Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/09/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Correio Braziliense: Avança a concessão do maior terminal marítimo do Brasil à iniciativa privada

Previsto anteriormente para julho, o projeto de concessão do Porto de Santos à iniciativa privada deverá ser finalmente encaminhado para avaliação do TCU, após ter sido aprovado pela Antaq. O leilão deverá movimentar R$ 18,5 bilhões entre investimentos e recursos para melhorar a operação. Antes de chegar ao TCU para análise dos aspectos financeiros, o documento deverá ser referendado pela Secretaria Especial do PPI. Ainda no primeiro semestre, o ministro Marcelo Sampaio, disse que a expectativa era de que TCU aprovasse a minuta do edital num prazo de 60 a 70 dias, o que permitiria que o leilão ocorresse até o final do ano. O prazo, entretanto, ficou bem mais apertado, considerando, inclusive, que o resultado das eleições presidenciais pode alterar o andamento do projeto. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Portos ainda são gargalo para entrada e saída de mercadorias

A privatização do setor portuário, iniciada em março com o leilão da Codesa, é vista por operadores logísticos como uma grande oportunidade para o país resolver um dos principais gargalos físicos do comércio exterior brasileiro: o acesso marítimo aos portos. A maioria dos portos públicos brasileiros não possui berço de atracação capaz de receber navios com calados de 16 metros. Essa é a profundidade abaixo da linha d’água que atingem os navios com capacidade para 12 mil TEU. Por volta de 70% da navegação internacional ocorre em navios que operam com 12 mil TEU ou mais. Os navios de última geração chegam a 24 mil TEU. Outro problema dos portos brasileiros é a falta de infraestrutura de acesso terrestre. São poucos portos atendidos por ferrovias e nos que são atendidos, a capacidade ferroviária é baixa. Íntegra para associados.

Valor Econômico: DP World estuda rotas de expansão no Brasil

A rota de crescimento ainda está em análise, mas já há alguns caminhos sendo estudados, segundo o presidente da companhia no Brasil, Fabio Siccherino. Uma possibilidade em avaliação é expandir o terminal de contêineres em Santos. A ideia seria aumentar a capacidade, hoje de 1,2 milhões de TEU para 1,6 milhões de TEU – e, eventualmente, em uma etapa seguinte, para até 2 milhões de TEU. Caso o sinal verde seja dado para a ampliação, as obras levariam 18 meses. Um segundo caminho de crescimento no radar é tirar do papel um terminal de grãos em Santos. Uma terceira rota de desenvolvimento, que já está em curso, é a logística de porta a porta, estratégia global da DP World, que vê o negócio como principal motor de crescimento no futuro. Íntegra para associados.

Folha: Empresários veem melhora no agronegócio e no combate à corrupção nos últimos anos, diz CNI

A poucos meses do fim do atual ciclo presidencial, os empresários brasileiros consideram que a saúde e a educação são as áreas que mais pioraram nos últimos quatro anos, enquanto o agronegócio, infraestrutura, economia e combate à corrupção são as que tiveram maior progresso no período. É o que aponta o levantamento “Agenda de Prioridades” da CNI feito em agosto deste ano com 1.001 executivos de indústria. A sondagem, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, não propõe especificamente uma avaliação do governo de Jair Bolsonaro, embora o recorte temporal coincida com o primeiro mandato do presidente. Íntegra para associados.

Isto É On-line (Estadão Conteúdo): Tufão faz terminais chineses de carga em Xangai e Ningbo suspenderem operações

Terminais de contêineres nas cidades chinesas de Xangai e Ningbo – que possuem dois dos maiores portos do mundo – suspenderam operações ontem (14), por conta do tufão Muifa, que atravessa a costa da China. O Centro Meteorológico Nacional da China emitiu um alerta vermelho para a província de Zhejiang dizendo que o Muifa será ‘muito mais poderoso’. Os negócios devem voltar nesta quinta-feira. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8): Estudo revela novo cenário na navegação de cabotagem

O transporte de cargas conteinerizadas na navegação de cabotagem praticamente triplicou em comparação ao crescimento de outros tipos de carga (geral, granéis líquidos e sólidos), no Brasil, entre 2010 e 2020. Contudo, a liderança no setor segue absoluta com os granéis líquidos, com 77,1% desse mercado e seguida por granéis sólidos (11,8%), contêineres (8,1%) e carga geral (3%). Os dados foram representados no webinar “A Utilização de Embarcações de Bandeira Brasileira na Cabotagem”, realizada pela Antaq na última terça-feira e que revelou o panorama atual das cargas conduzidas na cabotagem brasileira e a participação das embarcações nacionais de acordo com os produtos transportados. Íntegra para associados.

