Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line, Boqnews (Agência Brasil), Santa Portal, A Tribuna de Santos (p. a-8) e Portos e Navios: Porto de Santos entra em programa de privatização com previsão de túnel entre Santos e Guarujá
Ontem o governo federal formalizou a inclusão da SPA no Programa Nacional de Desestatização (PND), qualificando a empresa no âmbito do PPI. Prevê que a privatização do Porto de Santos ocorra ainda neste ano, o que é visto com ceticismo no mercado. No MInfra, a expectativa é de que haja forte disputa pelo negócio. Dos R$ 18,5 bilhões de investimentos obrigatórios previstos, R$ 14,1 serão aplicados em manutenções, durante os 35 anos da concessão. Outros R$ 3 bilhões estão reservados para a construção de um canal submerso para ligar Santos e Guarujá. Os demais R$ 1,4 bilhão devem ser injetados em obras como novos acessos rodoviários, modernização portuária e aprofundamento do canal de Santos. Íntegra para associados: Estadão, Boqnews, Santa Portal, A Tribuna e Portos e Navios.
O Globo On-line (Coluna do Lauro Jardim), Portos e Navios e Guia Marítimo: Cobrança de taxa de serviços em portos chega ao STF
Luiz Fux vai decidir sobre a viabilidade da cobrança do SSE. A ação que chegou ao STF quer retomar a obrigatoriedade do pagamento do SSE/THC2 para movimentação de contêineres pelos operadores portuários. A Antaq determinou a suspensão imediata da cobrança do serviço, acatando a decisão do TCU, que aventou desvio de finalidade na taxa. O Cade já havia considerado a cobrança como uma conduta anticoncorrencial. Íntegra para associados: O Globo, Portos e Navios e Guia Marítimo.
O Globo On-line: Polícia Federal apreende 175 quilos de cocaína no Porto do Rio
A droga estava escondida em meio a paletes, dentro de um navio de cargueiro no Porto do Rio com destino a Tenerife, na Espanha. A ação teve início após a PF receber a informação da Supervisão de Segurança Portuária do operador logístico que atua nesse porto. Íntegra para associados.
Folha: Crise global e eleição limitam interesse por privatização de Congonhas
A deterioração do cenário econômico no país e no exterior e o risco político advindo das eleições ameaçam o apetite dos principais interessados pelo aeroporto de Congonhas. A disputa está marcada para ocorrer na B3 em 18 de agosto e o governo não pretende remarcá-la. O prazo máximo para a entrega dos envelopes é 15 de agosto. Até o momento, a suíça Zurich e a alemã Fraport afirmaram que, sozinhas, não conseguem entrar no jogo. Não disseram, no entanto, se planejam se juntar em consórcio. Técnicos do MInfra que participam das conversas recentes com esses grupos afirmam que a brasileira CCR, a espanhola Aena e a francesa Vinci permanecem firmes. Íntegra para associados.
Valor Econômico: MRS assina novo contrato de concessão até 2056
Segundo a ANTT, a MRS Logística vai assinar hoje a prorrogação de seu contrato de concessão da Malha Sudeste até 2056. A empresa administra 1.643 quilômetros de ferrovias nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na negociação da prorrogação do contrato, que venceria em 2026 e foi estendido por mais 30 anos, houve um compromisso de investimentos de R$ 9,7 bilhões em modernização da malha e do material rodante (vagões e locomotivas). Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal, Guia Marítimo e Comex do Brasil: Porto de Santos registra recordes mensal e semestral de movimentação de cargas
O Porto de Santos movimentou no primeiro semestre 80,7 milhões de toneladas, um aumento de 5,7% sobre o mesmo período do ano passado. Em junho foram 14,1 milhões de toneladas, crescimento de 6,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. As cargas do agronegócio continuam à frente desse desempenho. No acumulado do semestre, os embarques do complexo soja, milho e celulose, e as descargas de fertilizante foram os destaques. Os destaques de junho foram para a soja em grãos; celulose e milho. A carga conteinerizada somou 2,4 milhões de TEU, queda de 0,1% em relação aos primeiros seis meses de 2021. Íntegra para associados: Santa Portal, Guia Marítimo e Comex do Brasil.
ND Mais: Com prorrogação da gestão municipal, saiba como fica a operação dos berços do Porto de Itajaí
A Superintendência do Porto de Itajaí propôs à APM Terminals a manutenção do arrendamento dos berços 1 e 2 do porto a partir de 2023, quando começa o período de prorrogação da Autoridade Portuária Pública e Municipal por até dois anos. Com isso, o trabalho operacional não seria interrompido ou prejudicado durante a desestatização. Caso continue, o contrato transitório seria assinado imediatamente, por seis meses, podendo ser prorrogado até a conclusão da privatização. As condições do contrato seriam as mesmas do que já foi estabelecido. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto, Portos e Navios e A Tribuna de Santos (p. a-8): Relatório detalha impactos da pandemia da Covid-19 no transporte marítimo
Ontem a Antaq apresentou o relatório final do grupo de trabalho criado para avaliar os impactos da Covid-19 no transporte marítimo e nos terminais portuários brasileiros. Conforme o estudo, em um primeiro momento, os impactos da pandemia ocorreram mais no cenário internacional, observados a partir dos congestionamentos de caminhões nos acessos aos portos, filas de esperas de navios em grandes terminais, acúmulo de cargas nos pátios, atrasos em embarques e desembarques. Em um segundo momento, foram identificados novos cenários em relação ao aumento dos valores do frete, falta de contêineres vazios para estufagem de cargas e rolagem de cargas nos portos do país. O aumento no valor entre dezembro de 2019 e dezembro do ano passado foi de US$ 2 mil para US$ 10 mil por contêiner transportado. Íntegra para associados: Agência Porto, Portos e Navios e A Tribuna.
Portos e Navios: Suape recebe porta-contêiner de 333 metros
O Porto de Suape recebeu um dos maiores navios que já aportaram em terras pernambucanas. Trata-se do “MSC New Haven”, embarcação de bandeira portuguesa que chegou ao atracadouro pernambucano para descarregar 391 contêineres no Tecon Suape. É o navio de maior comprimento já recebido por Suape, com 333,99 metros de comprimento. Tem também 42 metros de largura e capacidade de transportar até 8.463 TEUs. Após a operação, na semana passada, seguiu com destino ao Porto de Salvador. Íntegra para associados.
BE News (p. 6) e BE News (coluna Vitrine – p. 10): “A inteligência artificial potencializa a transformação digital”, diz especialista
Uma empresa brasileira desenvolveu um algoritmo capaz de detectar Covid-19 pela tosse, o que lhe rendeu um prêmio internacional em setembro do ano passado, no Japão. O projeto é do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), fundado por Anderson Soares, que participou da live “Exemplos reais de como a Inteligência Artificial está presente nos produtos que você consome”, promovida pelo Brasil Tech Export na tarde de ontem. Soares apresentou outros produtos de inovação tecnológica criados pelo CEIA. A live foi conduzida pelo diretor-executivo da ABTRA e presidente do Conselho do Brasil Tech Export, Angelino Caputo. Aproveitando a pauta, Angelino falou sobre o Porto Hack Santos, promovido pela ABTRA, que ocorrerá neste sábado e domingo (30 e 31 de julho), no Terminal Concais. Em paralelo à competição, a comunidade local poderá participar do projeto “Um porto para o futuro”. Inscrições em: www.umportoparaofuturo.org.br. Íntegra para associados: BE News 1 e BE News 2.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022