Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, Correio Braziliense, Portal Veja, O Globo, O Globo On-line e Folha: Leilão de aeroportos: grupo espanhol Aena arremata bloco de Congonhas por R$ 2,45 bilhões
O grupo espanhol Aena arrematou, em leilão realizado ontem, em São Paulo, o bloco que inclui o aeroporto de Congonhas, além de outras 10 unidades menores (Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais). O lance foi de R$ 2,45 bilhões, com um ágio de 231% em relação à outorga mínima estabelecida, de R$ 740,1 milhões. Foi o único lance. A Inter.B avalia que, no caso de Congonhas, a atratividade se viu reduzida não apenas pela complexidade do bloco, com a dificuldade de se estabelecer um valor, mas pela baixa sinergia entre ativos e limitados ganhos de escala e escopo. Ainda segundo a consultoria, o leilão trouxe uma novidade relevante: pela primeira vez um fundo de investimento em infraestrutura foi o investidor num ativo aeroportuário. O conjunto dos aeroportos Campo de Marte, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio, ficou com a XP. A corretora aposta que parte do share de Congonhas deva vir para o Campo de Marte. Além disso, o Consórcio Novo Norte, composto pela Socicam e pela Dix Empreendimentos, arrematou o bloco Norte II, integrado pelos aeroportos de Belém (PA) e Macapá (AP). Íntegra para associados: Estadão, Correio, Veja, O Globo, O Globo On-line e Folha.
Valor Econômico: Mapa de concessões se fecha, mas deverá estimular aquisições
Grandes operadoras internacionais – a francesa Aéroports de Paris (ADP), a alemã Avialliance e a americana ADC & Has – falharam em suas tentativas de ingressar no setor aeroportuário no Brasil. Outras gigantes europeias, como Fraport e Zurich, não conseguiram ampliar sua carteira como imaginavam inicialmente. A argentina Inframérica, que foi o grande destaque das duas primeiras rodadas, estagnou e deve ficar só com Brasília. Mas um redesenho, conforme expectativas de especialistas e integrantes do atual governo, pode ocorrer a partir de 2024. Além da 8ª rodada de concessões, que juntará Galeão com Santos Dumont, vence uma cláusula da concessão de outros 12 aeroportos. Terminais concedidos no Nordeste, em Mato Grosso, Vitória e Macaé (RJ) poderão ser negociados. Íntegra para associados.
Isto É On-line (Reuters): Frete marítimo cai pressionado por taxa de capesize com menor demanda por minério
Ontem o principal índice de frete marítimo da bolsa do Báltico despencou, com a queda das taxas de navios capesize devido à menor demanda de minério de ferro. O índice geral, que considera as tarifas dos navios capesize, panamax e supramax, caiu 74 pontos, ou 5,3%, a 1.320 pontos. O índice capesize perdeu 216 pontos, 20%, seu maior declínio desde 28 de maio de 2020, para 867 pontos. O índice panamax, que não vê um único dia de ganhos desde 25 de julho, perdeu 56 pontos, a 1.749 pontos. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line: Empresários pedem mais investimentos na malha ferroviária a presidenciáveis
O documento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que está sendo entregue aos candidatos à presidência da República, aponta que o Brasil possui mais de 3.000 km de malha ferroviária projetada para transporte de passageiros, mas utiliza apenas 1.105 km de linhas. Empresários do setor reivindicam atenção e investimentos ao setor e defendem que políticas públicas serão fundamentais para a implementação dos projetos que podem desafogar o transporte municipal e intermunicipal. Íntegra para associados.
Valor Econômico: STJ suspende venda de bens do Grupo Rodrimar
O STJ suspendeu a venda de bens do Grupo Rodrimar, que opera no Porto de Santos, com base no plano de recuperação judicial. A decisão liminar derruba o efeito suspensivo obtido pela empresa contra decisão do TJSP que determina a apresentação de um novo plano de pagamentos. Advogado do Grupo Rodrimar, Fernando Lobo, sócio do escritório Motta Fernandes, afirmou que a companhia deverá recorrer da decisão e que segue “operando no porto regularmente.”. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – p. a-4 (artigo do economista, professor e coordenador do Centro de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, Gesner Oliveira): Busca por eficiência explica tendência de integração vertical
No caso do transporte marítimo, com a expansão da conteinerização e as mudanças nos requisitos dos embarcadores, houve uma convergência em relação à integração vertical no sistema porto e empresa de navegação. Tal tendência se consolidou mundo afora e foi na direção de aumento de eficiência e redução de custos. O formato das operações é algo para o setor produtivo se preocupar via arranjos comerciais entre entes privados. A integração vertical deve vir acompanhada de regulação adequada. Esta não deve ser um camalhaço de regras que atrapalham o funcionamento do mercado, mas sim algo que garanta a eficiência do sistema com o mínimo de intervenção possível. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-4): Antaq fala em celeridade a projeto de novo terminal
Durante o 2º Summit Cruzeiros, realizado ontem no auditório do Grupo Tribuna, o diretor da SPA, Bruno Stupello, disse que vê com bons olhos a postura da Antaq sobre o projeto do novo terminal de passageiros da área do Valongo, construído e debatido “a seis mãos” entre SPA, Concais e Prefeitura. Já a Antaq promete celeridade na análise do reequilíbrio econômico do contrato de arrendamento. O superintendente de outorgas, Renildo Barros da Silva Júnior, disse que os prazos de análises podem ser encurtados por conta da qualidade do projeto a ser apresentado. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-3): Temporada de cruzeiros traz 360 mil passageiros a Santos
Ainda no evento Summit Cruzeiros, a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, disse que a temporada 2022/2023, que começará no dia 2 de novembro, prevê 360 mil viajantes circulando pelo Terminal de Passageiros no Porto de Santos. “O Concais é responsável por cerca de 65% dos embarques realizados no Brasil”. Marcos Ferraz, presidente da Clia Brasil, disse que no mundo já são oito milhões de cruzeiristas que navegaram após o início da crise da covid-19. Íntegra para associados.
