Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Justiça ordena retomada de leilão de área no EAS
O Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou ontem a retomada do leilão de uma área do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) com vocação para um terminal de contêineres bilionário, que está sendo alvo de disputa entre a Maersk e o grupo ICTSI. O processo estava suspenso por liminar do desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais. Ele tinha acatado pedido de suspensão do ICTSI, dono do Tecon Suape, que apontava suposto direito de preferência irregular do EAS à Maersk, uma vez que ela poderia fazer a oferta inicial e cobrir qualquer outra proposta de um concorrente, por meio do instrumento jurídico chamado “stalking horse”. Ontem o desembargador voltou atrás, determinando a retomada do processo com a justificativa de que o “stalking horse” é frequentemente admitido em alienação de ativos de empresas em recuperação judicial e que o ICTSI já se beneficiou dele em outras ocasiões. Íntegra para associados.
Valor Econômico (artigo do repórter especial em Brasília e colunista, Daniel Rittner): Novo governo terá 141 ativos para leiloar
O presidente eleito em outubro terá a oportunidade de conceder para o setor privado 141 ativos já em 2023, mobilizando quase R$ 245 bilhões em novos desembolsos, com foco na área de infraestrutura. A carteira será deixada pelo PPI como legado ao próximo governo. Inclui projetos como a BR-040 entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, quatro lotes de rodovias no Paraná, o Porto de Santos e a Companhia Docas da Bahia, e a renovação contratual da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O secretário especial do PPI, Bruno Westin Leal, avalia que hoje os principais partidos e candidatos reconhecem que os gestores privados fazem a diferença na infraestrutura e que o capital privado é cada vez mais necessário no setor. As concessões conseguiram beneficiar-se de planos que atravessaram vários governos, com razoável estabilidade, mas resta a pergunta: o PPI, como um núcleo especializado e coordenador das concessões, continuará existindo? Íntegra para associados.
Isto É On-line (Reuters): Anec eleva projeções de exportação de soja e milho do Brasil em julho
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estima que as exportações de milho do Brasil devem alcançar 6,25 milhões de toneladas em julho, um avanço ante os 5,38 milhões projetados na semana anterior. Será mais que o dobro do volume embarcado em julho do ano passado. Nesta temporada, o plantio acelerado de milho deve permitir que o país colha uma segunda safra histórica do cereal, ampliando a disponibilidade de grãos para embarque. Para a soja, a Anec também elevou sua projeção para exportação em julho, de 6,536 milhões de toneladas para 7,956 milhões. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Tráfego de navios porta-contêineres da Ásia para os EUA bate recorde em junho
Uma pesquisa da Descartes Datamyne aponta que o tráfego de navios porta-contêineres da Ásia para os Estados Unidos totalizou 1,72 milhão de unidades de vinte pés em junho, aumento de 4% em relação a um ano antes. É o 24º mês consecutivo de crescimento ano a ano, com o retorno gradual das cargas originárias da China. Mas há preocupações de que a demanda nos Estados Unidos seja prejudicada pela inflação. O tráfego da China, que responde por 60% dos embarques originários da Ásia, aumentou 7%. As taxas de envio continuam altas, mas a tendência de queda continua: no início deste mês de Xangai para a costa oeste dos Estados Unidos custaram US$ 7.116 por contêiner de quarenta pés, quatro vezes mais do que em abril de 2020, mas 10% menor do que no início de abril de 2022. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal, Informativo dos Portos e Portal Fator Brasil: Porto Hack Santos prorroga inscrições até 20 de julho
A maratona tecnológica acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, no Terminal Concais, em Santos. Vai premiar em R$ 25 mil a equipe vencedora, além de oferecer apoio técnico e comercial para inserir a solução no mercado. As inscrições para competir no hackathon podem ser feitas até 20 de julho, por time ou individualmente, em: https://www.portohacksantos.com.br/. Os competidores deverão propor soluções tecnológicas para dois desafios. O primeiro será integrar a comunidade portuária para otimizar a performance de seus serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de Port Community System. O outro – disputado, mentorado e julgado exclusivamente por mulheres – será prospectar novos modelos de negócio para melhorar a jornada de sucesso do cliente até os recintos alfandegados no Porto de Santos. Em paralelo ao hackathon, o “Porto para o Futuro” prevê exposições de tecnologias exponenciais, painéis sobre inclusão sociodigital e equidade de gênero e oficinas voltadas a comunidades carentes. Agenda e inscrições para participar das atividades em: https://www.umportoparaofuturo.org.br/. Íntegra para associados: Santa Portal, Informativo dos Portos e Fator Brasil.
G1 (RN): Operação da PF em 7 estados mira organização criminosa que usava portos brasileiros para tráfico internacional de drogas
Ontem a Polícia Federal deflagrou a operação Maritimum para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava em portos das regiões Nordeste e Sudeste, principalmente, em Natal, Salvador e Baixada Santista. Serão cumpridos 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do RN no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará, além do bloqueio de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias de investigados. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Estivadores lutam por melhores serviços
Os estivadores que atuam no Porto de Santos reivindicam a transferência de 650 cadastrados como avulsos para registro no Ogmo. Ameaçam até cruzar os braços caso o problema não seja resolvido. “Temos integrantes do cadastro que sonham em ter a carteira preta – como chamamos os registrados – há mais de 25 anos na espera”, explica o presidente do Sindestiva, Bruno José dos Santos. Outra reivindicação da categoria é a abertura de seleção para novos cadastros de portuários. Íntegra para associados.
Diário do Pará: Porto do Pará entra para história do setor madeireiro
No fim de semana passado, após 7 dias de operações, o navio MV Liberator zarpou do Porto de Belém com 15.200 toneladas de madeira, com destino ao porto de Kandla, na Índia. A viagem está prevista para durar 40 dias. Foi a primeira vez, no Brasil, que aconteceu uma operação de embarque de toras de teca em navio break bulk (carga fracionada), utilizado tradicionalmente para transportar cargas em sacos, caixas, engradados, tambores, barris, e pouco perecíveis. A solução vem no momento em que o setor enfrenta ainda a escassez de contêineres. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4) e Informativo dos Portos: Em reunião com Guedes, Sampaio faz balanço de roadshow e debate criação da Infra S/A
Em reunião na segunda-feira (11), o ministro Marcelo Sampaio apresentou ao ministro Paulo Guedes um panorama dos encontros realizados pela equipe do Minfra com multinacionais do setor em Madri e Paris, na semana anterior, e falou do “entusiasmo dos investidores europeus” em relação à agenda de concessões. O destaque ficou para o leilão da sétima rodada de aeroportos, incluindo o de Congonhas, no dia 18 de agosto. O encontro também tratou da incorporação da EPL pela Valec, que resultará na criação da “Infra S/A”. A comitiva brasileira também participou de reuniões diplomáticas com representantes da área de infraestrutura da OCDE e da ICEX (Espanha Exportação e Investimentos), vinculada ao governo espanhol. Íntegra para associados: BE News e Informativo dos Portos.
BE News (p. 7): Expansão do Porto de Itapoá (SC) é enquadrada em regime de incentivo fiscal
O projeto de expansão do Porto de Itapoá foi enquadrado pelo MInfra no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Com isso, o TUP de uso misto para contêineres terá isenção de PIS e Cofins sobre aquisições de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, prestação de serviços e materiais de construção para projetos de infraestrutura. O investimento previsto de R$ 750 milhões vai permitir o aumento da capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEU por ano para 2 milhões de TEU/ano. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Hub marítimo e portuário prevê ambiente para inovação no setor
Ontem o Itaú lançou o hub de inovação Maritime & Port, que reúne empresas do setor aquaviário e uma integradora de tecnologia para trocar conhecimentos e enfrentar os desafios dentro da plataforma Cubo, que reúne startups e iniciativas de inovação de diferentes segmentos. O grupo é liderado pela Wilson Sons, Hidrovias do Brasil e Porto do Açu, com apoio tecnológico da Radix e pretende atrair empresas para inovar, colaborar e fazer negócios com startups, além de aproximar universidades e centros de pesquisa voltados para necessidades do setor, trazendo novas tecnologias para operações marítimas e portuárias. O segmento das ‘shiptechs’ conta com mais de 500 startups desenvolvedoras de soluções tecnológicas ao redor do mundo; no Brasil, são apenas 15. Íntegra para associados.
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