Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

22/07/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Terra (Reuters) e Valor On-line: Preço de fretes em MT chega a dobrar em junho com escoamento do milho e custo de diesel

O valor do frete rodoviário em junho apresentou elevação em todas as praças de Mato Grosso, chegando a dobrar no comparativo anual, devido à concentração de caminhões para o transporte da segunda safra de milho aliada a repasses da alta do diesel, conforme dados do governo federal. A Conab informou que na rota de Sorriso ao Alto Araguaia o valor passou de R$ 75 por tonelada em junho de 2021 para 150 reais no mês passado. Nas rotas com destino ao porto de Santos os avanços nos preços vão de 31% a 67% comparados a junho de 2021. Para Paranaguá as altas estão entre 38% e 48% e nos trajetos até o Arco Norte as elevações são de 54% a 71%. Íntegra para associados: Portal Terra e Valor On-line.

Estadão: Espaços vagos em galpões logísticos chegam ao menor nível já registrado

Os galpões logísticos que abrigam centros de distribuições de mercadorias continuam em crescimento no Brasil, impulsionados pela expansão do comércio eletrônico. Levantamento da imobiliária Newmark aponta que em São Paulo a área vaga ficou em 9,6% no fim de junho; em março foi 11,4%. No primeiro semestre deste ano, os espaços alugados atingiram 561 mil m2, o dobro do mesmo período do ano anterior. Com o mercado aquecido, o preço pedido médio mensal de locação em São Paulo fechou em R$ 21,17/m2 no segundo trimestre, 2,9% acima no primeiro trimestre e 15% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Fiesp elabora documento em defesa da democracia para candidatos à Presidência

O documento “Diretrizes Prioritárias”, da Fiesp, contém sugestões a serem implementadas pelo futuro presidente da República e orientações para recompor a economia do País, com destaque à importância do compromisso dos candidatos com a democracia e o estado de direito. Defende 13 temas principais: Ambiente Macroeconômico; Reforma Tributária; Política Industrial; Inovação e Tecnologia; Comércio Exterior; Infraestrutura; Educação; Política Social; Construção Civil e Habitação; Agronegócio; Economia Verde; Modernização Trabalhista, e Segurança Jurídica. O documento também avalia que, para reanimar a economia nacional, o Estado precisa atuar mais como “articulador de investimentos e intermediador do processo de desenvolvimento”. “Não se trata de discutir a presença de um Estado mínimo ou máximo, mas de um Estado necessário”. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Boqnews e Informativo dos Portos: Porto Hack Santos reúne debates e tecnologias para o setor portuário

Em paralelo à 2ª edição do Porto Hack Santos, nos dias 30 e 31 de julho a EXPO “Um Porto para o Futuro” prevê painéis com lideranças femininas de todo o País para discutir empregabilidade nos portos, a relação porto-cidade e inovação tecnológica, entre outros temas. O evento reunirá, pela primeira vez, o debate sobre os temas porto, comércio exterior e inovação. A meta é que todas as atividades, abertas e gratuitas, tenham a participação de pelo menos 50% de mulheres. Além disso, o Porto Hack Santos vai propor soluções tecnológicas comunitárias para os setores portuário e de comércio exterior. Segundo Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA, entidade promotora do evento, “A ideia é aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do País e agitar a região em torno da transformação digital. Será um fim de semana diferente. Um olhar para o futuro”. Programação e inscrições em: umportoparaofuturo.org.br. Íntegra para associados: Boqnews e Informativo dos Portos.

A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do economista, professor e coordenador do Centro de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, Gesner Oliveira): Integração vertical: condição para maior competitividade

Atualmente os players do mercado de transporte marítimo são selecionados com base em pertencer ou não a uma cadeia logística de sucesso. Isso explica a busca por maior controle sobre as cadeias logísticas, seja em alianças verticais e horizontais ou fusões e aquisições. O processo de verticalização permite que a empresa ganhe uma vantagem de custo ao dominar mais de uma etapa do processo de entrega de valor. No setor portuário, se uma companhia é uma transportadora e tem navios que transportam pedidos de clientes, pode ganhar escala ao adquirir um terminal de contêineres. A integração vertical deve ser reconhecida por suas eficiências, como a redução de custos operacionais devido à expansão da cadeia logística, uma maior cobertura de mercado, criação de economias de escala e de escopo e maior valor agregado ao produto, entre outros. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Grupo Cesari compra empresa e ingressa na atividade portuária

O Grupo Cesari anunciou na última semana seu ingresso na atividade portuária com a compra da ConPort Afretamentos Marítimos. A companhia, especializada no transporte de produtos químicos e armazenagem de contêineres, passará a atuar também nas operações de granéis sólidos no Porto de Santos. “A solução logística, agora com a Conport, fica mais completa, pois conseguimos oferecer sinergia aos nossos clientes, agregando o retroporto com a operação portuária. A gente só atendia o que saía do Porto de Santos e agora passa a atuar dentro dele”, explica o diretor de negócios do Grupo Cesari, Giovanni Borlenghi. Com a aquisição, haverá espaço para armazenagem de 120 mil toneladas de barrilha e sulfato de sódio, especialidades da ConPort, no terminal do grupo em Cubatão, que já conta com estrutura para armazenar 750 mil toneladas. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

JC On-line (Blog de Jamildo): Tecon forma consórcio com Cone Suape e faz oferta milionária pelas áreas do Estaleiro Atlântico Sul

A Cone Suape e o grupo Grupo filipino ICTSI, que controla o Tecon Suape, formaram um consórcio de última hora e apresentaram ontem, no leilão das áreas internas do Estaleiro Atlântico Sul, uma proposta em conjunto, no valor de R$ 450 milhões, R$ 150 a mais do que a proposta inicial da APM Terminals / Maersk. A proposta foi apresentada pelo ICTSI Rio. O resultado final vai depender de novas iniciativas, na área empresarial e eventualmente na Justiça. Como a Maersk tem a preferência na apresentação das propostas, homologada pela recuperação judicial, tem 72 horas para se manifestar sobre o valor apresentado pelos concorrentes e pode cobrir a proposta, que será declarada vencedora. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: CLI anuncia aquisição de controle de terminais de grãos e açúcar da Rumo no Porto de Santos

A Rumo anunciou a venda de 80% do controle de seus terminais de grãos e açúcar no Porto de Santos à CLI, pelo valor de R$ 1,4 bilhão. A CLI passará a operar, em parceria com a Rumo, a Elevações Portuárias S/A (EPSA), empresa responsável pelos terminais 16 e 19 nesse porto. O contrato assinado na sexta-feira (15) vai viabilizar um investimento no terminal em torno de R$ 600 milhões para próximos anos, possibilitando um crescimento de mais de 20% em relação ao volume atual de grãos movimentado. A parceria não inclui os demais terminais em que a Rumo permanece como sócia no porto de Santos: TXXXIX, TERMAG e TGG. A CLI é uma das quatro operadoras do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Íntegra para associados.

Portos e Navios: Sem acordos bilaterais, movimentação no trade ‘Mercosul’ cai quase 70%

A Abac registrou crescimento de 5,5% na movimentação do transporte por cabotagem no segundo trimestre de 2022: 319.000 TEU, ante 302.200 TEU no mesmo período do ano passado. Houve aumentos de 5% nas cargas domésticas (para 139.000 TEU) e de 6,2% nas cargas feeder (para 179.900 TEU). Já a movimentação das empresas brasileiras de navegação (EBNs) no trade ‘Mercosul’ registrou queda de quase 70% (26.101 TEU contra 85.448 TEUs entre abril e junho do ano passado. A entidade avalia que a decisão do governo brasileiro de não renovar o acordo bilateral para transporte marítimo com a Argentina e com o Uruguai trouxe uma queda significativa nos negócios nas empresas brasileiras que operam nesse trade. Íntegra para associados.

Logweb: Suzano lança hub DigitaLog3 para potencializar a sua área logística por meio da inovação

A Suzano acaba de lançar, em parceria com o Cubo Itaú, um hub para impulsionar a inovabilidade nas suas operações logísticas junto ao ecossistema de inovação. Como parte da iniciativa, a empresa está com uma chamada aberta para logtechs que possam apresentar soluções nessa área. “A iniciativa do DigitaLog³ foi uma forma que encontramos de unir nossas unidades de Papel, Celulose e Bens de Consumo com o time de Inovação Aberta para transformar a nossa área Logística por meio da inovação”, explica Beatriz Venturini, coordenadora de Projetos da Suzano. complementa. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Cade analisará denúncia de abusos em cobranças no frete marítimo internacional

O Cade vai analisar denúncia de importadores sobre suposta combinação entre armadores formando uma bolha especulativa no preço do frete internacional durante a pandemia. A representação foi protocolada no MPF pela Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), que indagou de quem seria a competência para apurar a suspeita. O órgão respondeu que o Cade já atuou com êxito em casos semelhantes, encaminhando a denúncia ao representante do MPF junto ao órgão antitruste. O presidente da Abidip, Ricardo Alípio, acredita que a suspeita de formação de cartel é bastante fundamentada. “Entre vários outros indícios, acrescentamos um relatório disponibilizado pelos Estados Unidos que aponta aumento expressivo na margem operacional de lucro das companhias de armadores, demonstrando a posição dominante de mercado que conjuntamente possuem”. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco