Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Exportações do agronegócio cresceram 31,2% em junho, para US$ 15,7 bi
Dados da Secex apontam que as exportações do agronegócio brasileiro renderam US$ 15,7 bilhões em junho, 31,2% mais que no mesmo mês do ano passado, por influência dos elevados preços das commodities no mercado internacional. Embora tenha recuado 4,7% entre os meses de maio e junho, o índice de preços de alimentos do Banco Mundial subiu 22,8% em junho ante o mesmo mês de 2021. Os preços das exportações brasileiras do agro subiram, em média, 28,5% na comparação interanual dos meses de maio e junho — muito mais do que a alta do volume médio embarcado (2,1%). Os embarques de soja e derivados permaneceram na liderança da pauta exportadora. As importações cresceram 19,8% nessa mesma comparação, com destaque ao aumento de 17,5% nos volumes de fertilizantes. Íntegra para associados.
Valor On-line: Triunfo: Prazo de relicitação de Viracopos será estendido por dois anos
A Triunfo Participações e Investimentos (TPI) disse ter sido informada da alteração de uma resolução do Conselho do PPI que resultará na extensão do prazo de relicitação do Aeroporto de Viracopos por mais 24 meses, contado a partir de 16 de julho de 2022. A TPI detém participação indireta de 35% na concessão do aeroporto, junto à UTC, à francesa Egis e à estatal Infraero. A concessionária passou por uma recuperação judicial turbulenta, iniciada em maio de 2018 e encerrada no fim de 2021, quando a empresa aceitou devolver o ativo. No entanto, o acordo está ameaçado. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Gazeta do Povo: País investe pouco e desperdiça dinheiro na infraestrutura. Como mudar esse quadro
Análise da Associação Brasileira da Infraestrutura e das Indústrias de Base (Abdib) mostra que o Brasil teria de investir pelo menos R$ 284,4 bilhões todos os anos, até 2031, para superar os gargalos, principalmente nas áreas de saneamento básico e de transporte e logística. Para 2022, no entanto, está prevista a aplicação de somente R$ 151,2 bilhões, segundo estimativas da consultoria Inter.B, o que corresponde a um aumento real (já descontada a inflação) de 1% em relação a 2021. “Investimos pouco e não investimos bem”, diz o presidente da Inter.B, Cláudio Fritschak. “Continuamos errando com projetos sem avaliação de custo-benefício, muitos de natureza paroquial e clientelista, com taxas sociais de retorno negativas ou questionáveis.” O resultado é um baixo estoque de capital, correspondente a 36% do PIB, muito inferior ao de outras economias emergentes, como Índia (58%), China (56%) e África do Sul (87%). Íntegra para associados.
ND Mais: Navio gigante que teve nome alterado para homenagear cidade de SC atraca em Navegantes
O navio Navegantes Express, da Hapag-Llyod, atracou na Portonave, em Navegantes, na quarta-feira (13). Recebeu esse nome em janeiro de 2022, em homenagem à cidade de Santa Catarina. Até então operava com o nome de “MSC Hong Kong”. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 6): Codesa terá gestão privada a partir de setembro
No próximo dia 12 de setembro ocorrerá a assinatura do contrato de concessão da Codesa à empresa privada Quadra Capital. A companhia gestora de fundos de investimentos arrematou a Codesa por R$ 106 milhões em leilão realizado no último dia 30 de março. O contrato marca a primeira privatização portuária do Brasil e servirá para o governo federal como teste para outras desestatizações no segmento. O novo contrato é válido por35 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco. A Quadra Capital deverá investir R$ 850 milhões, sendo R$ 335 milhões aplicados na ampliação do Porto de Vitória e do Terminal de Barra do Riacho, além da possibilidade de exploração de novas áreas. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Dragagem no Porto de São Sebastião será concluída em agosto
A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) informa que os trabalhos de desassoreamento foram retomados no dia 1º de junho e prevê que a remoção dos sedimentos do leito marinho seja concluída em agosto. O investimento é de R$ 3,1 milhões e os serviços são realizados pela DTA Engenharia. O objetivo é restaurar as profundidades de 10 metros no berço principal e de 7 metros no interno. O Porto de São Sebastião movimentou mais de 380,8 mil toneladas de cargas no primeiro semestre e deve fechar o ano com mais de 761,7 mil toneladas, acima do volume movimentado no ano passado, de 705,4 mil toneladas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Terminais do Arco Norte já exportam equivalente ao Porto de Santos
O eixo Arco Norte do Brasil, que envolvendo os complexos portuários de Porto Velho (RO), Miritituba, Santarém e Barbacena (no Pará), Itacoatiara e Manaus (no Amazonas), Itaqui (Maranhão), além do Cotegibe (na Bahia, já exporta o mesmo volume de grãos que o Porto de Santos. Foram 38,9 milhões de toneladas em 2021, e 38,8 milhões pelo porto paulistano, no mesmo período. De acordo com a CNA, entre 2009 e 2021, o salto da produção agrícola no Arco Norte foi de 56 milhões para 141,9 milhões de toneladas de grãos. No entanto, as exportações via terminais portuários do Norte do país e do Porto Cotegibe, na Bahia, estão aquém de suas capacidades. Em torno de 69% da exportação da agricultura vai pelos portos do Sul e Sudeste. Íntegra para associados.
Logweb: Multilog é reconhecida pela Anvisa por adotar boas práticas de operações logísticas no segmento de Health & Care
A Multilog conquistou o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA) de medicamentos para o Centro de Distribuição de Alphaville, em Barueri. O CBPDA foi concedido pela Anvisa. A empresa foi reconhecida por atender às diretrizes da norma RDC nº 39/2013. O CBPDA tem validade de quatro anos e é aplicado às empresas armazenadoras, distribuidoras e importadoras de Medicamentos, Produtos para Saúde e Insumos Farmacêuticos localizadas em território nacional. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Relatório recomenda à OCDE monitoramento da concorrência no transporte de contêineres
Um relatório da International Transport Forum (ITF) recomenda a implementação de sete medidas para controlar a atuação das empresas de transporte de contêineres. Três delas falam da implementação de maior controle de práticas anticoncorrenciais no setor, que estariam causando transtornos às cadeias logísticas de todo o mundo. O levantamento “Performance of Maritime Logistics”, encomendado pela OCDE, recomenda que os 64 países membros da organização criem medidas rígidas para enfrentar o cenário. O relatório pode ser considerado nos estudos sobre ambiente concorrencial nos portos brasileiros. Sugere reforçar a atuação das agências reguladoras e a comunicação entre os países, além de rever acordos entre grandes empresas de navegação para atuação conjunta, já que eles não resultaram em preços mais baixos e maior competitividade. Diz que a concorrência em alguns mercados pode ser prejudicada com a expansão dos grupos que operam contêineres marítimos para outras fases da cadeia logística, como os terminais portuários e o transporte terrestre, e que muitas vezes esse benefício de atuação prejudica os mercados locais, e causa prejuízos aos demais competidores. O ITF publicou que as taxas spot do transporte de contêineres foram seis vezes maiores em 2021 em relação ao início de 2020, porém a confiabilidade diminuiu de 64% para 34%. Íntegra para associados.
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