Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/07/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Frete marítimo entre Ásia e Brasil volta a subir e preocupa indústria

O preço médio do frete marítimo para a importação entre a Ásia e o Brasil em julho ficou em US$ 10.550 por contêiner de 40 pés, alta de 30,2% ante a média de junho. O custo sobe desde maio, retomando os níveis do segundo semestre de 2021. O aumento, segundo a CNI, sugere que os gargalos logísticos globais podem levar ainda mais tempo para se dissolver. O valor de US$ 10 mil por contêiner pode ser o “novo normal” do custo da logística do comércio internacional. O presidente Joe Biden vem criticando a concentração de mercado entre grandes operadores marítimos. Íntegra para associados.

Folha On-line (Agência Brasil) e Estadão On-line: ANTT aprova reajuste dos valores da tabela dos pisos mínimos de frete

Com o reajuste aprovado ontem pela ANTT, as tabelas de piso mínimo de frete terão um aumento que varia de 0,87%, para operações com veículo automotor de alto desempenho, a 1,96%, carga lotação. A revisão não altera a metodologia vigente, apenas aplica a variação acumulada do IPCA sobre os itens de custo (insumos e serviços relacionados à prestação do serviço) e atualiza o valor do diesel. Íntegra para associados: Folha e Estadão.

O Globo On-line: Brasil tem melhor ambiente para parcerias público-privadas da América Latina e Caribe, diz BID

Um levantamento do BID e da Economist Impact em 26 países da América Latina e Caribe apontou o Brasil como melhor país da região para PPPs, seguido do Chile, Uruguai, Colômbia e Peru. Os indicadores mediram a qualidade da regulação e das instituições do país, condições de financiamento, sustentabilidade, gerenciamento de risco e medição de performance. “O ambiente brasileiro para PPPs tem quatro principais destaques: uma agência bem equipada e financiada, um processo de seleção e preparação de projetos eficiente, a atenção para sustentabilidade social e ambiental durante a fase de preparação e as frequentes avaliações de performance e impacto”, aponta o documento. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Com menos oferta, embarque de frutas caiu 11% no primeiro semestre

A Abrafrutas informa que as exportações brasileiras de frutas alcançaram 460,2 milhões de toneladas no primeiro semestre, volume 11% menor que o do mesmo intervalo de 2021. A receita com os embarques também caiu 11%, para US$ 397,5 milhões. O principal motivo foi a queda na oferta desses produtos. O volume dos embarques de manga, fruta que o Brasil mais exportou em 2021, recuou 17%, para 66,4 mil toneladas, no primeiro semestre, e a receita caiu 25%, para US$ 61 milhões. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Folha de Pernambuco: PE recebe 1.538 carros em maior operação de transbordo de veículos da história do Porto de Suape

A operação de transbordo de veículos realizada no Navio California Highway nesta semana foi a maior da história do atracadouro. O recorde anterior era de 690 veículos nesse tipo de operação. A movimentação de veículos em Suape também foi um dos grandes destaques em 2021. Segundo dados compilados pela Antaq, o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação ao ano anterior. Esse percentual totaliza 47.841 unidades em 2021 contra 39.922, em 2020. Em 2022 (até junho), são 26.542 automóveis contra 24.111 do mesmo período do ano anterior, crescimento de 10%. Íntegra para associados.

Imprensa News Sul e Portos e Mercados: Movimentação de cargas no Porto de Imbituba cresce 19,3% no 1º semestre

O Porto de Imbituba fechou o 1º semestre de 2022 com 3,5 milhões de toneladas movimentadas, alta de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os granéis sólidos lideraram as operações, com 78,3% do volume movimentado no período, seguidos dos contêineres (12,2%), das cargas gerais (9,1%) e do granel líquido (0,4%). A maior parte das operações foi de importação (46,6%), aumento 6,9% no montante desembarcado em relação ao 1º semestre de 2021. Já a exportação representou 41,4% da movimentação do Porto, com incremento de 43,8% e a cabotagem representou 12,4% da movimentação total. Íntegra para associados: Imprensa News Sul e Portos e Mercados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: ‘Take or pay’: Armazéns do Porto de Santos podem requerer restituição de ISS