Santa Portal: V Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário da ABDM começa nesta quinta-feira

O V Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário da ABDM, realizado pela ABDM em parceria com a Unisanta e o Sistema Santa Cecília de Comunicação, começa nesta quinta-feira (15) com uma programação extensa de painéis. As inscrições para o evento presencial já foram preenchidas, mas os interessados podem garantir o ingresso on-line por meio do link. Às 15h10, o Painel “Cadeias Verticalizadas – Análise Regulatória e Concorrencial”, contará com o diretor da ABTRA Angelino Caputo, ao lado de Flávia Takafashi, diretora da Antaq, Flávio da Rocha Costa, diretor da Eldorado Brasil Celulose, e André de Seixas, diretor-presidente da Logística Brasil, além do advogado Pedro Calmon Neto, da ABDM, e de Diego de Paula, gerente jurídico do Portonave. Íntegra para associados.

Santa Portal: Fenop realiza a 1ª Semana Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho Portuário

A Fenop promove nos dias 26 a 30 de setembro a 1ª Semana Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho Portuário – com um cronograma intenso de conhecimentos, envolvendo vários Ogmos. Com apoio institucional do Sopesp e do Sindop, serão promovidas diversas palestras presenciais, com transmissão ao vivo pela internet, com temas variados, que ajudarão trabalhadores portuários e interessados no assunto. Programação: https://fenop.org.br/wp-content/uploads/2022/09/PROGRAMACAO-2-2.pdf. Íntegra para associados.

Frota & Cia e Portos e Navios: Safra de milho movimenta os fretes marinhos no Paraná

A exportação dos produtos agrícolas, com destaque para a segunda safra de milho, está movimentando o mercado de frete marítimo nos portos do Paraná. No Porto de Paranaguá o maior crescimento será nas exportações de milho, que entre os meses de julho e setembro, deverá alcançar 2,071 milhões de toneladas, um volume 3.256% maior que as 61,7 mil toneladas do terceiro trimestre de 2021. Neste 3º trimestre deste ano, o porto prevê embarques de 7,233 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja, milho e açúcar a granel. O volume é 24% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Íntegra para associados: Frota & Cia e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Comex do Brasil e Portos e Navios: Santos Brasil obtém autorização para operar terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

A Santos Brasil acaba de conquistar a autorização da ANP para operar o TGL 3, seu primeiro terminal de granéis líquidos, no Porto do Itaqui. O porto é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques, o terminal tem conexões com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário e é um dos três terminais arrematados pela companhia em abril do ano passado — dois brownfields e um greenfield, com início de operação previsto até 2026. Combinadas, as outorgas somaram R$ 157,3 milhões. Íntegra para associados: Comex do Brasil e Portos e Navios.

Portos e Navios: MP que amplia vagas na diretoria da Antaq segue em regime de urgência

Tramita na Câmara dos Deputados uma medida provisória que amplia, de três para cinco, o número de vagas na diretoria da Antaq. A proposta, apresentada em junho pelo governo federal, prevê uma nova composição com um diretor-geral e outros quatro diretores. A MP 1.120/2022 está em regime de urgência desde agosto e, após prorrogação por 60 dias pela mesa diretora, tem prazo de deliberação expirando no próximo dia 17 de outubro. O texto da MP salienta que, atualmente, a autarquia é a agência reguladora com menor número de diretores. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Temporada de cruzeiros 2021/2022 foi 33,2% menor do que a de 2019/2020

No Brasil, a temporada 2021/2022 de cruzeiros marítimos (de outubro de 2021 a abril de 2022) foi responsável por um impacto de R$ 1,496 bilhão na economia do país. Esse número, que engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes, foi 33,2% menor em comparação ao período de 2019/2020). O setor gerou R$ 213 milhões em tributos. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: SSE: Decisão judicial suspende cobrança

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu uma liminar obtida pelo BTP permitindo cobrança da taxa chamada de SSE ou THC2, em apelação promovida pela Marimex, operadora retroportuária. O processo é o 023375-03.2018.4.01.3400. A turma se dividiu e a decisão foi tomada por 3 a 2. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco