Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Leilão de megaterminal no Porto de Santos gera disputa entre armadores e terminais portuários

A Maersk afirmou que a ABTP está “apenas tentando promover seus interesses privados de garantir menos concorrência” na licitação e no setor portuário. A TIL disse lamentar o que classificou como “manobra” para impedir a competitividade do mercado brasileiro. Em resposta, a ABTP afirmou que “atua em defesa da livre concorrência no setor” e que seu posicionamento em relação ao arrendamento do STS-10 segue em linha com os pareceres de entidades de defesa da concorrência, como a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia e a Superintendência Geral do Cade. A entidade levou ao TCU a disputa em que tenta evitar a participação de grupos como Maersk e MSC no leilão do STS10, sob a alegação de que, caso uma das companhias arremate a área, o setor estará ameaçado por uma concentração de mercado vista como predatória. Íntegra para associados.

Folha (Painel S.A) e O Globo On-line: Vizinhos de Congonhas questionam aumento de voos às vésperas do leilão

Até quinta-feira (18), quando vai acontecer o leilão para a 7ª rodada da concessão de aeroportos, que inclui Congonhas, moradores do entorno tentarão sensibilizar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na tentativa de questionar a realização do leilão ou a retirada de Congonhas do bloco para que seja feito um novo edital com regras mais específicas sobre o aumento dos voos no terminal e os estudos ambientais. Já a Abag (Associação Brasileira da Aviação Geral) entrou com um mandado de segurança coletivo na Justiça de São Paulo, alegando que a modelagem do edital cria um ônus para os usuários do aeroporto. Íntegra para associados: Folha e O Globo.

Valor Econômico, CNN Brasil e Valor On-line: Italiana INC leva Rodoanel e mira novos leilões

O grupo italiano INC, que venceu na sexta-feira (12) o leilão da PPP do Rodoanel da região metropolitana de Belo Horizonte, faz sua estreia como concessionária de rodovias no Brasil e já estuda a participação em outras licitações. Com a vitória, a INC terá que tirar do papel, desde o zero, o anel viário. Inicialmente, está prevista a construção de 70 km, o que demandará investimentos de R$ 4,1 bilhões, contabilizando a obra e as desapropriações necessárias. A construção deverá ter início em 2024. Nesta quarta-feira (17), será leiloada a PPP do lote Sul de Minas. A licitação estava suspensa por uma liminar da Justiça Federal. Porém, o Estado conseguiu derrubar a decisão e retomar o projeto. Deverão participar da disputa a Equipav e a Monte Partners. Íntegra para associados: Valor Econômico, CNN e Valor On-line.

Valor Econômico: Países vizinhos viram ‘válvula de escape’ para exportações

As exportações brasileiras para os países da América do Sul avançam neste ano em ritmo mais acelerado que a média total e também em relação às importações. Como resultado, a fatia do superávit da balança comercial com esses países equivale de janeiro a julho deste ano a 20% do total, em avanço na comparação com os 8,3% de iguais meses do ano passado. As vendas de produtos brasileiros à região somaram US$ 24,85 bilhões este ano e avançaram 39,4%. Os embarques totais do país cresceram 20,1%. A diferença também se deu no ritmo de aumento da importação, com alta de 19,4% e de 31,6% quando se olha o total das compras externas do país, sempre de janeiro a julho. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Portal SPA: Porto de Santos conquista novos ganhos nos indicadores financeiros de produtividade no 2T22

A alta de 3,3 pontos percentuais na receita líquida da companhia, em relação ao registrado na mesma base de 2021, refletiu o bom desempenho da movimentação de cargas, que cresceu 2,3% em relação ao segundo trimestre de 2021, chegando a 42 milhões de toneladas. A movimentação contêineres aumentou 3,3%, para 1,2 milhão de TEU. Os esforços da SPA em ampliar a receita e racionalizar gastos resultaram em um lucro líquido trimestral recorde de R$ 144,8 milhões, alta de 46,4% na comparação com o segundo trimestre de 2021. Mais dados sobre o segundo trimestre, em: https://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/Relatorio-2T-2022.pdf. Íntegra para associados.

Diário do Comércio: Santos Brasil e BH Airport firmam parceria

A Santos Brasil acaba de firmar um acordo comercial com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e passa a ser sua nova provedora de serviços de logística integrada no Porto de Santos. A operação, que terá início nos próximos dias, envolve o transporte rodoviário de carga fracionada (modelo DTA Hub), com frequência semanal, conectando o aeroporto mineiro e o porto santista. Inclui entrega e retirada de mercadorias em todo o porto e armazenagem e desova no CLIA da companhia, em Santos. Íntegra para associados.