Segundo uma decisão judicial de 2009, válida para a cidade de Santos e relacionada à cláusula ‘take or pay’ (pegue ou pague, em tradução livre), os terminais que operam em armazéns de grãos no Porto de Santos poderão requerer restituição do ISS. Advogados explicam que as receitas decorrentes desse termo contratual – ao contrário das receitas pelos serviços de armazenagem efetivamente prestados – não estão sujeitas à incidência do ISS. Para os armazéns de grãos do Porto de Santos, o benefício é que, diante de uma decisão judicial transitada em julgado, o município deve se eximir da aplicação do ISS sobre a multa, evitando a judicialização de um tema que, mesmo pacificado, pode perdurar por 20 anos para obter tal restituição. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: SPA publica anuário com dados atualizado sobre o Porto de Santos

A SPA publicou o anuário Fatos & Dados, contendo números do ano-base 2021 sobre movimentação de cargas, mapas com os terminais existentes e áreas disponíveis no Porto Organizado de Santos, além de um relato histórico, condições geográficas, linhas de navegação e ligações logísticas terrestres. Ele pode ser acessado em https://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/Facts-Figures-2022.pdf. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Arco Norte já exporta volume de grãos similar ao do Porto de Santos

Segundo a CNA, os seis complexos portuários do Norte – Porto Velho (RO); Miritituba, Santarém e Barcarena (PA), Itacoatiara e Manaus (AM) – além de dois portos do Nordeste – Itaqui (MA) e Cotegipe (BA) – que compõem o chamado Arco Norte e Nordeste do Brasil já exportam o mesmo volume de grãos que o Porto de Santos. Em 2021 foram exportadas 38,9 milhões de toneladas de grãos por esses portos. Já a região Sudeste, representada pelo complexo santista, exportou 38,8 milhões. Apesar do bom desempenho, o Arco Norte e Nordeste não consegue dar conta dos volumes atuais e cerca de 69% das exportações da agricultura ainda são escoadas pelos portos do Sul e Sudeste. Segundo a CNA, a discrepância de investimentos nos setores de infraestrutura e logística entre as regiões é o principal motivo para os gargalos. Íntegra para associados.

Jornal Portuário (Compre Rural): Porto vai expandir em 78% o tamanho do estoque de fertilizantes

O Porto Ponta do Félix, em Antonina, trabalha para expandir em 78% a área de armazenagem do produto. As obras preveem novos armazéns e barracões, que serão entregues em etapas, sendo 40 mil toneladas em setembro e outros dois armazéns, também com capacidade de 40 mil toneladas cada, em janeiro e abril de 2023. A capacidade estática atual do terminal é estimada em 270 mil toneladas. A expectativa é de que, ao longo dos próximos meses, ela chegue a 480 mil toneladas. O porto registrou crescimento de 373% no volume de fertilizantes desembarcados entre janeiro e maio deste ano (572.045 toneladas). Íntegra para associados.

Tecnologística: TCP bate recorde de movimentação em maio

A TCP, de Paranaguá, informa que em maio o terminal movimentou 108.635 TEU, superando a marca anterior de 104.497 TEU, atingida em agosto de 2021. A carne de frango congelada continua o principal produto de exportação, com 1.957 mil toneladas exportadas em 2021. No primeiro quadrimestre deste ano, a exportação do produto teve um aumento de 8% com relação ao mesmo período do ano passado. Para atender à demanda, a TCP está ampliando a área reefer em 43%, com 5.178 tomadas para energização e armazenamento de contêineres. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Sudeste Export debate desafios e oportunidades no Porto do Rio

Hoje, às 15 horas, o Sudeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária promoverá a live “112 anos do Porto do Rio de Janeiro: desafios e oportunidades para todo o sistema portuário fluminense”, com transmissão on-line pelo canal do Brasil Export no Youtube e pelo portal BE News. O evento contará com a participação do secretário Mario Povia. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco