brasil Export, além dos reforços locais de todas as empresas associadas da ABTRA. Íntegra para associados: Santa Portal e Jornal Portuário.
Santa Portal: Receita e Polícia Federal apreendem 87 kg de cocaína no Porto de Santos
Receita Federal e Polícia Federal apreenderam ontem 87 kg de cocaína em uma carga de suco de laranja no Porto de Santos que teria como destino o Porto de Roterdã. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Base Aérea pode abrigar novo terminal
A FAB assinou contrato com o BNDES para desenvolver estudos sobre a cessão de um terreno de 600 mil m² para construção de um novo terminal portuário em Santos. A área fica à beira do Canal do Estuário, mas não pertence à poligonal do porto organizado. Neste mês terá início o processo seletivo das consultorias que irão modelar a estruturação do terreno junto à equipe do BNDES. A modelagem resultará em um processo de cessão onerosa que, na prática funcionaria como um aluguel. No entanto, em vez de recursos como pagamento, o grupo que vencer o leilão pagará a FAB com contrapartidas. O acordo entre FAB e BNDES tem duração de três anos. A previsão é que o edital seja publicado no quarto trimestre de 2023. Desta forma, a ideia inicial é que o imóvel seja utilizado para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP). Porém, de acordo com Rodrigues, isso pode mudar. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4): Minfra deverá incorporar recomendações do TCU ao PNL 2035
De acordo com o tribunal, o PNL2035 proposto pelo governo demonstrou baixo grau de certeza na viabilidade dos projetos previstos. Em seu relatório, o ministro Antonio Anastasia afirmou que o plano “adota como premissa uma extensa lista de projetos, como se já estivesse decidido quais serão executados, quando muitos (…) ainda estão em fase inicial de estudos”, o que inverte a ordem do binômio planejamento investimento. Já o MInfra disse que várias contribuições do TCU já foram incorporadas quando da construção da versão mais recente, o PNL 2035, editado em 2021″. A ideia é que o Ministério da Infraestrutura utilize o Guia ACB preliminar para filtrar a lista de projetos para reduzir o tamanho da lista. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Expansão do Porto Itapoá é enquadrada em regime especial
A Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Minfra aprovou o enquadramento da fase III de expansão do Porto Itapoá no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). O Porto Itapoá pretende ampliar, de 1,2 milhão de TEUs para 2 milhões de TEUs sua capacidade anual de movimentação, e aumentar o pátio, dos atuais 250.000 m² para 455.000 m². O faturamento do terminal saltou de R$ 25 milhões no começo da operação, há 11 anos, para mais de R$ 550 milhões em 2021. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line, Agência Porto e Santa Portal: Estacionamento para caminhões em Santos continua sem solução
Um encontro ontem no Paço Municipal de Santos, com a Prefeitura de Santos, Secretaria Estadual de Logística e Transporte, Sindicam, Artesp, DER e Ecovias discutiu a viabilização de terrenos para estacionamento e infraestrutura aos cerca de 10 mil caminhões que acessam diariamente o Porto de Santos. Hoje os caminhoneiros contam com duas mil vagas, a maior parte em Cubatão. O prefeito Rogério Santos ressaltou que esse alto fluxo de veículos pesados, que se reflete principalmente na entrada da Cidade, tende a aumentar devido ao leilão do terminal STS-10. “Essa licitação só deveria ser feita após uma reestruturação viária, em toda área de acesso ao futuro terminal, que envolve, por exemplo a construção de um viaduto de acesso na Alemoa”. Íntegra para associados: A Tribuna, Agência Porto e Santa Portal.
Brazil Modal (Ministério da Economia): Confac debate normas de facilitação do comércio
O Confac reuniu-se na terça-feira (28/6) para tratar de normas incidentes sobre o comércio exterior, como a assinatura do Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) Regional do Programa OEA. O acordo estabelece que cada parte, na medida do possível, conceda aos operadores certificados pela outra parte os benefícios estabelecidos no Programa OEA que sejam compatíveis com sua legislação nacional. Com a medida, 45% das exportações brasileiras deverão ser destinadas a países com os quais o Brasil já tem esse tipo de acordo. O Comitê também discutiu alterações recentes em atos normativos, como a Portaria Coana nº 75, sobre verificação remota de mercadorias. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022