ND Mais: Mar revolto fecha canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes
Navios estão impedidos de entrar no canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes devido ao mar agitado, causado pela chuva e vento que afetam o litoral. O canal foi fechado no início da tarde de ontem. Seis embarcações aguardam a liberação para acessar o complexo portuário. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 6): Movimentação no Porto de Maceió cresce mais de 43% no 2º tri
Em abril, maio e junho, mais de 603 mil toneladas de cargas foram movimentadas no porto de Maceió, ante as 420 mil toneladas registradas nos mesmos meses de 2021, segundo o painel Estatístico Aquaviário da Antaq, divulgado na segunda-feira (15). Açúcares e produtos de confeitaria responderam por 47,5% do total (286.258 toneladas). O segundo lugar ficou com sal; enxofre; terras e pedras; gesso; cal e cimento, que, juntos, somando 23,2% (139.683 toneladas). Já os combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas e ceras minerais ficaram com 15,9% da movimentação (96.164 toneladas). Em todo o País, a movimentação de cargas caiu 3,3% no primeiro semestre de 2022. Também houve redução nas movimentações dos principais perfis de carga: granéis sólido e líquido e contêineres. Íntegra para associados.
Boqnews e Guia Marítimo: Com 200 colaboradores, Hidrovias do Brasil começa a operar no Porto de Santos
A Hidrovias do Brasil informa que grande parte das reformas e investimentos previstos no edital de concessão do STS-20 já foram realizados e estima que até outubro as obras estejam finalizadas. Instalou dois guindastes hidráulicos de cais de última geração, pioneiros no Porto de Santos e que possuem capacidade de movimento de 14 mil toneladas por dia, e finaliza a construção do novo armazém para ampliação da capacidade de armazenamento de fertilizantes. O terminal terá capacidade preliminar de 1,5 milhão de toneladas de carga por ano e aumentará gradativamente até 2,75 milhões. Seus três armazéns terão capacidade estática de 140 mil toneladas para fertilizantes e 50 mil toneladas para sal, possibilitando a expedição de produtos no modal rodoviário de 6,4kt/dia e no ferroviário de 2kt/dia. Íntegra para associados: Boqnews e Guia Marítimo.
Agência Porto: ANTAQ realizará duas audiências públicas no final de agosto
Segundo publicação no DOU de ontem, no dia 26, às 15 horas, haverá a audiência pública sobre a padronização da estrutura de serviços prestados pelos terminais de contêineres e definição de diretrizes acerca dos serviços inerentes, acessórios ou complementares. Interessados em manifestar-se deverão se inscrever pelo Whatsapp em (61) 2029-6940, das 9h às 14h do mesmo dia. No dia 29, às 15 horas, a audiência pública será sobre o aprimoramento dos procedimentos administrativos decorrentes do exercício das atividades de fiscalização sob competência da Antaq. O período de inscrição será das 9h às 14h do mesmo dia. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Antaq terá avaliação mais sistemática sobre movimentação de contêineres vazios
O movimento de contêineres vazios em direção à China, 46% de todo o movimento do semestre para esse país, chamou a atenção da diretoria da Antaq, que pediu para que seja feita uma pesquisa por um tempo mais longo sobre esse tipo de movimentação. Os clientes reclamam de mau atendimento por parte dos armadores. O diretor-geral Eduardo Nery lembrou que, como o Brasil exporta mais que importa, há um desbalanço crônico e ter uma parte dos contêineres indo vazios é algo esperado. Mas, segundo ele, é preciso avaliar se o movimento do semestre passado está fora do padrão e as possíveis consequências. Nery afirmou também que a agência trabalha para finalizar neste mês as audiências públicas sobre a desestatização do Porto de Santos e sobre o arrendamento do STS-10. Disse que a diretriz do Minfra é que os dois processos de análises das contribuições das audiências sigam ao mesmo tempo, e avalia ser difícil que o STS-10 seja licitado depois da concessão do porto a uma empresa privada, porque vê com muita dificuldade essa companhia privada fazendo o arrendamento dessa área, que certamente terá análises de concentração de mercado, mesmo se for feito por um privado. Íntegra para associados.
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