Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, CNN Brasil (Agência Estado) e A Tribuna de Santos (p. a-7): Com desaceleração global, portos movimentam 3,3% menos carga
Dados divulgados ontem pela Antaq apontam que os portos brasileiros movimentaram 581,3 milhões de toneladas no 1º semestre de 2022, queda de 3,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. As movimentações de granel sólido mineral, vegetal e de contêineres recuaram no período, em razão dos lockdowns e de fechamentos de indústrias e portos na China. A desaceleração global, incluindo EUA e Europa, e a estiagem que atingiu a produção nacional de soja também foram apontadas como responsáveis pela queda nas exportações de commodities. A agência prevê recuperação da movimentação neste 2º semestre, alcançando 631 milhões de toneladas, acréscimo de 2,9% em relação ao mesmo período de 2021. Se confirmada a previsão, o setor registrará 1,212 bilhão de toneladas em 2022. Mesmo assim, haveria queda de 0,29% frente a 2021. Íntegra para associados: Valor, CNN e A Tribuna.
Estadão On-line (blog e-investidor): Antaq: movimentação de minério de ferro caiu 6,4% no 1º semestre
A redução na demanda da China impactou mais fortemente a movimentação de minerais no setor portuário. No primeiro semestre, o minério de ferro registrou queda de 6,4% ante o mesmo período do ano passado, com 161,9 milhões de toneladas movimentadas. De acordo com a Antaq, a China importa 60% do minério de ferro brasileiro. A exportação para o país caiu 10%. Já o envio para a Malásia reduziu 18% no primeiro semestre. Íntegra para associados.
Money Times (Reuters): Fila para carregar açúcar no Brasil aumenta, exportações em agosto sobem 30%
A fila de navios que devem carregar açúcar nos portos brasileiros aumentou este mês. Dados da Williams mostram que 86 navios devem carregar 3,6 milhões de toneladas de açúcar bruto principalmente para exportação. Na mesma época do ano passado, havia apenas 36 navios previstos para carregar 1,32 milhão de toneladas de açúcar. Íntegra para associados.
Estadão On-line, O Globo, Valor Econômico e Folha (Painel S.A): Governo recebe proposta para Congonhas e outros aeroportos nos leilões de quinta
O governo federal recebeu proposta para todos os três blocos de aeroportos que serão leiloados nesta quinta-feira (18). O interesse foi confirmado pelo ministro Marcelo Sampaio. O grupo espanhol Aena, que administra seis aeroportos no Nordeste, incluindo Recife e Maceió, foi o único a apresentar proposta para o leilão de Congonhas. O grupo CCR, que opera o maior número de aeroportos privados hoje no Brasil e vinha protagonizando leilões, despontava como o principal interessado, mas ficou fora. O certame tem previsão de atrair R$ 7,2 bilhões em investimentos. Íntegra para associados: Estadão, O Globo, Valor e Folha.
Correio Braziliense On-line e Valor On-line: Auditores fiscais de todo o país fazem ato público nesta terça, em Santos
Auditores fiscais de várias partes do país realizam um ato público hoje (16/8), às 12 horas, em frente ao prédio da Alfândega de Santos. A categoria está em mobilização desde dezembro de 2021. Íntegra para associados: Correio e Valor.
Imprensa regional:
Santa Portal, G1 Santos e BE News (p. 6): Movimentação de cargas no Porto de Santos cresce 2,3% em comparação a 2021
A SPA divulgou que o Porto de Santos movimentou 42 milhões de toneladas de carga no segundo trimestre de 2022. Todos os indicadores no segundo trimestre tiveram aumento em comparação ao mesmo período do ano passado. A movimentação de contêineres avançou 3,3%, chegando a 1,2 milhão de TEU. O lucro trimestral bateu o recorde de R$ 144,8 milhões, com alta de 46,4%. Íntegra para associados: Santa Portal, G1 e BE News.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Viaduto deve ser entregue em março
O novo viaduto que ligará a Zona Noroeste à Avenida dos Bandeirantes, em Santos, com acesso à Via Anchieta, deverá ser entregue em março de 2023, segundo o secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. A nova estrutura faz parte da segunda fase do Sistema batizado de Conexão Porto-Cidade, que modernizará a entrada da Cidade e o acesso ao Porto de Santos. Íntegra para associados.