Campo Grande News: MS tem que trocar rodovia por ferrovia e hidrovia para escoamento, diz estudo

Para atender a demanda de escoamento da produção de grãos, minério e celulose de Mato Grosso do Sul, o governo federal prevê investir em ferrovias e hidrovias de modo a reduzir em até 26% os custos aos transportadores. Hoje, 80% de tudo o que é produzido sai do Estado por rodovias. As obras devem custar R$ 50 bilhões e gerar 127 mil empregos até 2035, conforme o estudo de diagnóstico logístico elaborado pela EPL. Íntegra para associados.

Santa Portal: Inova Portos: evento será realizado em Santos nos dias 22 e 23

A SPA promoverá, nos dias 22 e 23 de agosto, o Inova Portos, no Hotel Parque Balneário, em Santos, e transmissão em tempo real pela internet. O objetivo é debater a cultura da inovação e trazer soluções tecnológicas para o setor portuário. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. b-5): Summit debate perspectivas para setor de cruzeiros

O Summit Cruzeiros, na próxima quinta-feira, às 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, vai debater os desafios para o início da temporada 2022/2023 e o projeto do novo terminal do Valongo. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Setor portuário movimenta 581 milhões de toneladas no 1º semestre

Hoje, a partir das 11h, a Antaq divulgará os dados da movimentação portuária referentes ao primeiro semestre de 2022 nos segmentos do agronegócio; petróleo, óleo e gás; mineração; e contêineres, além de dados regionais. O balanço também mostrará informações sobre navegação (interior e marítima), além das autorizações para instalações portuárias, afretamentos e empresas de navegação. A Agência também detalhará as estatísticas relacionadas à fiscalização. A transmissão acontecerá também pelo Teams. Acesso em: https://www.youtube.com/c/CanalANTAQ. Íntegra para associados.

Jornal Portuário: Operadores de terminais aumentam interesse por greenfields

De acordo com o Relatório de Previsão dos Operadores de Terminal de Contêineres Globais, a capacidade global dos portos de contêineres deverá aumentar a uma taxa média anual de 2,4% para atingir 1,38 bilhão de TEU em 2026. No entanto, o agravamento da situação econômica e geopolítica levou a uma degradação das perspectivas de demanda de carga e, como resultado, da utilização dos portos de contêineres. Embora a maioria (70%) dos planos de investimento dos operadores globais de terminais permaneça focada em ativos existentes, houve um aumento notável no número de novos projetos: CMA Terminals, Hutchison e TIL devem adicionar 4 MTEU ou nova capacidade adicional até 2026. Segundo a Drewry, o apetite renovado por projetos greenfield mostra maior confiança nas perspectivas do mercado. No entanto, a capacidade da CMA Terminals e da TIL de obter garantias de volume da CMA CGM e MSC dá a essas empresas uma vantagem sobre as operadoras afiliadas que não operam embarcações. Íntegra para associados.

Modais em Foco (Mundo Marítimo): Congestionamento portuário impacta no transporte transatlântico

Devido ao congestionamento do porto, os navios porta-contêineres implantados entre a China e o norte da Europa atualmente precisam de uma média de 97 dias para fazer uma viagem de ida e volta completa. Atualmente, os navios chegam à China com uma média de 16 dias de atraso para a próxima viagem de ida e volta. O congestionamento também piorou na rota entre o norte da Europa e a costa leste dos EUA, onde as companhias marítimas sofrem um duplo golpe em ambos os lados do Oceano Atlântico. O aumento dos tempos de espera em portos como Savannah, Houston e Nova York se soma aos atrasos sofridos pelos navios nos grandes hubs do norte da Europa. Íntegra para associados.

Editorial do Portogente: Desenvolvimento do Porto de Santos como obra de arte

Se de fato for possível a participação de consórcio de empresas instaladas, no leilão da desestatização, a comunidade do porto será fortalecida e irá promover maior alinhamento das decisões com o negócio portuário. Principalmente, aprimorar, de forma objetiva, o papel de Autoridade Portuária (AP). É fato consumado que a tomada de decisão na AP deve ter, por princípio, muito conhecimento das condições locais e promover a conciliação de múltiplos interesses em torno de um objetivo comum. Caso contrário, sua eficiência será inútil para atrair cargas mais nobres e impactar a sua zona de influência. Parece que agora a sensatez foi incluída nas tratativas para o desenvolvimento do Porto de Santos, como deve ser tratada uma obra de arte. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco