Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line e Valor On-line: Associação de aviação executiva faz novo pedido ao TCU para suspender leilão de Congonhas
A ABAG, que já havia tentado, sem sucesso, uma liminar no TCU contra o leilão do bloco que inclui Congonhas e outros dez aeroportos em Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais, entrou com uma nova representação no órgão para tentar impedir a concessão. O leilão está marcado para o dia 18 de agosto. A entidade defende que o aeroporto paulistano seja retirado do bloco e que seja feita uma revisão dos estudos que levaram à modelagem proposta e a realização de uma concessão isolada ou regionalizada dos aeroportos descritos como deficitários em regime de PPP. Íntegra para associados: O Globo e Valor.
Valor Econômico: Exportação de carne bovina perde ritmo
A Abrafrigo anunciou que as exportações de carne bovina (in natura e processada) alcançaram 203,7 mil toneladas no mês passado. O volume é 6,3% maior que o registrado em julho de 2021. A receita cresceu 21,8% na comparação, para US$ 1,2 bilhão. Foi o segundo mês consecutivo em que o ritmo de crescimento dos embarques arrefeceu. O mercado chinês continua sendo o principal destino da carne bovina brasileira e reforçou sua participação nos embarques. Em 2022, até agora, pouco mais da metade das exportações foi para a China (665 mil toneladas). A receita, por sua vez, chegou a US$ 4,64 bilhões. Os EUA também são destaque este ano, com compras de 115,9 mil toneladas, quase 120% mais que no mesmo período de 2021. A receita avançou 61,9%, para US$ 638 milhões. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Congresso de Portos debaterá rumos e inovação para o setor
A programação do XXX Congresso Latino-Americano de Portos, promovido pela AAPA, em Santos, entre 28 e 30 de novembro, vai contar com mais de 50 palestrantes e 6.000 participantes de mais de 1,5 mil terminais para debater infraestrutura, tecnologia, consultoria, inovação e engenharia. O evento incluirá a entrega do Prêmio à Excelência na Indústria Portuária, parceria da Comissão Interamericana de Portos da Organização dos Estados Americanos (CIP/OEA) com a AAPA, além de uma feira de expositores. Íntegra para associados.
Diarinho: Itajaí vai lançar edital para arrendamento do porto; APM disse não à renovação
A APM Terminals, que opera o porto de Itajaí, não demonstrou interesse na renovação do contrato de arrendamento com o município, ao menos não nas condições exigidas pela prefeitura. Com a negativa, a superintendência do porto encaminhou ontem para publicação no DOU o edital de processo seletivo simplificado para celebração de contrato de arrendamento transitório da área operacional nos berços 1 e 2. O prazo para recebimento das propostas será até às 19h do dia 12 de agosto. O contrato da superintendência do Porto de Itajaí com a arrendatária provisória terá validade de seis meses, a partir de janeiro do ano que vem, podendo ser prorrogado dentro do período de até dois anos estipulado na prorrogação do convênio de delegação ao município de Itajaí, ou até que se encerre o processo licitatório da área pela União. Íntegra para associados.
CBN Curitiba: Portos do Paraná atingem melhor marca mensal de 2022 em julho
Os portos do Paraná fecharam julho com quase 5 milhões e meio de toneladas movimentadas, no melhor mês de 2022 até o momento. Nos primeiros sete meses do ano, foram mais de 34 milhões de toneladas movimentadas. Com o projeto do “Moegão”, que vai receber um investimento de R$ 500 milhões para absorver a produção transportada via trem, a expectativa é ampliar a capacidade de descarga de 550 para 900 vagões por dia. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Comissão espera encaminhar desestatização de Santos ao TCU até próximo dia 15
Povia afirmou que deverá encaminhar o modelo de desestatização do Porto de Santos ao TCU até o próximo dia 15 de agosto, com “ajustes finos” a partir das contribuições apresentadas nas consultas públicas, mas, antes desse encaminhamento, haverá uma audiência do BNDES para transmissão de ações da companhia, seguida da publicação de uma resolução do PPI. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Reflexos de nova gestão na tarifa serão percebidos em até 6 meses, acredita Nery
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que a nova tarifa-teto média passará a vigorar em, no máximo, seis meses de gestão do futuro concessionário do Porto de Santos e, a partir daí, os ganhos de eficiência deverão ser repassados para os usuários. “Esperamos que ele [concessionário privado], por iniciativa própria, possa reduzir ainda mais essas tarifas portuárias com objetivo de trazer mais carga. Mas como uma salvaguarda já teremos a tarifa-teto média, que vai capturar parte dos ganhos de eficiência”. Para Nery, a redução dos custos administrativos e os ganhos de eficiência tendem a ser repassados para a tarifa e que estão sendo construídas outras salvaguardas na modelagem, como uma conta vinculada, que funcionará como uma espécie de reserva de recursos para investimentos que forem autorizados e que possam ser usados como reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Primeira fase do edital da Fips pode ser divulgada em agosto
Segundo a SPA, a primeira fase do edital para início do processo de desestatização da Fips pode ser divulgada ainda este mês e as próximas etapas, que incluem as assinaturas de contratos, estão previstas para o final de 2022. O modelo foi aprovado pelo TCU no dia 6 de julho passado, com foco no aumento da capacidade desse modal dentro do porto. Atualmente, a capacidade ferroviária anual no Porto de Santos está limitada a 50 milhões de toneladas, ainda muito distante da projeção de 115 milhões de toneladas para os próximos cinco a 10 anos, das ferrovias que desaguam no complexo ferroviário das empresas MRS, Rumo e VLI. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Escassez de contêineres eleva em até 427% o valor dos fretes para o Brasil, diz startup especializada em gestão de cargas
Dados da Kestraa, startup especializada na gestão e monitoramento de cargas do comércio exterior, aponta que a mediana do frete da Ásia, um dos principais importadores do Brasil, subiu de US$ 1,9 mil, em janeiro de 2020, para US$ 9,8 mil, em janeiro de 2022, elevação de 416%. O cálculo foi feito com base nas medianas de preços envolvendo mais de 12 mil cargas transportadas entre Brasil e outros países desde 2020. A metodologia exclui transações muito mais caras e muito mais baixas do que a média, para evitar discrepâncias. Ainda no comparativo entre os anos de 2020 e 2022, a mediana do preço do frete global para o Brasil saiu de US$ 1,6 mil para US$ 2,6 mil, um aumento de 67%. A escassez no volume de contêineres é um dos principais motivos para o aumento dos fretes de importação para o Brasil. Apesar do frete global registrar uma redução de 24% em junho de 2020, quando atingiu US$ 1,2 mil, os preços continuaram a subir. Em 2022, alcançou a marca de US$ 2,7 mil, elevação de 122% se comparado ao mesmo período. Íntegra para associados.
Portos e Mercados: Porto de Xangai movimenta recorde de 4,3 milhões de TEUs em julho
O Shanghai International Port Group anunciou que foram movimentados 4,3 milhões de TEU no porto em julho (140 mil TEU por dia). O crescimento ocorre à medida que o porto se recuperou dos bloqueios anteriores relacionados à Covid-19. O recorde anterior, em outubro de 2020, somou 4,2 milhões de TEU. O volume acumulado em 2022 (26,85 milhões de TEU) está 1% à frente de 2021. Íntegra para associados.
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