Santa Portal, A Tribuna de Santos (p. a-6), Diário do Litoral e G1 Santos: Receita Federal e PF apreendem mais de meia tonelada de cocaína no Porto de Santos
A RFB e a PF apreenderam 561 kg de cocaína, ontem (15), no Porto de Santos. A droga estava escondida em uma carga de 55 toneladas de óxido de alumínio destinada ao porto de Vado Ligure, na Itália. A seleção do contêiner para conferência foi feita pela RFB através de critérios de análise de risco, incluindo inspeção por imagens de escâner. Íntegra para associados: Santa Portal, A Tribuna, Diário do Litoral e G1.
Correio do Litoral: Em menos de 2 meses, TCP bate segundo recorde de movimentação de contêineres no terminal
A TCP (de Paranaguá) registrou em julho 111.862 TEU movimentados, 3.227 a mais do que em maio, data do recorde anterior. Carnes congeladas permanecem como a principal carga movimentada, sendo 50,2% das exportações e 29,3% do total. Apenas no mês de julho, a TCP movimentou 10.303 contêineres refrigerados. Íntegra para associados.
Agora Litoral e SSC 10: Cocaína que saiu de Paranaguá é apreendida em porto catarinense
A RFB e a PF apreenderam, ontem (15), 550 kg de cocaína em um navio atracado num terminal portuário em Navegantes. A droga foi encontrada em um contêiner que havia sido carregado no navio quando ele estava atracado no Porto de Paranaguá/PR. O contêiner, que teria como destino o porto de Gioia Tauro, na Itália, foi selecionado para fiscalização, após servidores notarem divergência na imagem do escâner. Foi a terceira apreensão de cocaína pela RFB no complexo portuário de Itajaí/Navegantes em 2022, totalizando mais de uma tonelada de droga apreendida. Íntegra para associados: Agora Litoral e SSC 10.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: Porto de Imbituba movimenta 706 mil toneladas mensais em julho
O Porto de Imbituba registrou em julho o segundo melhor resultado mensal, totalizando 706 mil toneladas movimentadas. O resultado representa recuo de 1,5% na quantidade de cargas operadas em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o Porto atendeu 25 navios em julho, principalmente com cargas de importação. Fertilizantes, coque, farelo de soja, contêineres e hulha betuminosa foram os principais produtos movimentados. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Arco Norte desponta com maior movimentação de cargas por hidrovias
Segundo a Antaq, no primeiro semestre de 2022 o Arco Amazônico respondeu, sozinho, por 91% na movimentação entre instalações portuárias de todo o Brasil realizada pelos rios, chegando a 40,8 milhões de toneladas, aumento de 6,8%, na comparação com igual período do ano passado. A região Amazônica transportou 55% do total de cargas pelas hidrovias, com destaque para o Terminal Vila do Conde (PA), que teve alta de 25,4%. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Justiça determina volta da cobrança do SSE no terminal de contêineres de Paranaguá (PR)
Decisão da AGU determinou à Antaq a responsabilidade de fiscalizar a cobrança de SSE/THC2 no terminal de contêineres de Paranaguá, além de possíveis abusividades por parte dos terminais molhados. Existem ainda outras contestações à proibição de cobrança do SSE/THC2 em análise no judiciário. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto do Açu conquista Prêmio Marítimo das Américas 2022
O Porto do Açu recebeu o Prêmio Marítimo das Américas 2022, na categoria Operações Portuárias Verdes e Gestão Sustentável, com a iniciativa “Operações de Dragagem Sustentáveis”. Foi o único porto brasileiro contemplado na 8ª edição do Prêmio, organizado pela Comissão Interamericana de Portos (CIP), da OEA. Ao todo, foram mais de 25 iniciativas inscritas por portos de nove países da América do Norte, América Latina e Caribe. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022